Curiosidades

Universo Marvel – Origem, primeiros passos e universos paralelos

O Universo Marvel surgiu a partir da ação de um Celestial, mas o que ele fez para criar super heróis pode te surpreender!

Atualizado em 27/08/2020

O Universo Marvel também pode ser considerado um Multiverso, já que vários mundos habitados por seres diferentes coexistem. No entanto, o motivo para existirem super heróis e vilões é um segredo um tanto quanto obscuro que ronda a editora.

E não para por aí! Isso porque, além de ter sido revelado para os leitores, o segredo também foi contado aos super heróis no universo ficcional. A ideia de revelar tal informação foi do roteirista da História em Quadrinhos (HQ) dos Vingadores Jason Aron, que também é um grande fã do Universo Marvel.

Apesar de sempre existir um Multiverso Marvel, a editora apenas organizou a multiplicidade de mundos em 1979, na publicação “What If?”. De modo geral, nesta publicação, explorou-se a possibilidade de existirem outras versões dos heróis tradicionais em universos paralelos.

Já em 1979, no livro Marvel Dois-em-Um #50, a editora optou por revelar que, no Universo Marvel, seria possível realizar viagens do tempo. Desse modo, um personagem poderia voltar no tempo e alterar a realidade atual, criando um novo espectro de tempo e espaço. Essa perspectiva cria muitas possibilidades narrativas.

Mas, só em 1982, por meio do livro Manual Oficial do Universo Marvel (The Official Handbook of the Marvel Universe), foi que a editora revelou oficialmente a existência de um Multiverso Marvel. Sendo assim, a publicação mostra o panteão dos heróis e diversas outras realidades alternativas existentes. Vamos conhecer a origem obscura desse universo?

Origem obscura

Fonte: Aficcionados

Primeiramente, é preciso explicar que quando falamos de origem obscura, nossa intenção é contar a motivação para existirem heróis na narrativa. Sendo assim, não vamos falar da criação da editora em si, mas se preferir, já fizemos uma matéria sobre isso aqui no Segredos do Mundo.

De acordo com Loki, o Planeta Terra teria sido criado acidentalmente por um Celestial, um dos seres mais poderosos do universo. Inicialmente, o primeiro deste seres a pisar em nosso planeta teria chegado há 4 bilhões de anos, quando sequer havia seres vivos habitando o lugar. É aqui que a história adquire um tom obscuro.

Isso porque, o Celestial somente chegou ao que viria a ser nosso planeta, por estar doente. Por estar passando mal, o ser se desequilibrou e caiu em um lugar que só tinha lama. Além disso, o “criador do Planeta Terra” foi o primeiro de sua espécie a adoecer. Um baita azar, não é mesmo?

Contudo, a situação ainda piora. O Celestial estava com uma infecção e, por isso, foi acometido por vômito, sangramentos e lágrimas radioativas. Além disso, a doença que acometeu o ser acabou se espalhando por todo planeta e infectou as rochas e lama que formavam o ambiente. Toda essa enfermidade acabou por formar o Planeta Terra.

Universo Marvel primário

Fonte: Aficionados

Inicialmente, todos os heróis da Marvel viviam no mesmo universo. Essa teoria se estendeu desde a década de 6o até 1983. Nesse ano tudo mudou, pois o redator Alan Moore estabeleceu que o Planeta Terra, na realidade, seria apenas um dos planetas e mudou seu nome para Terra-616, nas HQ’s do Capitão Britânia.

A Terra-616 é um planeta sincrônico à Terra, por isso, tudo que acontece por aqui também afeta os super heróis que vivem por lá. Contudo, há alguns elementos que mostram que nosso planeta é, na verdade, apenas mais um entre tantos outros do universo. Primeiramente, o nome escolhido.

Isso porque, Terra-616 foi escolhido porque o número é um dos representantes para a besta, conforme a tradição cristã. Além disso, há teorias que apontam que o número seria uma ordem, o que confirmaria que nosso planeta é insignificante diante de tantos outros.

Principais universos paralelos

Apesar de existirem incontáveis universos dentro do Multiverso Marvel, nem todos são tão relevantes. Selecionamos alguns dos mais importantes para você entender um pouco do que acontece para além da Terra-616.

Terra-1610 – Marvel Ultimate

Fonte: Marvel.fandon

Inicialmente, este universo aparece na HQ Homem-Aranha Ultimate #1, lançada em 2000. Apesar de ter sido criada a partir dos super heróis, essa realidade paralela é mais realista e pode ser considerada também mais madura.

Terra-199999 – UCM

Fonte: Marvel Fandon

Já este universo se separou do restante do Universo Marvel no lançamento do filme Homem de Ferro, em 2008. No entanto, para a narrativa, esse planeta ainda existe, somente se desvinculou dos demais.

Terra-92131 – Marvel Animada

Fonte: Marvel Fandon

Este universo, como o nome sugere, está relacionado às animações do Universo Marvel. Além disso, é nessa realidade que surgem os mutantes de X-Men.

Terra-928 – Marvel 2099

Fonte: Marvel Fandon

De modo geral, esse universo surgiu na HQ Homem-Aranha 2099 #1, lançada em 1992, com o intuito de explorar como seriam os heróis e vilões no futuro. Apesar de não aparentar, esse universo consiste na mesma Terra-616, só que em algum momento do futuro.

Terra-982 – MC2

Fonte: Marvel Fandon

Já este universo surgiu em 1998, na HQ What If? vol. 2 #105. Geralmente, as histórias dessa realidade se passam durante a década de 90. Além disso, na Terra-982 surgem heróis famosos na época como Garota-Aranha, Wild Thing e o Quinteto Fantástico.

Terra-2149 – Zumbis Marvel

Fonte: Marvel Fandon

Certamente, você já deve imaginar do que se trata esse universo. Criado na HQ Quarteto Fantástico Ultimate #21, em 2005, a história explora como seria se os heróis virassem zumbis.

Terra-712 – Esquadrão Supremo

Fonte: Marvel Fandon

Neste universo, há uma espécie de paródia à Liga da Justiça, da concorrente da Marvel, DC Comics. Para “afrontar”, foi criado o Esquadrão Supremo, grupo de super heróis que combatiam todo tipo de crime, até coisas cotidianas.

Terra-148611/Terra-555 – Novo Universo

Fonte: Marvel Fandon

Este universo foi criado em homenagem aos 25 anos da Marvel e tem a intenção de ser mais realista e parecido com o Planeta Terra. Inicialmente, foi criado como Terra-148611 e, em 2006, passou por uma mudança e se tornou Terra-555.

Para além do Multiverso

Fonte: Aficcionados

Mas, afinal, o que existe fora do Multiverso Marvel? De modo geral, nas demais partes do universo vive uma raça extra-dimensional chamada Beyonders.

Esses seres são conhecidos por gerarem a Guerra Secreta. Além disso, eles já criaram um super herói, chamado Homem-Molecular.

Saiba mais sobre o Universo Marvel lendo essa matéria: Galactus, quem é? História do devorador de mundos

Fonte: Aficionados, Observatório do Cinema

Imagens: Marvel Fandon, Aficionados, Observatório do Cinema, Poltrona Nerd

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada