Ciência & Tecnologia

Qual é o material mais duro do universo? [Não é o diamante]

O título de material mais duro do universo pertence a um material em formato de espaguete, descoberto dentro de estrelas de nêutrons.

Se você aprendeu na escola, ou na internet, que o diamante é o material mais resistente que existe, está na hora de descobrir que você acreditou numa falsa verdade. Segundo cientistas americanos, o título de material mais duro do universo pertence ao que chamam de pasta nuclear.

De acordo com o co-autor e físico Charles Horowitz, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, só para se ter ideia da resistência do suposto material mais duro do universo, para cortá-lo é preciso 10 bilhões de vezes mais força que o necessário para quebrar o aço.

Qual é o material material mais duro do universo? [Não é o diamante]
Grafite e diamante: as duas outras fases sólidas do carbono

Do que é feito o material mais duro do universo?

O cientista conta que a massa nuclear se trata de um material extremamente denso, encontrado dentro de estrelas de nêutrons. Ele se forma a partir do material remanescente rico em nêutrons que as estrelas deixam para trás quando morrem.

E, embora ele não seja muito rígido no começo, a pressão extrema com a qual ele é comprimido por causa da força gravitacional acaba o transformando no material mais duro do universo.

Continua após a publicidade

Qual é o material material mais duro do universo? [Não é o diamante]

Por causa dessa força, os núcleos atômicos da massa ficam tão próximos que acabam se fundindo em aglomerados de matéria nuclear, ou seja, em uma mistura super densa de nêutrons e prótons. O mais interessante de tudo é que esses aglomerados se formam de diversas formas, como gotas, tubos e folhas, o que torna a estrutura dessa pasta nuclear muito mais resistente.

Só a título de curiosidade, os pesquisadores chegaram a dar nomes para esses formatos que se associam na estrutura do material mais resistente do universo. Como você vai pode ver na imagem, eles apelidaram essas estruturas de nhoque, espaguete e lasanha. Juntas, elas tornam a pasta cerca de 100 trilhões de vezes mais densa que a água.

Qual é o material material mais duro do universo? [Não é o diamante]
Simulações de massas nucleares nas formas de nhoque, espaguete e lasanha, respectivamente.

Modelos computacionais de pasta nuclear

O problema é que, por se tratar de um material tão extremo, que não é possível estudar esse material em laboratório. A solução encontrada para isso pelos cientistas é utilizar modelos computacionais que simulam o que acontece nesse ambiente tão distante de nosso planeta.

Continua após a publicidade

Qual é o material material mais duro do universo? [Não é o diamante]

Mas, claro, os modelos, apesar de muitas vezes precisos, não servem como evidência científica. Para comprovar a existência, os cientistas pretendem monitorar sinais de ondas gravitacionais de estrelas de nêutrons no espaço, a partir de instalações como o Observatório Avançado de Gravitação de Ondas Gravitacionais, também chamado de LIGO.

Os especialistas apostam  que, se forem reais, as estrelas de nêutrons podem girar mais rapidamente. Essas ondulações, por usa vez, só poderiam ocorrer se a crosta de uma dessas estrelas contar com uma quantidade representativa de material denso na superfície ou dentro da crosta.

Qual é o material material mais duro do universo? [Não é o diamante]

Continua após a publicidade

Por sua vez, crostas mais duras e mais fortes poderiam contar com uma quantidade maior desse material. Isso acabaria produzindo ondas gravitacionais mais expressivas.

Assim, caso as ondas gravitacionais produzidas forem grandes o suficiente para que o LIGO as detectem, os pesquisadores poderão estimar o tamanho esses aglomerados. Caso isso seja possível, eles poderão confirmar que as estrelas de nêutrons contam com esses materiais mais duros no universo em suas crostas.

E então, você tinha imaginado que pudesse existir um material tão resistente assim? Não deixe de comentar!

Agora, falando em mistérios do espaço cideral, não deixe de conferir ainda: 4 efeitos colaterais que os astronautas enfrentam quando voltam à Terra.

Continua após a publicidade

Fontes: Galileu, BBC

Próxima página »

Escolhidas para você