Curiosidades

Primeira-dama: qual é a função desse título no Brasil?

Primeira-dama é um título difundido quando ocorre a transição de presidente da república, mas você sabe quais as funções dessa anfitriã. no Brasil?

Primeira-dama trata do título conferido as esposas dos presidentes eleitos no Brasil. Tradicionalmente, as primeiras-damas são as anfitriãs do Palácio da Alvorada. No Brasil, historicamente, a primeira-dama foi Mariana da Fonseca, esposa de Deodoro da Fonseca. Este, foi o primeiro presidente do Brasil entre os anos de 1889 a 1891.

Em suma, a figura da primeira-dama é cercada de muita curiosidade por diversas pessoas. Confira a seguir mais informações sobre as primeiras-damas em nosso país.

O que é a primeira-dama?

Conforme mencionado, a primeira-dama do país é a anfitriã do Palácio da Alvorada e esposa do presidente vigente no Brasil. Desse modo, a posição ocupada pela primeira-dama é em exercer deveres cerimoniais, isto é, organizar e participar de eventos oficiais do Governo ao lado do presidente. Vale destacar, que sendo um título altamente visível na sociedade brasileira, suas funções vêm evoluindo ao longo dos séculos.

A primeira-dama tem alguma função?

O título de primeira-dama existe no Brasil porque foi inspirado nas tradições dos Estados Unidos e da França. Em regra, a primeira-dama não possui nenhuma função previamente estabelecida e por esse motivo não recebem salários.

No entanto, além de serem vistas como anfitriãs do Palácio da Alvorada, as primeiras-damas assumem funções de prestar auxílios em instituições e fazer obras de caridade à população mais pobre do país.

Assim, desde o início do mandato dos presidentes, elas manifestam o desejo de contribuir ainda mais frente a este papel e ter mais envolvimento com as políticas públicas brasileiras.

Continua após a publicidade

Relação das primeiras-damas com trabalhos sociais

Até o final de 2022, o título de primeira-dama do Brasil é de Michelle Bolsonaro, casada com o presidente Jair Messias Bolsonaro. Antes dela, como primeira-dama tivemos Marcela Temer (casada com Michel Temer), Marisa Letícia (que foi casada com Lula), Ruth Cardoso (casada com Fernando Henrique Cardoso) e Rosane Collor (esposa de Fernando Collor).

Em 2023, a 39ª primeira-dama a ocupar o posto é Rosângela Lula da Silva, apelidada de Janja, casada com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Na posição de primeira-dama, podemos citar algumas das causas sociais que elas se envolvem:

  • Ruth Cardoso (já falecida): participou do programa Comunidade Solidária, que tinha como fundamento o combate à extrema pobreza;
  • Marisa Letícia (já falecida): apesar de não ter se envolvido diretamente, atuou de forma ativa nas campanhas políticas e sociais ao lado do ex-presidente;
  • Marcela Temer: foi embaixadora do programa Criança Feliz, que prestava auxílio a crianças com idades entre 0 a 3 anos e levava informação sobre o cuidado infantil;
  • Michelle Bolsonaro: atuou nos últimos quatro anos em trabalhos sociais relacionados a auxiliar pessoas com deficiência e inclusão social.

Apesar da nova primeira-dama Rosângela Lula da Silva ainda não ter recebido o título oficialmente, ela que é socióloga, militante de esquerda e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde o ano de 1983, pretende atuar na luta contra a insegurança alimentar e na violência doméstica contra a mulher.

Além disso, vale ressaltar que Janja também já trabalha na defesa dos direitos ambientais, animais e de crianças e adolescentes. Aliás, atualmente ela participa ativamente da campanha Faça Bonito, que atua no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Origem do posto de primeira-dama

Por fim, o título de primeira-dama foi inspirado no Brasil tomando por base o modelo norte-americano. Assim, ele trouxe a ideia de que as esposas dos presidentes eleitos, cumprissem com as funções que seu marido não poderia realizar devido a falta de tempo.

Diante disso, competiria às primeiras-damas liderarem e organizarem eventos ou campanhas para ajudar as pessoas mais necessitadas, no entanto, essa visão vem mudando.

A título de curiosidade, vale destacar que:

  • A primeira-dama do Brasil foi Mariana da Fonseca em 1889;
  • A única ex-primeira-dama que concorreu a cargos públicos foi Rosane Malta em 2018;
  • A primeira-dama mais jovem foi Catita Alves, com 23 anos de idade, em 1902;
  • A primeira-dama mais velha foi Ruth Cardoso com 64 anos, em 1905.

Fontes: Uol, Jota, Aventuras na História

Leia também:

10 famosos brasileiros que são ou eram maçons

Cláudia Celeste: primeira transexual a aparecer em novela no Brasil

Por que tem tantos documentos no Brasil? Saiba para que servem RG, CPF e outros

Quais os sobrenomes mais comuns do Brasil e do mundo?

35 animais extintos e em risco de extinção no Brasil

A origem dos 80 sobrenomes mais comuns do Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você