Curiosidades

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus

Maria de Nazaré é uma das maiores figuras bíblicas. Confira quais são as mais famosas representações da santa pelo mundo.

É difícil saber quantas representações de Nossa Senhora existem, mas acredita-se que sejam mais 1000 delas. Mesmo com essa grande quantidade de aparições, é importante ressaltar que, de acordo com a Bíblia Sagrada, há apenas uma Nossa Senhora, que é a Maria de Nazaré, mãe de Jesus.

A grande quantidade de nomes e representações é resultado de 4 principais critérios, sendo eles:

  1. Fatos históricos que marcaram a vida da santa;
  2. Virtudes dela;
  3. Privilégios decorrentes de sua missão e de seu bom coração;
  4. Lugares em que apareceu ou em que interveio.

Algumas das denominações mais conhecidas de Maria são Nossa Senhora de perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe, entre muitas outras.

Quantas Nossas Senhoras existem?

1 – Nossa Senhora de Aparecida

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Foto: Pixabay

A padroeira do Brasil, a Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a mais popular no país. Segundo sua história, no dia 12 de outubro de 1717, pescadores assolados pela falta de peixes no rio Paraíba, localizado no interior de São Paulo, pescaram a imagem da Virgem Maria. Quer dizer, parte dela.

Continua após a publicidade

De acordo com o relato, a imagem da santa estava sem a cabeça, porém encontraram a mesma alguns metros adiante. Contudo, assim que depararam-se com o fragmento restante, os pescadores foram surpreendidos por uma Nossa Senhora negra. Em seguida, após o acontecimento, a pesca tornou-se abundante no local.

Embora a devoção à Nossa Senhora de Aparecida tenha tido início na pequena região, logo espalhou-se para todo o país, e a santa passou a ser a padroeira da nação.

2 – Nossa Senhora de Fátima

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Foto: Pexels

Essa é uma das histórias mais interessantes envolvendo a santa. Segundo o relato passado de geração em geração, a Virgem Maria apareceu para três crianças que cuidavam de um rebanho na região de Fátima, em Portugal – por isso o nome.

A suposta aparição aconteceu pela primeira vez em 13 de maio de 1917 e voltou a repetir-se em 13 de outubro daquele mesmo ano. De acordo com as crianças, a divindade pediu para que elas rezassem bastante e aprendessem a ler.

Continua após a publicidade

A história atraiu tanto a atenção do público geral que no, dia 13 de outubro, 50 mil pessoas tentaram enxergá-la na aparição. Mais tarde, o dia 13 de maio ficou consagrado a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

3 – Virgem de Guadalupe

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Foto: Pexels

A história dessa santa conta que a Virgem de Guadalupe apareceu ao indígena Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, no México, em 9 de dezembro de 1531. Ainda no encontro com Juan, a santa deixou sua própria imagem em um tecido feito de fibras de cacto.

Curiosamente, esse tipo de tecido costuma se deteriorar em até 20 anos. Contudo, no caso da Nossa Senhora de Guadalupe, o material está intacto até hoje. Além disso, a divindade fez florescer um campo árido.

Ao passo que seu número de devotos aumentou, ela tornou-se padroeira do México e a Imperatriz da América, já que é o primeiro relato de uma aparição da Virgem Maria em nosso continente.

Continua após a publicidade

4 – Nossa Senhora de Copacabana

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Tenda do Senhor

Também conhecida como padroeira da Bolívia, essa representação de Nossa Senhora começou sua história há muito tempo, com um descendente dos reis incas.

Segundo o relato, em 1538, Francisco Tito Yupanqui, depois da catequização, queria criar uma imagem da Virgem Maria para ser reverenciada na região de Copacabana, às margens do lago Titicaca. No entanto, sua primeira tentativa de escultura teria ficado muito feia.

Contudo, Yupanqui não desistiu, estudou técnicas de artesanato e reproduziu uma imagem de Nossa Senhora da Candelária. Como resultado disso, a mesma acabou sendo adotada pela cidade de Yupanqui com seu próprio nome.

5 – Nossa Senhora de Lourdes

Fonte: Terra

Assim como na caso da Nossa Senhora de Fátima, aqui, a história sugere que, no dia 11 de fevereiro de 1858, a Virgem Maria apareceu para uma menina em uma gruta, na cidade de Lourdes, na França.

Continua após a publicidade

A garotinha chamava-se Bernadette Soubirous e sofria muito com um quadro de asma. Todavia, Nossa Senhora aparentemente pediu para Bernadette cavar um buraco perto da gruta. Ali surgiu uma nascente de água considerada milagrosa e curandeira.

Posteriormente, Bernadette foi canonizada pela Igreja Católica e tornou-se santa também.

6 – Nossa Senhora de Caravaggio

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Jornal de Gramado

Entre as famosas cidades de Milão e Veneza, é possível encontrar uma pequena comuna italiana chamada Caravaggio. Embora leve o nome do famoso pintor barroco, esse local tornou-se popular entre os religiosos por ser cenário de uma das aparições da Virgem Maria.

No dia 26 de maio de 1432, a camponesa Joaneta Varoli passava por mais um dia de sofrimento nas mãos do marido. Contudo, para seu conforto, Nossa Senhora apareceu e trouxe consigo uma mensagem de paz para a mulher e para os demais italianos que passavam por períodos turbulentos em suas vidas.

Continua após a publicidade

Assim como no caso de Nossa Senhora de Lourdes, no local da aparição da Padroeira de Caravaggio surgiu fonte que jorra água até hoje e é considerada milagrosa.

7 – Nossa Senhora do Carmo

Fonte: Santo do Dia

No século XIII, mais especificamente em 16 de julho de 1251, Simão Stock cumpria sua penitência. Embora tenha se tornado santo, na época o frade inglês suplicava a Nossa Senhora por uma resolução. Aparentemente, a Ordem do Carmo, vertente da qual o religioso fazia parte, passava por problemas.

Enquanto encontrava-se em Cambridge, na Inglaterra, Stock disse ter tido uma visão da Virgem Maria. Segundo ele, a divindade teria lhe entregue um escapulário de sua ordem – Carmelita – como forma de agradecimento e ainda garantiu que quem o carregasse jamais iria ao inferno.

8 – Nossa Senhora da Salete

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Pai Eterno

No século XIX, enquanto vigiavam o gado, duas crianças da cidade francesa de La Salete foram visitadas pela Virgem Maria. Segundo os pequenos, a mesma estava sentada em uma pedra enquanto chorava com as mãos cobrindo o rosto.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a santa supostamente passou uma complicada mensagem em francês e em um dialeto local. Ademais, da mesma forma que outros casos citados, uma fonte surgiu no local em que Nossa Senhora teria aparecido.

9 – Nossa Senhora de Akita

Fonte: Aleteia

No dia 6 de julho de 1973, a freira japonesa Agnes Katsuko Sasagawa alegou ter recebido uma visão da Virgem Maria no próprio convento do qual fazia parte, na cidade de Akita, no Japão.

Segundo a freira, Nossa Senhora pediu orações e penitência da população. Além disso, um fenômeno nada convencional complementa a história. Acontece que Katsuko também foi acometida pela chaga de uma cruz na sua mão esquerda. Contudo, passados dois dias do incidente, a mão da freira estava completamente curada.

10 – Nossa Senhora da Lapa

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Nos Caminhos de Maria

A história dessa representação de Nossa Senhora baseia-se exclusivamente em lendas locais. Segundo as mesmas, no ano de 982, um grupo de freiras teria se escondido em uma gruta (ou lapa), em Portugal, para fugir dos ataques de um militar.

Continua após a publicidade

Embora não se saiba ao certo o paradeiro das freiras, a protagonista dessa história é a imagem de Nossa Senhora que teria sido deixada por elas e, posteriormente, foi encontrada em 1498 por uma jovem menina muda que a confundiu com uma boneca.

Aliás, a mãe da garota, em um momento de irritação, chegou a jogar a imagem no fogo. Entretanto, a menina interveio e gritou que tratava-se de Nossa Senhora. A voz inédita da garota chocou as duas e o braço da mãe ficou paralisado, sendo curado apenas com muita oração.

11 – Imaculada Conceição

Fonte: Santo do Dia

O dogma referente à Imaculada Conceição relata que Maria de Nazaré concebeu Jesus sem pecado, mácula ou qualquer sinal de impureza. Por isso, desde o dia 8 de dezembro de 1476 vem sendo celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição, com uma missa em que prevê a participação obrigatória de todos os católicos praticantes.

12 – Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Blog Samaritano

Essa imagem foi desenvolvida no século XVI, no ano de 1700. A mesma nasceu a partir de uma pintura do artista barroco alemão Johann Schmidtner que foi inspirada em um trecho bíblico. Segundo o pintor, “Eva, por sua desobediência, atou o nó na desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”.

Continua após a publicidade

13 – Da Assunção ou da Glória

Fonte: RCCBRASIL

A Assunção representa a subida da alma de Maria ao céu, com a celebração de seu dia em 15 de agosto, originalmente portuguesa. Essa imagem de Maria de Nazaré também é conhecida por Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora da Guia.

14- Nossa Senhora das Graças

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Fonte: Laudenir Ramos

Também intitulada de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, essa representação de Maria originou-se na França do século XIX.

A história de sua origem conta com uma freira chamada Catarina que tinha muita vontade de ver a Maria de Nazaré e rezou muito para que isso pudesse acontecer. Em uma noite, então, a irmã ouviu uma voz lhe chamando à capela e, ao chegar lá, um anjinho anunciou que Nossa Senhora tinha uma mensagem a ela. Depois de algumas mensagens recebidas da santa, Catarina foi solicitada, pela própria santa, para que cunhasse uma medalha com a imagem da santidade.

15 – Rosa Mística

Rádio Catedral JF

Ao contrário das aparições citadas acima, essa representação de Maria manifestou-se diversas vezes para a vidente italiana Pierina Gilli.

Continua após a publicidade

Nas visões da mulher, a divindade apareceu com três espadas cravadas no peito, depois as mesmas transformaram-se em três rosas: uma branca, que representava a oração; uma vermelha, simbolizando o sacrifício e uma amarela, como símbolo da penitência.

16 – Da Penha de França

Quantas Nossas Senhoras existem? Representações da mãe de Jesus
Foto: Diocese São João Del-Rei

No ano de 1434, um peregrino chamado Simão Vela sonhou com uma imagem de Nossa Senhora enterrada em uma montanha muito íngreme chamada Penha de França, na Espanha. Durante anos, Simão buscou a serra com que sonhou para tentar encontrar a imagem de Maria de Nazaré. Quando descobriu a localização, Simão se dirigiu para o lugar e ficou por 3 dias subindo e procurando a imagem.

No terceiro dia, ele parou para descansar e avistou próximo de si uma senhora com seu filho de colo, que indicou a Simão onde ele encontraria a imagem que procurava.

17 – Nossa Senhora das Mercês

Fonte: Templário de Maria

No curioso caso da Nossa Senhora das Mercês, durante a invasão muçulmana da Espanha, no século XIII, três pessoas tiveram o mesmo sonho. Dentre elas estava o rei de Aragão. No sonho em questão, a Virgem supostamente disse para fundarem uma ordem para proteger os cristãos que eram perseguidos pelos mouros, assim criaram a Ordem de Nossa Senhora das Mercês.

Continua após a publicidade

Leia também:

Fontes: BBC, IDE+, Bol

Próxima página »

Escolhidas para você