Curiosidades

Professor Xavier – Origem, história e poderes do criador dos X-Men

Fundador dos X-Men, o Professor Xavier é o telepata mais poderoso do universo Marvel, mas usa suas habilidades para defender a harmonia e a paz.

Atualizado em 13/09/2020

Charles Francis Xavier é um dos personagens da Marvel, criado por Stan Lee e Jack Kirby. Também chamado de Professor Xavier, ou Professor X, ele é o líder dos X-Men e fez sua estreia em 1963, na revista Uncanny X-Men #1.

Ele é conhecido por ser o mutante mais poderoso que já existiu, graças às suas habilidades telepáticas. Com seu poder, ele é capaz de ler mentes e projetar pensamentos a até 400 km de distância, por exemplo.

Além disso, o Professor Xavier também consegue criar ilusões e implantar ideias na mente de seus alvos. Dessa maneira, consegue iludir seus adversários e até mesmo induzir estados mentais, como o coma.

Antes do Professor Xavier

Professor Xavier - origem, história e poderes do criador dos X-Men
Comic Basics

Logo após a morte de seu pai, cientista nuclear renomado, Xavier teve que viver com o novo marido de sua mãe. Entretanto, o homem era extremamente violento, o que acarretou alguns problemas para o personagem na juventude.

Na mesma época, ele também convivia com seu meio-irmão, Cain Marko. Mais tarde, ele se tornaria o vilão Fanático e seria um problema para Xavier e os X-Men.

Seus poderes apareceram pela primeira fez quando ele tinha 10 anos de idade. A intensidade da telepatia era tão forte, que afetou sua cabeça e fez com que ele ficasse careca a partir daí.

Ao longo da vida, começou uma jornada de estudos e busca de outros mutantes. Foi assim que cruzou o caminho do alienígena Lúcifer, no Himalaia. Durante o confronto, o alien se revoltou e jogou uma rocha sobre Xavier, que perdeu o movimento das pernas.

X-Men

Professor Xavier - origem, história e poderes do criador dos X-Men
wallhere

Depois que ficou paralisado, ele começou a traçar os caminhos que o levariam a se tornar o Professor Xavier. Charles decidiu buscar jovens mutantes para que eles pudessem provar o seu valor e, então, oferecer uma coexistência entre homo sapiens e homo superior.

Assim nasceu o sonho da Escola Xavier para Jovens Superdotados. A instituição surgiu para acolher e treinar adolescentes com habilidades especiais, a fim de guiá-los para atuar na proteção da humanidade, de forma pacífica.

Logo após a graduação da primeira turma (com Ciclope, Jean Grey, Fera, Anjo e Homem de Gelo), o Professor Xavier mudou o nome da escola para Instituto Xavier para Estudos Avançados.

Utilizando o Cérebro, o Professor é capaz de rastrear outros mutantes ao redor do mundo e convidar para a escola. O equipamento amplia suas habilidades telepatas e consegue detectar pensamentos e batimentos cardíacos de mutantes no planeta inteiro.

Poderes do Professor Xavier

Professor Xavier - origem, história e poderes do criador dos X-Men
Topless Robot

O Professor Xavier é um dos telepatas mais poderosos do universo Marvel. Seu talento é tão extraordinário que ele consegue ativar habilidades que vão além da leitura de mentes. Entre elas, por exemplo, estão a criação de ilusões, elos mentais e escudos psiônicos, dentre outros.

Sua mutação natural não oferece habilidades telecinéticas, mas a telepatia é tão forte que ele consegue demonstrar uma pequena porção desse poder. Ainda que não seja tão poderosa, foi útil em diversas situações.

Por outro lado, seu corpo não tem a mesma força de sua mente. Como ficou paraplégico após o ataque de Lúcifer, tem os movimentos limitados. O Professor Xavier chegou a utilizar poderes e tecnologias ao longo da vida, recuperando o movimento das pernas, mas o efeito nunca foi permanente.

Inimigos

Professor Xavier - origem, história e poderes do criador dos X-Men
Full Circle

O principal adversário de Xavier é Magneto. Os dois alimentam uma relação de amizade e rivalidade que já provocou embates épicos, mas também uniões importantes.

Isso porque os dois lutam pelos mutantes, mas com ideologias diferentes. Enquanto Xavier defende uma relação pacífica e harmoniosa com humanos, Magneto defende a superioridade e a dominação.

Além de Magneto, sua família também foi obstáculo em várias ocasiões. Inimigos como seu meio-irmão Fanático, sua irmã Cassandra Nova e seu filho David Heller.

Cassandra era irmã gêmea de Xavier, mas foi morta ainda dentro do útero pelos poderes telepáticos dele. Entretanto, sua morte não foi completa, mantendo sua forma energética ativa. Dessa maneira, ela conseguiu projetar sua existência para um corpo e lutou contra o irmão. Durante um período, ela chegou até mesmo a trocar de identidade com ele.

Seu filho também se tornou um grande obstáculo. Fruto de um relacionamento em Israel, durante uma missão de proteção a sobreviventes do Holocausto, Xavier conheceu Gabrielle Heller, com quem teve um filho. Entretanto, ele só descobriu isso anos mais tarde, quando o personagem foi apresentado como anti-herói.

Controvérsias

Professor Xavier - origem, história e poderes do criador dos X-Men
Screen Rant

Ainda que lute de forma pacífica pela harmonia entre humanos e X-Men, o Professor Xavier teve algumas decisões controversas ao longo da carreira.

Quando conheceu Jean Grey, por exemplo, colocou um bloqueio na mente da garota, para protegê-la de seus próprios poderes. Quando a jovem foi encontrada pela força Fênix, acabou sendo consumida e teve seus poderes liberados. O evento foi um dos maiores desafios da história dos X-Men.

Xavier também usou controle mental para incluir Wolverine no grupo. Quando ele se uniu à equipe (ao lado de Tempestade, Colossus e Noturno) tinha sido enviado para assassinar o professor. Entretanto, a influência na mente do personagem reprogramou suas intenções e o fez participar do grupo.

Existem ainda outras controvérsias mais abrangentes, como o fato do Professor Xavier se aliar aos Illuminati ou utilizar adolescentes em missões poderosas. Antes de montar a segunda equipe de mutantes, inclusive, ele chegou a esconder a existência de um grupo que acabou morrendo em missão.

Fontes: Aficionados, Legião dos Heróis, Wattpad, Observatório do Cinema

Imagens: Comic Basics, Looper, Full Circle, wallhere, Topless Robot, Screen Rant