Mundo Animal

Qual é a maior baleia do mundo? Espécie e curiosidades

Para saber qual é a maior baleia do mundo precisamos conhecer a respeito da baleia-azul, também o principal mamífero aquático do planeta.

Em primeiro lugar, para responder qual é a maior baleia do mundo precisamos conhecer a baleia-azul. Nesse sentindo, a Baleanoptera musculus é ainda o maior animal do mundo. Porém, se trata de um mamífero aquático, e não um peixe como muitos pensam. Curiosamente, estima-se que esse é o maior animal que já habitou a Terra desde seu surgimento.

No geral, a espécie pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a um prédio de 10 andares. Ademais, pesa 150 toneladas, porém, existem espécies na natureza que chegaram a 180 toneladas. Apesar disso, a baleia-azul pertence à subordem dos misticetos, assim como dos cetáceos.

Sobretudo, a principal característica envolve o dorso em diferentes tons azuis-acinzentados. Em contrapartida, costuma ter o ventre mais claro, em tons brancos com diferentes texturas. Mais ainda, existem três subespécies distintas correlacionadas com a maior baleia do mundo.

Comumente, se alimentam de pequenos crustáceos como krill, responsáveis por filtrar a água do mar. Além disso, também consomem pequenos peixes e lulas, mas em grande quantidade. A princípio, as baleias-azuis eram abundantes em quase todos os oceanos, mas caçadas que se iniciaram a mais de um século criaram o risco de extinção.

Continua após a publicidade

No entanto, a maior baleia do mundo tornou-se objeto de proteção pela comunidade internacional em 1996. Desse modo, estima-se que existem de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo, monitoradas em cinco agrupamentos diversos. Contudo, esse dado parte de um relatório internacional de 2002, de modo que a estimativa  atual ultrapasse as vinte mil espécies.

Sendo assim, os agrupamentos individuais hoje tem cera de 2000 baleias-azuis. Acima  de tudo, localizam-se a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e índico. Por fim, existem ainda espécies no norte do oceano Atlântico e outros agrupamentos esparsos no Hemisfério Sul.

Fotografia de um exemplar na natureza

Curiosidades sobre a maior baleia do mundo

Em resumo, a baleia-azul apresenta algumas características distintas que também a marcam com maior baleia do mundo. Primeiramente, a coloração do corpo da baleia-azul funciona de forma similar às impressões digitais. Ou seja, são responsáveis pela identificação do indivíduo, mas escurecem com a idade.

Continua após a publicidade

No geral, a baleia-azul possui nadadeiras peitorais e nadadeiras dorsais pequenas, apesar do tamanho gigantesco do animal. Além disso, a nadadeira caudal destaca-se por ser larga, o que é uma característica marcante da espécie. Por outro lado, são animais que vivem sozinhos, em duplas ou trios.

Apesar disso, observa-se grupos maiores quando esses animais estão se alimentando ou em período de reprodução. Curiosamente, a quantidade chega 50 espécies nesses grupos. Desse modo, a maturidade sexual surge por volta dos 10 anos de idade, com uma gestação que dura entre 11 a 12 meses.

Ademais, quando os filhotes nascem eles já apresentam sete metros de comprimento e mais de duas toneladas. Porém, a lactação dura entre seis e oito meses, período em que migram com as mães no oceano. Sobretudo, os animais buscam oceanos em áreas temperadas e mais quentes para reprodução, também diminuindo o risco de competição e aumentando a disponibilidade de comidas.

Geralmente, as baleias-azuis poderem atingir velocidades de até 50 quilômetros por hora por curtos períodos de tempo. Em especial. o fazem quando estão interagindo umas com as outras. Porém, é mais comum que a velocidade em que nadam fique em torno dos 20 quilômetros por hora.

Continua após a publicidade

Por fim, quando se alimentam, elas diminuem sua velocidade de nado para algo em torno dos 5 quilômetros por hora. No entanto, não deixam de impressionar ainda em velocidades reduzidas porque movimentam uma grande massa de água no processo.

Quais são as outras maiores espécies?

Antes de mais nada, em 2006 um agrilcutor na cidade de Matera, ao sul da Itália, identificou resquícios de um fóssil gigante. Nesse sentido, se tratava de vértebras enormes despontando do solo às margens do lago onde ele irrigava suas plantações. Logo em seguida, o paleontólogo italiano Giovanni Bianucci da Universidade de Pisa e sua equipe partiram para investigar esse local.

Como consequência, identificaram que se tratava de fato de um fóssil pertencente a uma baleia-azul. Sobretudo, a pesquisa revelou que o aumento de tamanho da maior baleia do mundo aconteceu de modo gradual. Em resumo, o crescimento natural decorreu de um processo há 4,5 milhões de anos.

Desse modo, o fóssil entrou para a história como o maior já encontrado, porque as análises revelaram ter 26 metros de comprimento. Por fim, conheça outras espécies que competem pelo título de maior baleia do mundo.

Continua após a publicidade

1) Baleia-fin, a segunda maior baleia do mundo

Fotografia de um exemplar na natureza

No geral, a segunda maior baleia do mundo apresenta um corpo alongado. Desse modo, alcança tamanho máximo de 20 metros e um peso de 80 toneladas. Curiosamente, é uma espécie monog}amica e sem local específico de acasalamento.

2) Cachalote

Qual é a maior baleia do mundo? Espécie e curiosidades

Também com tamanho máximo de 20 metros, essa espécie chega a pesar 45 toneladas. Apesar disso, diferentemente da maior baleia do mundo, esses animais possuem dentes. Em contrapartida, os misticetos como a baleia-azul se alimentam ao filtrar a comida através de cerdas dentro da boca.

Continua após a publicidade

3) Baleia-sei

Qual é a maior baleia do mundo? Espécie e curiosidades

Por um lado, existe uma espécie da baleia-sei que chegou a 20 metros de comprimento. Entretanto, é mais comum que essa espécie fique na média entre 12 e 15 metros de comprimento. Ademais, são uma das baleias mais velozes do mundo, porque chegam a nadar 50km/h.

4) Baleia-da-Groenlândia

Qual é a maior baleia do mundo? Espécie e curiosidades

Curiosamente, essa espécie adora água fria, como a da região onde surgem na Groenlândia. Apesar disso, alcançam no máximo 18 metros e chegam a pesar 100 toneladas. Ademais, tem apelido de “cabeça de arco” por causa do formato de sua mandíbula inferior.

Continua após a publicidade

5) Baleia-franca-do-norte

Qual é a maior baleia do mundo? Espécie e curiosidades

Por fim, a última das maiores baleias do mundo nesse top 5 é uma espécie cujo tamanho máximo chega a 18 metros. Porém, pesa surpreendentes 80 toneladas e vive principalmente no oceano Atlântico. Mais ainda, possui uma cabeça que corresponde a um terço do comprimento total de seu corpo.

E aí, conheceu qual é a maior baleia do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você