Listas

10 fatos sobre os carboidratos que você precisa saber!

Os carboidratos têm uma má reputação, mas pouca gente sabe por que eles são considerados o vilão da nossa dieta.

Carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, são os açúcares, amidos e fibras encontrados em uma ampla variedade de alimentos, como frutas, grãos, vegetais e laticínios. Eles são chamados de carboidratos, pois no nível químico contêm carbono, hidrogênio e oxigênio.

Os carboidratos são um dos grupos alimentares básicos e são importantes para uma vida saudável. Em suma, são macronutrientes, o que significa que são uma das três principais formas de substâncias que o corpo humano utiliza para obter energia, ou calorias.

Todos os macronutrientes devem ser obtidos da dieta, pois o corpo não consegue produzi-los por conta própria. Assim, os carboidratos fornecem ao corpo glicose, que é convertida em energia, que por sua vez é usada para manter as funções corporais e a atividade física.

Veja algumas curiosidades sobre eles abaixo.

Continua após a publicidade

10 fatos importantes sobre os carboidratos

1. Frutas e vegetais possuem carboidratos

Frutas e vegetais são carboidratos simples, pois são compostos de açúcares básicos, mas são diferentes de biscoitos, bolos ou bebidas carbonatadas, pois sua fibra altera a maneira como o corpo processa os açúcares e retarda a digestão.

Desse modo, eles se assemelham a carboidratos complexos e devem ser consumidos em abundância.

2. Existem carboidratos bons e ruins

Carboidratos complexos ou carboidratos bons, como grãos integrais e leguminosas, contêm longas cadeias de moléculas de açúcar e geralmente levam mais tempo para o corpo se decompor e usar. Isso, por sua vez, fornece ao corpo uma quantidade mais igual de energia.

Por outro lado, os carboidratos simples são compostos de açúcares básicos de fácil digestão, com pouco valor para o organismo. Quanto maior em açúcar e menor em fibra, pior o carboidrato.

Continua após a publicidade

3. Possuem uma função essencial ao organismo

Outro fato sobre os carboidratos é que eles fornecem combustível para o sistema nervoso central e energia para os músculos. Além disso, eles impedem que o corpo use a proteína como fonte de energia e permitem o metabolismo da gordura.

4. A glicose é um tipo de carboidrato

Grosso modo, a energia contida em açúcares simples e amidos é a glicose. Seu sistema digestivo absorve a glicose e o sangue a transporta para as células do seu corpo, a fim de transformá-la em energia.

5. Quantidade certa na alimentação

A quantidade de carboidratos que você deve consumir vai depender diretamente da atividade física que você faz, pois quando seu corpo precisa se exercitar, a fonte utilizada para se movimentar são os carboidratos.

Portanto, se você leva uma vida sedentária, deve reduzir a ingestão de carboidratos.

Continua após a publicidade

6. A fibra é um tipo de carboidrato bom

A fibra é uma parte importante de uma dieta saudável: promove a saciedade, apoia a boa saúde intestinal, reduz o risco de constipação e algumas formas de fibra demonstraram diminuir os níveis de colesterol, o que é bom para o coração.

7. Inimigos ou amigos da balança?

Evidências mostram que comer muitas frutas, vegetais e grãos integrais pode ajudar a controlar o peso. Seu maior teor de fibras ajuda você a se sentir satisfeito com menos calorias.

Ao contrário das alegações sobre dietas com pouco carboidrato, poucos estudos mostram que uma dieta rica em carboidratos saudáveis ​​leva ao ganho de peso ou à obesidade.

8. Dieta pobre em carboidratos pode causar problemas de saúde

Quando não consumimos carboidratos suficientes, os níveis de glicose são baixos, o que pode causar dores de cabeça a curto prazo, irritabilidade, náuseas, desidratação, etc.

Continua após a publicidade

9. ¼  do seu prato deve ter um carboidrato complexo

Uma porção de carboidrato, aproximadamente do tamanho do seu punho, deve fazer parte da sua refeição, por exemplo batata-doce, arroz integral, macarrão integral, quinoa ou uma fatia de pão integral.

10. É possível viver sem carboidratos?

Por fim, seria muito difícil cortar totalmente os carboidratos. Na verdade, podemos viver mais saudáveis ​​sem alguns tipos de carboidratos refinados, mas cortar fontes saudáveis ​​destes, como frutas e grãos integrais, aumenta o risco de ficar deficiente em certos nutrientes e vitaminas.

Bibliografia

MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 33-39.
NELSON David y COX Michael. Lehninger Principios de Bioquímica. 7º. São Paulo, Brasil: Artmed, 2019. 241-272.

Fontes: Feito de Iridium, Prodiet, CardioSport, Mega curioso

Continua após a publicidade

Leia também:

Dieta antifúngica: combata a candidíase e a síndrome fúngica

Dieta para diabetes, o que pode ou não comer

20 alimentos desintoxicantes para fazer uma dieta detox

Continua após a publicidade

Ganhar massa muscular – Truques, dietas e resultados

Dieta do ovo: como fazer e cardápio completo

Próxima página »

Escolhidas para você