Curiosidades

Traços de caráter: o formato do seu corpo revela quem você é

De acordo com especialistas, o formato do corpo e expressões podem indicar os traços de caráter de uma pessoa, revelando quem ela realmente é.

De acordo com especialistas, o formato do corpo e suas expressões podem revelar traços de caráter. Ou seja, sua constituição física e características externas, explicam o funcionamento de sua mente. Portanto, revelam quem você realmente é. Em suma, esses traços são previamente esculpidos pelo sistema nervoso.

Através de imagens de quem a pessoa é. E de como seu corpo se parece. Dessa forma, aquilo que a pessoa acredita que ela é, torna-se uma imagem em seu sistema nervoso. Que posteriormente, será expressada em seu corpo através da ação.

Portanto, os especialistas afirmam que os traços de caráter são exatamente os papéis que a pessoa aprende a assumir, ainda quando criança. E assim, permanecendo na vida adulta. Segundo estudos, o caráter representa um padrão típico de comportamento. Que está estabelecido ou estruturado na pessoa.

Ademais, isso acontece a partir da mielinização da medula, no sistema nervoso. Resultando nos traços de caráter. Que definem o formato do corpo. Dessa forma, o corpo estabelece o espaço interno. Ao mesmo tempo, ele atua como elemento de comunicação com o espaço externo.

Em 1933, um dos discípulos de Sigmund Freud, o austríaco Wilhelm Reich, médico e psicanalista. Publicou pela primeira vez os resultados de suas pesquisas sobre caráter. Dessa forma, seus conceitos serviram de base para a análise bioenergética. Uma técnica que analisa os padrões de posturas e atitudes corporais. Como forma de determinar quem a pessoa é.

Traços de caráter: análise bioenergética

Blog O Corpo Explica

É possível entender qualquer pessoa apenas analisando o formato do seu corpo. Pois, o corpo expõe os seus traços de caráter. E assim revelando quem você realmente é. No entanto, vale lembrar que não se trata de linguagem corporal e nem de expressão. Muito menos sobre identificar as emoções da pessoa. Na verdade, é algo mais profundo. Que está gravado nos músculos do formato do rosto, por exemplo. Portanto, a técnica usada para essa análise aprofundada é chamada de bioenergética.

Em suma, a análise bioenergética possui caráter científico. Além de pesquisas de muitos anos com resultados comprovados. Além disso, com essa técnica a pessoa tem a chance de alinhar e restaurar o corpo e a mente. Principalmente, para aqueles que buscam recuperar a capacidade de se expressar emocionalmente. Enfim, com a análise bioenergética a pessoa tem a chance de fazer as pazes entre a mente e o corpo. Podendo, inclusive, acessar a fonte de sintomas físicos.

Para que serve a terapia bioenergética?

V Vale

Segundo especialistas, a técnica permite conhecer a história de cada pessoa. Pois, todas as experiências vividas, o impacto das relações da primeira infância. Além dos traumas físicos e emocionais. São armazenados na forma de padrões de tensão muscular crônica. De acordo com Freud, as situações traumáticas e conflitos vividos na infância ficam gravados no inconsciente. O que levava a pessoa a viver uma vida insatisfatória.

Com a terapia bioenergética o paciente tem a oportunidade de se identificar e de se reconhecer. Mesmo que não possa alterar quem ele é. É possível desenvolver uma autorregulação através do autoconhecimento. Proporcionando uma vida mais equilibrada e saudável.

Enfim, a análise bioenergética tem como objetivo fazer com que o paciente se reencontre com seu corpo. E se abra às relações humanas. Pois, ao identificar os traços de caráter, o seu perfil psicológico em suas manifestações são traçados. Dessa forma, o paciente passa a reconhecer as repetições e o padrão operacional. Então, ele consegue operar e gerenciar sobre suas próprias ações e emoções.

Os cinco traços de caráter

Segundo o médico e psicanalista Wilhelm Reich, existem cinco traços de caráter, que são denominados como:

1 – Esquizoide

Análise Corporal

No geral, esse traço de caráter tem a impressão de desengonçado. Em suma, são pessoas magras, longilíneas, com imobilidade da escápula, imobilidade pélvica, pés fracos e articulações duras. Além disso, possuem a cabeça levemente inclinada. E o corpo dividido em duas partes, superior e inferior. Ademais, racionalizam sentimentos, optam por ficar sozinhos quando estão sofrendo. E exigem ser respeitados pelo jeito racional com que levam a vida. Por fim, precisam de um nível lógico de comunicação, pois são cerebrais e racionais.

2 – Oral

Análise Corporal

Traço de caráter que passa a impressão de fraco e precisando de apoio. Dessa forma, são pessoas arredondadas, que carregam uma falta ou vazio, uma sensação de abandono. Necessitam de afeto e sensibilidade. Pois, são emotivas, choram fácil. Além disso, precisa de alguém que escute ela falar sem parar. Ademais, usam a comida para preencher o vazio que sentem. Quanto ao formato do corpo, tem o peso sobre os calcanhares, costas encurvadas, ombros caídos, cabeça jogada para frente. Além do peito retraído, pernas e joelhos contraídos.

3- Traços de caráter: Masoquista

Análise Corporal

Esse traço de caráter aparenta carregar grande peso, impressão de atarracado. Em suma, são pessoas de composição quadrada, aparentando ter força. Ademais, possuem empatia com os outros, ao ponto de tomar para si o problema ou erro do outro, se responsabilizando. Quanto às tarefas, não costumam delegar e nem dividir e não costumam se abrir. Pois, são desconfiados e demoram para formar vínculos. Além disso, não aceitam traições.

4 – Rígido

Análise Corporal

Pessoas com esse traço de caráter transmitem a impressão de prontidão e agressividade. São pessoas com muita energia, força e disposição física. Ademais, são belos, com curvas nos lugares certos e músculos. Além disso, são muito exigentes consigo mesmo, com os outros e com a vida. Vivem relações triangulares e são extremamente competitivos.

5 – Psicopático

Análise Corporal

Esse traço de caráter possui diferenças entre homens e mulheres. Em homens, aparenta orgulho, raiva ou ameaça. Já em mulheres, transmite a impressão de infantilidade, meninice de extrema sensibilidade. Em suma, nos homens possuem formato de corpo triangular. Onde a parte superior do corpo é inflada com ombros largos e quadris estreitos. Enquanto que as mulheres têm o quadril, pernas e pélvis largas. O peito e os ombros são pequenos. Ademais, são articuladores. E estão sempre esperando por resultados, atentos aos lucros e ganhos. Também são envolventes, sedutores e manipuladores.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Formato dos pés – O que ele conta sobre a sua personalidade.

Fontes: A Análise Corporal; Estado de Minas; Caráter; Folha Vitória;

Imagens: Clínica de Coaching; O Corpo Explica; VVale; Análise Corporal;

Próxima página »

Escolhidas para você