Por que deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo?

Você sabe quais são os principais motivos para deixar o feijão de molho? E quais métodos você pode usar? Vem que a gente te conta tudo!

Você sabia que deixar o feijão de molho traz vários benefícios além de reduzir o tempo de cozimento? Esse simples hábito ajuda a eliminar substâncias que podem causar desconforto digestivo. Além disso, o molho permite que o feijão cozinhe mais rápido, economizando energia e tempo na cozinha.

Existem métodos práticos, como o molho em um período mais longo, de oito a doze horas, ou o rápido, que leva cerca de uma hora com água quente. A escolha depende do seu tempo disponível, mas ambos são eficazes para você aplicar na sua rotina.

E aí, vamos saber mais sobre esses benefícios? Boa leitura!

Por que deixar o feijão de molho antes de cozinhá-lo?

1- Diminui o tempo de cozimento

O feijão é um daqueles alimentos que exigem um pouco mais de paciência na cozinha, né? Todo mundo sabe que ele pode demorar um bom tempo para ficar no ponto certo, mas há um truque simples que facilita muito: deixá-lo de molho.

Esse passo bem simples não só ajuda a amolecer os grãos, mas também reduz significativamente o tempo de cozimento. Sem contar que às vezes estamos na correria e sem muito tempo disponível. Logo, antecipar um pouco esse processo pode ajudar a otimizar o seu tempo no dia a dia.

2- Remove impurezas

Outro benefício de deixar o feijão de molho é a capacidade de remover impurezas presentes nos grãos. Durante o cultivo e armazenamento, o feijão pode acumular sujeiras, pesticidas e resíduos indesejados e que não fazem nada bem para a saúde. Concorda? O molho facilita a eliminação dessas substâncias, deixando-o mais limpo e seguro para o consumo.

3- Ajuda a liberar os nutrientes de maneira adequada

Deixar o feijão de molho antes de cozinhar não é apenas uma simples dica para facilitar o seu dia a dia, mas uma prática que pode fazer toda a diferença na absorção dos nutrientes. Durante o processo, os fitatos, que são compostos presentes nos grãos e podem atrapalhar a absorção de minerais como ferro, cálcio e zinco, são reduzidos.

Então, isso significa que o corpo consegue aproveitar melhor esses nutrientes essenciais, o que pode contribuir para uma dieta mais equilibrada.

De acordo com o nutricionista Gabriel Brunelli:

Quando esse grão chega no intestino grosso, onde encontram as bactérias colonizadoras naturais do organismo, os oligossacarídeos acabam sofrendo fermentação, gerando a produção de gás carbônico, hidrogênio e metano. Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho.

4- Diminuição dos antinutrientes

Tudo bem, você deve estar se perguntando: “o que são esses antinutrientes presentes no feijão?”. Eis a resposa: antinutrientes do feijão, como o ácido fítico e os taninos, são compostos naturais que podem interferir na absorção de minerais importantes, como ferro, zinco e cálcio, pelo organismo.

Diante disso, eles se ligam a esses minerais, formando complexos que o corpo humano tem dificuldade em digerir. Por isso, reduzir a quantidade desses antinutrientes pode ser uma boa ideia para melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes presentes nesse alimento.

3 métodos de deixar o feijão de molho

1- Fermentação

O método de fermentação do feijão envolve deixá-lo de molho em uma solução ácida, como suco de limão ou vinagre, que ajuda a quebrar os antinutrientes presentes no grão, facilitando a digestão e aumentando a absorção de nutrientes.

Portanto, para cada quilo de feijão, o recomendado é adicionar cerca de 10 xícaras de água, garantindo que os grãos fiquem completamente submersos. Após adicionar o limão ou o vinagre, você precisa deixar o feijão de molho por cerca de 24 horas.

2- Método tradicional

Para quem busca o método tradicional de deixar o feijão de molho, o processo é muito simples: a cada quilo de feijão, adicione 10 xícaras de água fria. O ideal é deixar o feijão nessa água por, no mínimo, 8 horas, preferencialmente durante a noite. Importante realizar a troca da água também, ao menos 1 vez durante o processo.

Por fim, vale relembrar que esse procedimento, assim como os outros métodos que a gente está citando aqui, não só ajuda a reduzir o tempo de cozimento, mas também diminui os antinutrientes presentes no feijão, como os fitatos, que podem dificultar a absorção de minerais.

3- Método rápido

Por último, mas não menos importante, para acelerar o processo de preparo do feijão, o método rápido costuma ser uma ótima alternativa. Para cada quilo de feijão, basta adicionar 10 xícaras de água quente e levar ao fogo até ferver por cerca de 3 minutos.

Em seguida, tampe o recipiente e deixe o feijão descansar por pelo menos 4 horas. Perfeito para quem precisa otimizar o tempo, né?

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Arroz com feijão – Benefícios da mistura mais popular do Brasil

Outras postagens