História

Quem é a deusa egípcia Ammit?

A antiga deusa egípcia Ammit (também conhecida como Ammut e Ahemait) era a personificação da retribuição divina e do julgamento dos mortos.

Ammit ou Ammyt, é uma deusa egípcia associada ao ritual fúnebre. Ela era vista como a devoradora de mortos pois era ela quem destruía os corações dos mortos se não defendessem.

Conforme a mitologia egipcía, depois da morte, era preciso ficar diante de Osíris, em um julgamento que levou seu nome, no submundo (também chamado de Duat). Durante esse processo, seu coração era pesado em uma balança que, na outra panela, continha uma pena.

Se a pena pessase mais, isso significava que a pessoa havia sido justa enquanto estava com vida. Se a pena pesasse menos, Ammit o devorava e o morto não podia acessar o Aaru, a versão egípcia do paraíso. Saiba mais sobre ela a seguir!

Quem é Ammit?

Ammit foi descrita como uma criatura com a cabeça de um crocodilo no corpo de um leão e a parte inferior do corpo como a de um hipopótamo. Ela foi mencionada no Papiro de Ani, a versão mais famosa do Livro dos Mortos.

Continua após a publicidade

Durante o julgamento, ela é vista sob a balança, sentada e esperando por corações descartados. Ela também pode ser retratada no Lago de Chamas. Segundo a mitologia egípicia, quando Ammit devorava ​​o coração de algum morto, a vítima perdia seu status imortal e deixava este mundo para sempre.

Mitos em que Ammit aparece

Talvez uma das imagens mais famosas que temos dessa criatura mitológica é o Papiro Hunefer, que data de 1375 a.C. Ele mostra Anúbis pesando o coração de Hunefer na balança de Maat. O deus Thoth, sendo a divindade dos escribas, tomou nota dos resultados do julgamento.

Ammit está sob a balança, com a cabeça erguida, observando os eventos com suas presas prontas para agarrar o coração, se possível. É assim que os egípcios imaginavam os eventos após a morte, uma concepção tão distante dos cultos mais comuns no Ocidente que surpreende pelo detalhe de suas descrições e pelo imaginário envolvido.

Importância na mitologia egípcia

Ammit nunca foi adorada e não era estritamente uma deusa, mas sua imagem pretendia afastar o mal. Ela era a personificação de tudo o que os antigos egípcios temiam e um lembrete para viver de acordo com os princípios de Maat.

Continua após a publicidade

Embora ela fosse mais vista como um demônio, ela era na verdade uma força da ordem. Além disso, cada pessoa tinha pelo menos uma chance de defender sua vida antes de receber a condenação eterna.

Quem é Ammit em Cavaleiro da Lua?

De acordo com o site oficial da Marvel, Ammit é uma deusa da antiga religião egípcia que serve à deusa Ma’at. No submundo, Ma’at julga as almas.

Sempre que uma alma é considerada má ou indigna, Ammit as come, ganhando assim seu apelido de Devoradora dos Mortos. Ela também é fã de criar enigmas e, se respondida incorretamente, bem, você provavelmente pode adivinhar o que ela faz em seguida.

Sua forma física é uma mistura de três animais, com cabeça de crocodilo, crina e patas de leão, manchas de leopardo e um hipopótamo. Basicamente, ela é uma inimiga imponente.

Continua após a publicidade

Fontes: Legião dos Herois, Storyboard, Mitologia

Leia também:

12 principais deuses do Egito, nomes e funções

Hatshepsut: quem é? Origem e história da rainha faraó do Egito Antigo

Continua após a publicidade

Luxor, a “cidade perdida” do Egito Antigo de 3.000 anos

Símbolos egípcios, quais são? 11 elementos presentes no Egito Antigo

Deus Rá, quem é? História do deus do Sol no Egito Antigo

Tumba de Tutancâmon – O incrível tesouro do Egito Antigo e sua maldição

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você