Curiosidades

Wolverine – Origem, história, anti-heroísmo e curiosidades sobre o mutante

Wolverine é o mutante mais famoso da Marvel. Mesmo com a sua história incompleta e cheia de buracos, o anti-herói possui uma legião de fãs.

Atualizado em 25/08/2020

É fácil afirmar que Wolverine, também conhecido como Logan, está entre os mutantes mais famosos da Marvel. Isso se ele já não for o mais famoso de todos. O personagem foi criado em 1974, pelo roteirista Len Wein. Aliás, sua primeira aparição não foi em X-Men e sim em O Incrível Hulk.

A história de Logan é um pouco confusa, até mesmo para os grandes fãs da Marvel. Isso porque, como personagem perde a memória em determinado momento da sua história, tudo o que sabemos são as várias fases que aparecem nas HQs.

Entretanto, sabe-se que Wolverine foi batizado como James Howlett. O mutante nasceu no Canadá, na segunda metade do século 19. O rapaz era filho ilegítimo de Thomas Logan, o qual acabou sendo morto de forma acidental pelo filho. Em seguida, ele fugiu, adotou o nome Logan e viveu parte da sua vida no meio das florestas.

A origem de Wolverine

Logan
Fonte: Gamer View

Por fim, após 100 anos de sua vida nas matas, Logan acabou sendo recrutado pelo governo do Canadá para participar de um novo projeto, o Arma X. O personagem já havia alguns poderes. Dentre eles, Logan era capaz de projetar seus ossos para fora, formando garras. Além disso, ele possuía um poder rápido de cura.

No Arma X, adamantium, um metal indestrutível foi colocado no seu corpo, fazendo com que todos os seus ossos se tornassem o metal. Entretanto, a adição do metal em seu organismo fez com que Logan perdesse todas as suas memórias passadas.

Posteriormente, o herói entrou em seu primeiro grupo de pessoas com super-poderes, a Tropa Alfa. Por fim, depois de um tempo ele abandonou o primeiro grupo, se tornou um X-Men e nunca mais abandonou os mutantes. Aliás, antes de entrar no grupo, Wolverine já tinha enfrentado o Hulk.

Anti-heroísmo de Logan

Fonte: CBR

A Marvel se diferenciava da DC por apresentar heróis problemáticos. Enquanto a DC trabalhavam seus personagens com perfeição, sendo altruístas, bonitos e invencíveis, os da Marvel tinham vários defeitos. Eles eram problemáticos, com problemas de caráter e um tanto quanto raivosos (mas não eram todos).

Quando uma nova geração de roteiristas assumiu as criações da empresa, novos modelos de personagens começaram a surgir: os anti-heróis. Como por exemplo o Justiceiro que matava seus oponentes sem considerar perdoá-los e também Deadpool que era um assassino de aluguel.

Entre esses personagens, Wolverine também estava no meio. O mutante nunca hesitou em usar suas fortes garras para matar. Além disso, o personagem sempre foi mal humorado, grosso, arrogante e bastante incontrolável, principalmente quando estava com raiva. Aliás, Logan também bebida e fumava muito.

A criação do personagem

Fonte: Spin Off

Logan é canadense por uma solicitação de Roy Thomas, Editor-Chefe da Marvel. Como os heróis da empresa eram muito famosos por lá, Thomas até colocou o nome Wolverine em homenagem a um animal popular no país. Aqui no Brasil ele é conhecido como Glutão.

Glutão é um animal pequeno, mas muito bravo. Sob ameaça, ele é capaz de atacar até mesmo ursos polares e alguns lobos. Enfim, a descrição acaba batendo com a personalidade do personagem, né?! Logan é baixo, impulsivo e vive com raiva.

Logan como Wolverine
Fonte: Pinterest

Para completar sua imagem, John Romita criou todo o visual do personagem. Wolverine ganhou um uniforme amarelo e azul, com espaços em suas luvas para que suas garras pudessem sair sem rasgá-las. Além disso, o herói também tinha uma máscara estranha que se tornou parte de sua identidade.

Wolverine apareceu nas histórias de Hulk como uma intenção: preparar o terreno para que os novos X-Men fossem introduzidos no universo da Marvel. A resposta ao personagem foi tão boa que a Marvel decidiu acelerar os processos para lançar, mais uma vez, X-Men no mercado.

O surgimento dos X-Men

Fonte: IGN Brasil

X-Men foi criado pela primeira vez em 1963, entretanto, o grupo de mutantes não fez tanto sucesso na época e acabou sendo deixada de lado. A história foi oficialmente cancelada em 1970, após uma nova tentativa frustrada. Porém, em 1972, uma nova equipe se dedicou a trazer os X-Men de volta.

Len Wein e John Romita, desenhista, criaram então o herói. Que, como dito anteriormente, ele apareceu antes de todos os outros mutantes em algumas HQs do Hulk. Os X-Men estrearam em 1975. Na época o grupo era composto por Wolverine, Tempestade, Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante, Solaris e Banshee. Além deles, Ciclope, que era integrante da era falha dos X-Men, voltou como líder do grupo.

Fonte: Pinterest

O personagem de Wolverine foi sendo desenvolvido com o passar do tempo, ganhando novas formas, uniformes e com certeza, muito mais foco. Logo, o anti-herói da Marvel passou a ser o mutante favorito dos leitores e até mesmo dos produtores.

Além disso, em todo o universo da Marvel nos cinemas, o personagem apareceu em 9 filmes. Sendo três deles focados na história sombria de Logan. Aliás, em todos os filmes, Hugh Jackman foi responsável por dar vida ao anti-herói, se consagrando como o verdadeiro Wolverine entre os fãs.

Curiosidades

Casamento

Raposa Prateada – Protocolos Marvel

Logan já foi casado com a Raposa Prateada na década de 50. Posteriormente o personagem descobre que as suas memórias eram implantadas. Além disso, a sua esposa era na verdade uma agente do programa da Arma X.

Segunda Guerra Mundial

Wolverine - Origem, história, anti-heroísmo e curiosidades sobre o mutante
Capitão América e Wolverine – Observatório do Cinema

O personagem já lutou com o exército canadense na Segunda Guerra Mundial. Nessa época, ele encontrou o Capitão América e também liberou Natasha Romanoff de uma prisão nazista.

Dentes de Sabre vs. Logan

Wolverine - Origem, história, anti-heroísmo e curiosidades sobre o mutante
Dentes de Sabre e Wolverine – Pinterest

Em algumas histórias, Wolverine e o vilão e seu arqui-inimigo Dentes de Sabre são irmãos. Entretanto, um dos criadores do personagem já quis colocá-lo como filho do vilão ao escrever sua origem.

Japão

Wolverine - Origem, história, anti-heroísmo e curiosidades sobre o mutante
Wolverine e Mariko – Os quadrinhos

Wolverine já foi noivo de Mariko Yashida. A moça era filha do chefe da Yakuza. Além disso, durante sua viagem para o Japão, o herói demonstra ter fluência na língua do país.

Wolverine nos Vingadores

Wolverine - Origem, história, anti-heroísmo e curiosidades sobre o mutante
Parte dos Vingadores – Pinterest

Mesmo nunca tendo abandonado Charles Xavier e seu grupo, Wolverine também já fez parte dos Vingadores.

Garras de osso

Fonte: Mundobignada

Em uma das HQs, Magneto consegue tirar todo o adamantium que existia no corpo de Logan. Foi nessa história que o personagem descobriu que suas garras não eram criações da Arma X e sim extensões dos seus ossos.

X-23

X-23 e Wolverine – Artstation

No último filme de Logan, uma menina é apresentada como sua filha. Na HQ, essa menina é Laura, também conhecida como X-23. A jovem é apenas um clone do personagem que o considera como um pai adotivo.

Enfim, curtiu a história? Em seguida, leia sobre outro herói: Coisa – Conheça a história do homem de pedra do Quarteto Fantástico

Imagens: Gamerview, Einerd, Cbr, Spinoff, Protocolosmarvel, Ign, Artstation, Observatoriodocinema, Pinterest, Osquadrinhos, Mundobignada, Pinterest, Pinterest e Pinterest

Fontes: Rika, Hqrock, Revistaestante e Omelete