Curiosidades

Quando e como surgiu o universo? Descubra agora!

Entender como o surgiu o universo exige uma viagem pelo passado e pelos mistérios de cada canto do espaço sideral. Vem com a gente nessa viagem!

A vida é um grande mistério, assim como o ambiente em que ela (ou seja, nós) está inserida. O Planeta Terra é uma circunferência que gira em torno de si mesma e de um astro, o sol, ao mesmo em que um pequeno astro gira em torno dela. Se isso não fosse estranho e enigmático o suficiente, o padrão se repete por toda a extensão do espaço a fora. Acho que no fundo, tudo o que eu quero dizer é que o universo é um grande mistério.

Mas se a pergunta filosófica, “aonde estamos”, já não fosse suficiente para o universo (afinal, o que é o universo e qual o seu propósito?), ainda existe outra que lhe cabe, e procuramos a muito tempo: “de onde viemos”. Sim, qual a origem do universo.

Sinceramente? Não existe uma resposta para essa pergunta. Existem muitas teorias, mas nenhuma certeza. Ainda assim, uma das teorias é a mais aceita (apesar de ainda existir um grupo muito grande de pessoas pelo mundo que ainda acreditam no criacionismo): o Big-Bang. Quer saber um pouco mais sobre a origem do universo? O Segredos do Mundo te conta agora.

Quando e como surgiu o universo?

Quando e como surgiu o universo? Descubra agora!

Continua após a publicidade

Como já disse, quando o assunto é o universo existem muito mais dúvidas do que certezas. Não sabemos ao certo, porém, os cientistas acreditam que o universo exista a pelo menos 15 bilhões de anos. Isso só foi possível depois de uma análise das estrelas, feito pelo telescópio Hubble. Com ele constatamos que as galáxias estão se afastando com o passar do tempo, devido a expansão continua do universo.

Acontece que, se o universo está se expandindo, podemos concluir que no passado as galáxias estavam mais próximas. Isso nos leva a supor, que em um momento inicial toda o universo estava compacto em um único ponto, em temperaturas quase infinitas. Então os cientistas concluem que em algum momento, aconteceu uma grande explosão, que chamamos de Big-Bang. O Big-Bang é o ponto de origem do universo, a 15 bilhões de anos atrás.

Continua após a publicidade

Neste momento, a temperatura começou a diminuir e os átomos como formam a matéria hoje se originaram a partir dos prótons, elétrons e outras partículas.Quando os átomos se agruparam em nuvens de gases, as estrelas e galáxias começaram a surgir.

O que existia antes do Big-Bang?

Quando e como surgiu o universo? Descubra agora!

Continua após a publicidade

Apesar dessa teoria mostrar o momento da origem do universo, ainda ficam milhares de perguntas sem respostas. Nem mesmo com a ciência e tecnologia tão avançada, conseguimos entender o que existia antes do Big-Bang. Atualmente, os estudiosos supõe que nada existia, mas não tem como provar isso e não passa de uma especulação. Além disso, não tem como prevermos o futuro do universo também, apenas confabular.

Você gostou dessa matéria? Então você também pode gostar dessa: Qual é o material mais duro do universo? [Não é o diamante]

Fonte: Só Biologia

Imagem: Fondox El País PHYS ORG

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você