Notícias

Quantas pessoas já morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia?

A pergunta de quantas pessoas já morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia torna-se cada vez mais difícil de responder por falta de dados.

Uma das perguntas mais difíceis de responder dos últimos tempos também é uma das mais feitas. Quantas pessoas já morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia? Dar uma resposta definitiva não está sendo nada simples. Afinal, os governos dos dois países não têm apresentado boletins constantes com os números de mortos. Além disso, poucos dados divulgados até então ganham verificação de forma independente. Contudo, muitos veículos ainda tentam dar um norte em relação à situação.

Até agora, o número de mortos no confronto varia de acordo com diferentes balanços. Morreram 847 civis, incluindo 36 crianças, até a última segunda-feira (21), de acordo com a ONU. Da mesma forma, pelo menos 1,3 mil soldados ucranianos, de acordo com o presidente da Ucrânia, ainda no dia 13, e 2,3 mil civis ucranianos só em Mariupol, segundo o governo ucraniano, no dia 15. Por outro lado, teriam morrido também 498 soldados russos, com base em informações do governo da Rússia, no dia 2 do mesmo mês: os dados, porém, são antigos.

As estatísticas revelam diversos problemas. Antes de mais nada, entidades independentes, como agências humanitárias e outros veículos de comunicação, não conseguem verificar dados. Dessa forma, a informação de 847 civis mortos de uma nota da ONU recebeu a avaliação de ser conservadora demais. Enquanto isso, a Ucrânia apresentou números muito maiores que ainda não receberam verificação. De acordo com a assembleia legislativa de Mariupol, no dia 15, 2,357 civis morreram em bombardeios da cidade.

Tal informação estava publicada no site do jornal ucraniano Kyiv Post. Até então, Mariupol é uma das cidades que mais recebeu ataques da Rússia. O assessor da Presidência da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, afirma que mais de 2,5 mil morreram na cidade. E no dia 16, um teatro na região que abrigava 1000 civis acabou bombardeado.

Continua após a publicidade

Quantas pessoas já morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia?

Capricho

Já o presidente da Ucrânia revelou que mais de 1,3 mil soldados do país haviam morrido até o dia 12. Além disso, muitos relatos de mortes, que incluem crianças, sequer estão nas estatísticas. A regularidade das informações também é um grande problema. Por exemplo, a Rússia não atualiza os dados a respeito de quantos dos seus soldados morreram. O último boletim saiu há quase duas semanas, e relatava a morte de 498 soldados. Mas desde então, fontes ucranianas noticiaram que quatro generais russos de alta patente morreram.

Seja como for, o desencontro de informações, principalmente de fontes rivais, é um grande problema. De acordo com uma autoridade anônima do governo dos EUA, ainda no dia 18, até 10 mil soldados russos teriam morrido. Assim, responder a pergunta de quantas pessoas já morreram na guerra entre Ucrânia e Rússia torna-se cada vez mais delicado.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você