Curiosidades

Por que o leite sobre quando ferve? A ciência explica

Quem nunca virou as costas um segundinho e o leite ferveu, derramou e se espalhou por todo o fogão? A ciência explica por que isso acontece.

Por Toni Nascimento

-

Nem todo mundo nessa vida já teve a oportunidade de comprar leite fresco, direto do produtor rural. Ao contrário do leite industrializado da caixinha, ele o natural não está pronto para beber. Ele precisa ser fervido para matar todas as combinações que possa contar.

E é nesse processo que acontece um dos fenômenos mais engraçados: o leite sobe quando ferve. Ou você nunca ouviu alguém dizer que fez uma verdadeira meleca no fogão ao deixar o leite fervendo e ir, por cinco segundos, fazer qualquer outra coisa?

E, acredite se quiser, o leite só ferve quando você não está olhando (brincadeira, claro!). Você pode passar uma eternidade vigiando o recipiente sobre a chama do fogão que nada acontecerá. Mas experimente ir tomar um copo de água ou virar as costas por qualquer outro motivo para você ver o resultado!

Descubra agora: por que o leite sobe quando ferve?

Fatalidades à parte, o leite sobe quando ferve e isso é um fato. Mas será que existe uma explicação científica para isso? O que será que existe de diferente entre o leite e a água, que não transborda da vasilha ao ferver?

Hoje, você vai entender mais esse mistério da vida. Prepare-se, por a Ciência vai te explicar.

Por que o leite sobe quando ferve?

Quando lembramos que o leite sobe quando ferve, automaticamente vem o processo de ebulição da água em nossa mente. Nesta hora é preciso tomar muito cuidado, uma vez que o leite não é um liquido igual a água, uma vez que é composto de vários componentes, como sais minerais, açucares, proteínas e gordura.

Descubra agora: por que o leite sobe quando ferve?

Quando o leite é fervido, as proteínas e as gorduras sobem para a superfície do liquido, formando uma camada protetora. Essa película é formada antes dá água presente no leite entrar no processo de fervura.

Com a fervura, o ponto máximo da ebulição, a bolhas de vapor começam a empurrar essa película para fora, terminando consequentemente no leite espumando e subindo para cima.

Quando apaga o fogo

 

Em entrevista a Superinteressante, Paulo César Queiroga, gerente industrial de uma fábrica de laticínios. Segundo ele, o processo é interrompido instantaneamente quando o fogo é apagado por que “as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria”.

Descubra agora: por que o leite sobe quando ferve?

Tudo o que resta depois que o fogo é apagado é a nata (gordura do leite).

Você gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: Você precisa parar de beber leite desnatado, segundo Ciência

Fonte: Superinteressante

Próxima página »

Escolhidas para você