Listas

12 alimentos que aumentam sua fome

Fuja dos vilões na hora de se alimentar! Confira essa lista com os principais alimentos que podem aumentar sua fome, logo depois de comê-los.

Quando você está com fome, o mais lógico é comer alguma coisa, certo? Mas, e se os alimentos que você está comendo aumentam ainda mais sua fome?

Este é um enigma mais comum do que você imagina. Por exemplo, alimentos com alto índice glicêmico são digeridos rapidamente e podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue, deixando você com fome e potencialmente comendo mais do que o planejado.

Veja nesta lista 12 alimentos que podem fazer você se sentir com fome, mesmo quando seu estômago está cheio.

12 alimentos que aumentam sua fome

1. Fast foods

Esses alimentos altamente processados ​​estão cheios de conservantes, gorduras trans, xarope de milho rico em frutose e sal. Em particular, os altos níveis de conservantes e gorduras trans interrompem a capacidade do estômago de se comunicar com nosso cérebro.

Continua após a publicidade

Com efeito, hormônios e neurotransmissores relacionados à saciedade no cérebro não são produzidos e, portanto, o cérebro perde a capacidade de reconhecer que comemos, aumentando a nossa fome.

2. Refrigerantes

Você já notou que pegar um refrigerante quando está com sede pode fazer você sentir fome logo depois? Isso ocorre porque o refrigerante cheio de açúcar aumenta a glicose no sangue; resultando na liberação simultânea de insulina e na queda do açúcar no sangue para manter os níveis sob controle.

Continua após a publicidade

E o mesmo vale para o refrigerante diet, mas por razões diferentes. Há evidências de que o sabor doce, mesmo sem o açúcar real do refrigerante diet, desencadeará uma liberação de insulina, resultando na queda do açúcar no sangue.

Assim, seu corpo sentirá fome e ‘desejará’ mais comida para fornecer nutrição e equilibrar o açúcar no sangue de volta. Portanto, a melhor escolha quando você está com sede é sempre água.

Continua após a publicidade

3. Pães

O pão pode fazer você se sentir super cheio logo depois de comê-lo. O mesmo vale para donuts, croissants, etc. E, no entanto, nem sempre são uma boa ideia se o seu objetivo é se sentir com energia por algumas horas.

Assim como os refrigerantes, esses alimentos causam um pico de açúcar no sangue. Como resultado, seu corpo libera insulina suficiente para cobrir esse aumento, e isso pode deixá-lo com fome, mesmo que você tenha acabado de comer.

4. Salgadinhos e pretzels

Em suma, salgadinhos e pretzels são feitos puramente de farinha branca processada e refinada – e mesmo as versões integrais não são muito melhores.

Este lanche rico em carboidratos e sem proteínas vai encher sua corrente sanguínea com uma dose de glicose e deixará você com fome logo depois de comê-los.

Continua após a publicidade

5. Cereais

O cereal pode ser uma escolha popular para o café da manhã, mas nem sempre é a melhor escolha. Os cereais são tipicamente grãos refinados que são digeridos e absorvidos rapidamente. Com efeito, isso pode levar aos picos de açúcar no sangue mencionados acima e à fome logo depois.

Para se sentir nutrido por mais tempo, tome proteína pela manhã, como ovo e queijo cottage com frutas.

6. Suco de frutas

Esta bebida é uma fonte concentrada de açúcar. Embora possa conter uma variedade de vitaminas e minerais, grande parte da fibra é retirada no processamento.

Dessa forma, não há gordura ou proteína para ajudar a retardar a absorção do açúcar no sangue. Por causa disso, o suco pode causar um rápido aumento de açúcar no sangue e uma queda rápida. Esse declínio no açúcar no sangue nos deixa com fome novamente.

Continua após a publicidade

7. Iogurte

Dependendo do tipo e da marca, o iogurte pode ser rico em açúcar. Além disso, devido à sua consistência, o iogurte não requer mastigação. Desse modo, a escolha de iogurte natural sem açúcar com adição de frutas, como pêssegos ou morangos, fornecerá a doçura necessária, com os benefícios adicionais de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Além disso, coberturas como granola com baixo teor de açúcar ou nozes também podem fornecer alguma fibra adicional, além de aumentar o fator de saciedade.

8. Álcool

O álcool pode deixar uma pessoa com mais fome, pois ele pode diminuir os níveis de leptina que é responsável por ajudar a nos manter cheios.

Por outro lado, o álcool também pode diminuir nossos estoques de glicogênio, então muitas vezes ansiamos por carboidratos para substituir o que é perdido.

Continua após a publicidade

Além disso, o álcool também diminui nossas inibições, o que pode fazer com que as pessoas escolham alimentos mais gordurosos e menos saudáveis.

9. Massa branca

A massa branca vem de farinha enriquecida, que é desprovida de muitas vitaminas, minerais e fibras. Essa falta de fibra pode levar a uma sensação de satisfação ou plenitude diminuída.

Aliás, a massa branca é uma fonte concentrada de carboidratos, que pode elevar o açúcar no sangue, seguido por uma queda não muito tempo depois. Adicione qualquer molho vermelho em cima disso e você terá ainda mais açúcar.

10. Batatas fritas

Por causa da quantidade de sódio encontrada em batatas fritas, esses lanches podem levar à desidratação . Muitas vezes, as pessoas podem pensar que estão com fome quando, na verdade, estão realmente com sede.

Continua após a publicidade

Além disso, esses tipos de lanches contêm principalmente calorias vazias; ou seja, eles não são apenas pobres em vitaminas e minerais, mas geralmente contêm muito pouca proteína e fibra, o que ajuda a nos manter satisfeitos quando comemos.

11. Alimentos com glutamato monossódico

O glutamato monossódico, também conhecido como MSG, é um intensificador de sabor encontrado em alimentos chineses, carnes processadas, sopas, etc.

Algumas pesquisas mostraram que o MSG pode causar um aumento no apetite. Portanto, esteja atento ao fazer compras e observe os ingredientes para ajudar a reduzir esse aditivo.

12. Doces como rosquinhas, bolos e tortas

Mesmo sobremesas com aparência mais saudável tendem a ser carregadas de açúcar. Alimentos de sobremesa se decompõem rapidamente em nosso corpo como glicose, o que faz com que o corpo libere mais insulina.

Continua após a publicidade

Quando há muita insulina, ela pode entrar nas células, o que pode levar a um baixo nível de açúcar no sangue. Esse baixo nível de açúcar no sangue pode nos deixar com fome pouco depois de comer a sobremesa.

Então, gostou de saber quais alimentos aumentam a fome? Pois, confira outros conteúdos que podem interessar:

Alimentos para o cérebro: os principais nutrientes para a saúde do órgão
30 alimentos ricos em açúcar que você provavelmente nem imagina
12 piores alimentos para diabéticos e que podem aumentar a glicose
20 alimentos desintoxicantes para fazer uma dieta detox
Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Alimentos que fortalecem os dentes: quais são os melhores?

Fontes: Revista Marie Claire, Boa forma, Tua Saúde

Continua após a publicidade

Bibliografia

CARVALHO, G, Flávia et al. Métodos de avaliação de necessidades nutricionais e consumo de energia em humanos. Revista Simbio-Logias. Vol.4. 7.ed; 99-120, 2012
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Human energy requirements Report of a Joint FAO/WHO/UNU Expert Consultation – Food and nutrition Technical Report Series 1. 2001. Disponível em: <http://www.fao.org/3/y5686e/y5686e00.htm#Contents>.
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Calorias sob medida . 2006. Disponível em: <http://www.leb.esalq.usp.br/leb/aulas/ler0140/Calorias_sob_medida.pdf>.

Próxima página »

Escolhidas para você