Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Lei da gravidade, frugivorismo, Adão e Eva e assim por diante. Entenda por que a maçã mordida acabou se tornando a logo da Apple!

Mesmo que você nunca tenha comprado um Apple, é quase impossível não conhecer a logo da Apple. A maçã mordida, aliás, é um dos símbolos mais desejados no Brasil e no mundo. E não só no que diz respeito a celular, já que a empresa faz sucesso com todos seus aparelhos tecnológicos.

Mas, você já parou para refletir porque a empresa de Steve Jobs, tem esse símbolo como logomarca? O que será que quer dizer aquela maçã faltando um pedaço?

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Existem pelo menos duas explicações bem populares para a logo da empresa ser como é. Mas, primeiro, vamos falar um pouquinho da história da marca.

Para quem não sabe, a Apple nasceu em 1976. Seus fundadores foram Steve Jobs, Steve Worníak e Roland Wayne. Nessa época, a primeira logomarca criada era bastante complexa. Basicamente, ela contava com um homem embaixo de uma árvore, com uma maçã na mão.

Foi só com o tempo que os criadores da empresa resolveram simplificar a logo da Apple. Foi então que eles partiram de vez para a famosa maçã. A versão mais simples, aliás, foi desenhada por Rob Janoff.

Por que a logo da Apple é uma maçã?

Agora, sobre a escolha da fruta como símbolo da marca, há quem diga que faça alusão à história de Isaac Newton. Ou, melhor, à cena da descoberta da lei da gravidade, por parte do cientista.

Sobre o nome da empresa, o documentário “Steve Jobs: Como ele mudou o mundo”, explica que o “cérebro” da Apple era frugívoro, ou seja, ele se alimentava apenas de frutas. E, durante uma reunião do grupo, quando a empresa estava sendo criada, os fundadores estavam em um sítio com macieiras e comiam grandes quantidades de maçãs, daí teria saído a inspiração.

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

Mas, ainda sobre a nomenclatura, existe uma outra explicação possível. Há quem diga que Apple tenha sido inspirada na paixão de Steve Jobs pela banda britânica de rock The Beatles. Teria sido a partir da gravadora do grupo, a Apple Records, que o nome da empresa teria surgido.

Por quê uma maçã mordida?

E, se a escolha de uma maçã como a logo da Apple já é estranha, por que será que eles escolheram uma maçã mordida? Basicamente, existem três explicações possíveis para essa pergunta.

A primeira delas diz que a maçã mordida refere-se ao conhecimento, algo como o “fruto do conhecimento”, de Adão e Eva, sabe? A segunda hipótese refere-se à ambiguidade do slogan da marca, que dizia “Byte into an Apple” (algo como um “byte dentro de uma maçã” ou ainda “morda uma maçã).

Logo da Apple: conheça sua história, conceito da marca e sua evolução

A terceira explicação aceita para a escolha da maçã mordida como logo da Apple, portanto, é a confusão visual que as pessoas faziam ao ver a fruta. Isso porque, para os criadores era uma maçã, mas muita gente confundia o desenho com um tomate.

Logo, com a mordida, eles teriam descoberto uma forma simples de fazer todo mundo entender que se tratava de uma maçã.

Legal, não? Você imaginava que pudesse existir tanta coisa escondida por traz dessa famosa maçã mordida? Conhece outra explicação possível para a escolha desse símbolo como marca da Apple? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando na empresa de Steve Jobs, você deveria conferir ainda: Como saber se a Apple deixou seu iPhone mais lento.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Outras postagens