Curiosidades

Como montar árvore de Natal em 4 passos (e qual o dia certo para fazer)

Segundo a tradição cristã, existe um dia certo para montar a árvore de Natal. Descubra qual e aproveite para ver dicas de como fazer.

É só começar o segundo semestre do ano que muita gente começa a fazer contagem regressiva para o final de ano e, claro, para montar a árvore de Natal. Nos comércios, por exemplo, é possível ver os primeiros enfeites sendo pendurados logo no final de outubro e no início de novembro.

Mas, será que existe um dia certo para montar a árvore de Natal e espalhar os efeitos típicos da época pela casa? Ou será que essa é uma escolha livre e aleatória?

Bom, se tratando de sua casa, caro leitor, quem manda é você. No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe realmente um dia “D”, apontado como o ideal para montar a árvore de Natal.

Continua após a publicidade

Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal em casa?

Segundo o cristianismo, por representarem a nascimento de Jesus, os enfeites de Natal devem ser montados aos poucos, começando pelo 4º domingo que antecede o dia 25 de dezembro.

Nesse dia, a Igreja Católica comemora o que é chamando de 1º domingo do Advento, nome dado a esse período período de quatro semanas, iniciado a partir do primeiro dos quatro domingos que antecedem o Natal, destinado à preparação espiritual e à purificação diante da expectativa quanto à vinda do do Messias.

É nesse dia que você deveria começar a montar a árvore de Natal e a começar a decoração, inclusive do presépio, que representa a cena do nascimento de Jesus. O Menino-Jesus, no entanto, não deve ser colocado na manjedoura antes da noite do dia 24 de dezembro.

Continua após a publicidade

A partir disso, dia após dia, até o dia que se comemora o Natal, as pessoas podem ir incrementando a decoração, deixando claro o sentido de que se aproxima uma grande festa.

E para desmontar a árvore? Tem data certa?

Assim como para montar a árvore, a desmontagem desse grande símbolo natalino também tem uma data prevista. Ela e todo o restante dos enfeites devem ser guardados no dia 6 de janeiro.

Esse dia, para os católicos, se comemora o Dia de Reis, que é quando os três reis magos se encontram com Jesus Cristo para presenteá-lo. É só nessa época, um pouquinho antes da desmontagem, que os reis do presépio devem “chegar ao destino”, se aproximando do presépio. Antes disso, o ideal é que eles permaneçam afastados, se aproximando um pouquinho a cada dia.

Continua após a publicidade

Com a chegada dos reis é que as comemorações de Natal devem ser encerradas e sua árvore, claro, delicadamente guardada para o próximo ano.

Anotou direitinho aí? Lembrando, mais uma vez, que as pessoas costumam ter suas próprias tradições sobre a montagem e desmontagem da árvore de dos enfeites de Natal, e todas merecem respeito.

Como montar árvore de Natal em quatro passos

Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal em casa?
Unsplash

Primeiro passo: antes de tudo, você precisa escolher o tema da decoração. Isso porque dependendo da preferência ou do ambiente, a aposta pode ser num estilo mais clássico, mais tradicional com inspiração em referências menos brasileiras (como biscoitos ou bonecos de neve, por exemplo) ou mais infantil.

Segundo passo: com a definição do tema, é hora procurar a árvore ideal. Para montar uma árvore de Natal marcante, você pode buscar pinheiros de verdade, mas as opções artificiais também são eficientes. A altura ideal fica em torno de 1,70m, ou seja, se você tiver uma árvore menor que isso, é interessante que ela fique em cima de um móvel ou suporte.

Continua após a publicidade

Terceiro passo: para começar a montar a árvore de Natal perfeita, aposte em muitas luzes. Antes de colocá-lo na árvore, desenrole todo o circuito. Isso porque o processo ajuda na hora de ir colocando as luzes sobre a decoração. Além disso, o ideal é colocar as luzes na árvore enquanto ela está acesa, para facilitar a observação da distribuição da iluminação. Dessa maneira, o processo começa de cima para baixo, já que uma das extremidades estará em contato com tomada.

Quarto passo: a ideia é começar com as bolas de enfeite, começando com as maiores em baixo e as menores em cima. Em seguida, use a mesma regra para distribuir laços e outros enfeites selecionados. Por último, finalize com um item decorativo na ponta. Nesse caso, as ideias podem variar, sendo comuns o uso de estrelas, laços ou mesmo um Papai Noel, por exemplo.

Agora, falando sobre as tradições e festas de final de ano, não deixe de ler também: Como é a ceia de Natal ao redor do mundo?

Fonte: Gazeta do Povo

Continua após a publicidade

Imagens: Unsplash

Próxima página »

Escolhidas para você