Por que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro e por que é feriado?

Quando você era criança, provavelmente, esperava ansiosamente pelo dia 12 de outubro para não ter que ir para a escola e para ganhar alguns presentinhos pelo Dia das Crianças, não é mesmo? Depois de adulto, claro, essa data deve ter perdido um pouco da “magia”, mas ainda é bom curtir um feriado, não é mesmo?

Mas, afinal de contas, você sabe por que comemoramos o Dia das Crianças no dia 12 de outubro? E por que é feriado nesse dia? Se você também nunca parou para pensar nisso, vai descobrir que essa data tem um valor histórico interessante.

Dia das Crianças no Brasil

Segundo os registros, o Dia das Crianças surgiu em 1924, depois de um projeto de lei do deputado federal Galdino Valle Filho ser aprovado. O Decreto de Lei nº 4867, aliás, foi aprovado no dia 5 de novembro desse mesmo ano e oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.

Isso aconteceu depois que a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923. Motivado pelo acontecimento, no ano seguinte o deputado elaborou o tal projeto.

Mas, a tal data comemorativa não ficou popular tão rápido. Somente em 1955, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma programação com a Johnson & Johnson, criando a Semana do Bebê Robusto é que os comerciantes começaram a prestar atenção no Dia das Crianças.

Assim como no caso da Estrela, as outras empresas voltadas ao mundo infantil viram no 12 de outubro uma grande oportunidade de aumentar suas vendas e assim foi criada a Semana da Criança. O sucesso de vendas, juntamente com campanhas massivas de Marketing, acabaram “ressuscitando” o Dia das Crianças, que passou então a integrar o calendário de datas comemorativas do país.

Dia das Crianças pelo mundo

Apesar do Dia das Crianças brasileiro ser comemorado no dia 12 de outubro, outros países pelo mundo não celebram a data no mesmo dia.

Pela Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, que aconteceu nessa mesma data em 1959.

Apesar disso, cada país tem sua própria data para a celebração. Em Portugal, por exemplo, o Dia das Crianças é comemorado no dia 1º de junho.

E por que é feriado?

Sobre o feriado no dia 12 de outubro, para surpresa de muita gente, não tem nada a ver com o Dia das Crianças. A pausa nos trabalhos e nos estudos, na verdade, acontece porque nesse dia é comemorado também o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, considerada pela Igreja Católica como a padroeira do país.

Embora o Brasil seja um Estado laico, ou seja, imparcial em relação às questões religiosas; o dia 12 de outubro entrou para o calendário da datas comemorativas em 1980, mais exatamente no dia 30 de junho, quando o Decreto de lei nº 6.802 foi instituído.

E então, você sabia disso tudo?

Agora, se quiser entender um pouco mais sobre as datas comemorativas brasileiras, não deixe de conferir ainda: Por que a Independência do Brasil é comemorada no dia 7 de setembro?

Fontes: Calendarr, Brasil Escola,