Se você está por aqui na internet sem sombra de dúvidas você não só sabe o que é mas, também utiliza o Google. A gigante de tecnologia, se tornou uma grande empresa soberana quando o assunto é mecanismos de busca. Em suma, o Google hospeda e desenvolve inúmeros serviços e produtos baseados na internet. Sendo que, muito do seu lucro é proveniente da publicidade do AdWords.
Ademais, a empresa foi fundada por Larry Page e Sergey Brin, em 1998, como empresa privada. Cujo objetivo era organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil. Após 8 anos de sua fundação, a empresa mudou-se para sua atual sede, em Mountain View, Califórnia.
Entretanto, por mais que você use essa ferramenta todos os dias, será que você sabe o que esse nome significa?
Como você já deve saber, a palavra Google, não possui uma tradução ou significado específico em nenhum outro idioma. Portanto não podemos apenas buscar uma tradução para descobrirmos o seu real significado.
Mas, o fato é que a empresa é tão grande, que hoje em dia, até é possível encontrarmos a palavra Google em dicionários renomados, como o Oxford English Dictionary. Que explica que a palavra Google, se refere ao nome dessa multinacional.
Mas qual é o significado que existe por trás dessa palavra tão misteriosa?
A história desse mecanismo de busca, Google, começou nos anos 90. Quando dois estudantes de pós-graduação da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, decidiram unir os seus conhecimentos em matemática e programação para criar um mecanismo de busca para a internet.
Então, após desenvolverem o programa eles entraram em acordo e decidiram batizar o seu novo negócio com o nome de BackRub. Uma vez que o Google trabalha com o que é conhecido como backlinks.
Mas ainda sim, para eles o nome escolhido ainda não soava tão bem, para um mecanismo de buscas. Foi aí, que durante uma reunião de brainstorming que o nome Googol foi sugerido.
Em suma, o termo Google tem origem na matemática, criado por Milton Sirotta, sobrinho de um famoso matemático, Edward Kasner. Ou seja, vem de googol, que é o número 10100 (o dígito 1 seguido de cem zeros). No entanto, o googol não tem qualquer utilidade, a não ser explicar a diferença entre número imenso e o infinito. Com isso, os fundadores da empresa resolveram adaptar o termo para dar o nome a sua empresa.
Mas antes, ao perguntar ao sobrinho, qual palavra vinha em sua mente, que fosse capaz de representar o maior número que ele pudesse imaginar, o garoto prontamente respondeu: Googol.
E a partir de então essa palavra passou a ser utilizada para representar o numero 1 acompanhado de 100 números zeros na frente. Esse é o valor de Googol.
Quando o nome surgiu, imediatamente soou como uma boa ideia. Afinal, o mecanismo que eles haviam criado tentava fazer exatamente isso. Indexar um número inimaginável de páginas.
Curiosidades sobre o nome Google
Agora como Googol acabou se tornando Google, é que é a parte mais cômica dessa história.
Tudo não passou de um erro de digitação! Por acharem que o a palavra Googol era escrita como Google, o nome atual da empresa surgiu pela primeira vez diante dos seus olhos.
Mas mesmo sabendo que se tratava de um engano gramatical. Os sócios gostaram do resultado, uma vez que o nome da empresa agora era ainda mais original.
Atualmente, o Google é líder no desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares. Além disso, é o website com o maior número de visitas na internet do mundo. E, ainda está no quarto lugar entre as melhores empresas para se trabalhar. Enfim, é a marca mais poderosa no mundo.
Então caro leitor, você poderia imaginar que o nome Google, havia surgido por um erro do acaso? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!
Se você se interessou por esse assunto, descubra também quais são as 7 funções bacanas e inusitadas que que o assistente do Google, pode te oferecer!
Fontes: Skillcrush; Minilua;
Um comentário em “Google: História e origem do nome da maior empresa da internet”