Curiosidades

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Lei da gravidade, frugivorismo, Adão e Eva e assim por diante. Entenda por que a maçã mordida acabou se tornando a logo da Apple!

Mesmo que você nunca tenha comprado um Apple, é quase impossível não conhecer a logo da Apple. A maçã mordida, aliás, é um dos símbolos mais desejados no Brasil e no mundo. E não só no que diz respeito a celular, já que a empresa faz sucesso com todos seus aparelhos tecnológicos.

Mas, você já parou para refletir porque a empresa de Steve Jobs, tem esse símbolo como logomarca? O que será que quer dizer aquela maçã faltando um pedaço?

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Existem pelo menos duas explicações bem populares para a logo da empresa ser como é. Mas, primeiro, vamos falar um pouquinho da história da marca.

Continua após a publicidade

Para quem não sabe, a Apple nasceu em 1976. Seus fundadores foram Steve Jobs, Steve Worníak e Roland Wayne. Nessa época, a primeira logomarca criada era bastante complexa. Basicamente, ela contava com um homem embaixo de uma árvore, com uma maçã na mão.

Continua após a publicidade

Foi só com o tempo que os criadores da empresa resolveram simplificar a logo da Apple. Foi então que eles partiram de vez para a famosa maçã. A versão mais simples, aliás, foi desenhada por Rob Janoff.

Por que a logo da Apple é uma maçã?

Agora, sobre a escolha da fruta como símbolo da marca, há quem diga que faça alusão à história de Isaac Newton. Ou, melhor, à cena da descoberta da lei da gravidade, por parte do cientista.

Continua após a publicidade

Sobre o nome da empresa, o documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo”, explica que o “cérebro” da Apple era frugívoro, ou seja, ele se alimentava apenas de frutas. E, durante uma reunião do grupo, quando a empresa estava sendo criada, os fundadores estavam em um sítio com macieiras e comiam grandes quantidades de maçãs, daí teria saído a inspiração.

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Mas, ainda sobre a nomenclatura, existe uma outra explicação possível. Há quem diga que Apple tenha sido inspirada na paixão de Steve Jobs pela banda britânica de rock The Beatles. Teria sido a partir da gravadora do grupo, a Apple Records, que o nome da empresa teria surgido.

Por quê uma maçã mordida?

E, se a escolha de uma maçã como a logo da Apple já é estranha, por que será que eles escolheram uma maçã mordida? Basicamente, existem três explicações possíveis para essa pergunta.

Continua após a publicidade

A primeira delas diz que a maçã mordida refere-se ao conhecimento, algo como o “fruto do conhecimento”, de Adão e Eva, sabe? A segunda hipótese refere-se à ambiguidade do slogan da marca, que dizia “Byte into an Apple” (algo como um “byte dentro de uma maçã” ou ainda “morda uma maçã).

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

A terceira explicação aceita para a escolha da maçã mordida como logo da Apple, portanto, é a confusão visual que as pessoas faziam ao ver a fruta. Isso porque, para os criadores era uma maçã, mas muita gente confundia o desenho com um tomate.

Logo, com a mordida, eles teriam descoberto uma forma simples de fazer todo mundo entender que se tratava de uma maçã.

Continua após a publicidade

Legal, não? Você imaginava que pudesse existir tanta coisa escondida por traz dessa famosa maçã mordida? Conhece outra explicação possível para a escolha desse símbolo como marca da Apple? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando na empresa de Steve Jobs, você deveria conferir ainda: Como saber se a Apple deixou seu iPhone mais lento.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você