Qual é o país mais velho do mundo?

Não, não é o Japão, nem a China. Apesar de ser uma pergunta é bem difícil de se responder, para saber qual é o país mais velho do mundo é preciso determinar um critério de  e depende muito da forma de classificação.

Na matéria de hoje, por exemplo, você vão conferir quais são os países mais antigos do mundo segundo a data de independência. Ajudaram também nessa classificação, dados recolhidos no The World Factbook, da CIA.

Mas, claro, essa classificação pode ser subjetiva. Até porque deixam de fora países considerados ancestrais de toda a civilização ocidental, como Grécia, Itália, Alemanha e outros países considerados mais jovens, mas que vêem de culturas muito antigas, somatória de várias cidades-estado independentes.

Descubra qual é o país mais velho do mundo:

1. Etiópia

Se não o país mais velho do mundo, a Etiópia está entre os mais antigos que se tem registro. Historiadores estimam que a segunda nação mais populosa da África, e a décima maior em área, seja independente desde o ano 980 a.C.

O país também é considerado um dos sítios de existência humana mais antigos da humanidade e é cotado, potencialmente, como o lugar onde o Homo sapiens se originou.

2. Japão

Independente desde o ano 666 a.C, o Japão conta com séculos de história e de tradição. As duas principais religiões desse país milenar são o shinto (51,82%), e o budismo (34.9%).

Mesmo não sendo o país mais velho do mundo, a nação está entre as que mais conquistaram terras e povos ao redor do mundo.

3. Irã

O início do que hoje conhecemos como Irã data do ano 2800 a.C, na época do reino de Elam. O país, aliás, se trata de uma união de vários império que se originaram na mesma região e que foram unificados pelos povos medos, por volta no ano 625 a.C, quando a nação se tornou a principal referência cultural e política da localidade.

O auge do poder do Irã aconteceu durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, O Grande; em 550 a.C, quando passou a ser considerado um dos maiores impérios que o mundo já viu. Nesse mesmo ano, aliás, o país se tornou independente.

4. China

Outro grande erro das pessoas é imaginar que a China seja o país mais velho do mundo. Muitas dinastias predominantemente imperiais passaram pela história da nação, até que ela se tornou uma república, em 1912. Mas, antes disso, a China já era independente, mais exatamente, desde 221 a.C.

5. Armênia

A Armênia desfrutou de inúmeros períodos de independência, alternados com períodos do submissão aos impérios contemporâneos, mas considera-se que o país seja independente desde 190 a.C. Mas, muito antes disso – por volta de 600 a.C -, o reino da Armênia já estava estabelecido sob a Dinastia orôntida, a qual existiu diversas dinastias até o ano de 428.

Depois de sofrer invasões de vários povos, e enfrentar muitos anos de expansão territorial, a Armênia tornou-se, em 301, o primeiro país oficialmente cristão do mundo.

6. San Marino

Apesar de não ser oficialmente o país mais velho do mundo, San Marino se declara como tal. A data de sua fundação é 3 de setembro de 301, e seu nome homenageia seu fundador, Marinus de Rab.

Hoje em dia, a renda do país vem quase que totalmente do turismo, devido a sua proximidade com o porto de Rimini, no mar Adriático. Outras fontes de renda são os bancos, os produtos eletrônicos e as cerâmicas, além da agropecuária, focada nas vinhas, nos cereais e na criação de ovinos.

7. Sérvia

Independente desde a formação do principado, por volta de 768, o povo sérvio sempre conseguiu manter sua identidade mesmo diante dos vários séculos de ocupação estrangeira, devido à religião ortodoxa e ao alfabeto cirílico, que sempre os diferenciou dos invasores.

E, a despeito da independência, a verdade é que a região sempre esteve sob a influência de diversos impérios, como o Otomano.

 

Fonte: VortexmagUniversia