História

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?

Arquimedes foi um matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego cujas descobertas revolucionaram a ciência.

Arquimedes é considerado um dos matemáticos mais brilhantes da história. Ele nasceu por volta de 287 a.C. em Siracusa, na Sicília, que na época era uma colônia da Grécia Antiga. Ele passou seus primeiros anos estudando em Alexandria, que também fazia parte da Grécia Antiga.

Depois de retornar a Siracusa, ele passou seus dias pesquisando e fazendo experiências científicas. Durante esse tempo, ele fez avanços impressionantes em disciplinas como matemática e engenharia. Confira mais sobre ele a seguir.

Descobertas de Arquimedes

Fonte: Pinterest

Acredita-se que ele provavelmente herdou seu amor pela matemática de seu pai, que era um astrônomo. Arquimedes inventou um planetário em miniatura, mas sua principal tarefa era resolver os problemas do rei de Siracusa.

Diz a lenda que o rei temia que o fabricante da coroa real pudesse estar substituindo parte do ouro de suas coroas por um material menos valioso. Com efeito, o rei pediu a Arquimedes para encontrar uma maneira de determinar se as coroas eram 100 por cento de ouro.

Continua após a publicidade

Arquimedes pensou na solução enquanto estava na banheira. Ele supostamente pulou da banheira e correu pelado pelas ruas, gritando: “Eureka! Eureka!

Uma outra lenda conta que o rei Hiero convocou Arquimedes a projetar máquinas de guerra para defender o país contra os romanos que pretendiam invadir. Diz-se que Arquimedes inventou a catapulta, que poderia lançar pedras de 500 libras no inimigo.

Continua após a publicidade

Além disso, ele também inventou garras gigantes que podiam levantar navios de guerra do oceano e esmagá-los. Alguns contos dizem que ele inventou espelhos gigantes que podiam iluminar as velas de navios de guerra com o calor do sol.

Arquimedes fazia figuras onde quer que estivesse, bem como frequentemente trabalhava em problemas na terra, usando um pedaço de pau como um lápis. Quando, os romanos finalmente conseguiram invadir Siracusa, Arquimedes foi morto por um soldado romano.

Continua após a publicidade

10 fatos sobre Arquimedes

1. Não se sabe a data de nascimento de Arquimedes

Fonte: Pinterest

Como não se sabe a data exata de nascimento de Arquimedes, a data de 287 a.C. foi baseada em uma declaração do historiador grego bizantino John Tzetzes. Ele escreveu que Arquimedes viveu 75 anos.

Aliás, Heracleides, amigo de Arquimedes, escreveu sua biografia, mas a obra foi perdida. Há, portanto, poucos detalhes sobre a vida de Arquimedes. Ademais, ninguém sabe se ele era casado ou tinha filhos. Sabe-se apenas que seus colegas de classe eram Conon de Samos e Eratóstenes de Cirene.

2. Ele passou a maior parte de sua vida em Siracusa

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

Arquimedes passou a maior parte de sua vida em Siracusa. Dizem que ele tinha a maior biblioteca do mundo erguida por Ptolomeu Lagides. Havia salas de reuniões e salões de palestras que atraíam estudiosos de todo o mundo.

Algumas de suas obras são bem cuidadas em cópias das cartas que enviou de Siracusa a seu amigo Eratóstenes. Aliás, Eratóstenes agia como o bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.

Continua após a publicidade

Ao contrário de Arquimedes, ele não era egoísta em compartilhar conhecimentos ou informações. Ele foi o primeiro a calcular com precisão o tamanho do nosso planeta.

3. Arquimedes ajudou a explicar como a alavanca funciona

Fonte: Pinterest

Embora Arquimedes não tenha inventado a alavanca, ele ajudou a explicar como ela funciona. Ou seja, ele aplicou seu conhecimento de geometria e física para desenvolver alavancas extremamente poderosas.

Assim, o matemático calculou o comprimento, a força e a posição da alavanca e do ponto de apoio em relação a um objeto sendo levantado. Com efeito, isso levou a métodos revolucionários de construção.

Isso o deixou tão certo sobre os infinitos usos e funções da alavanca, que ele até afirmou que poderia mover a terra usando uma alavanca.

Continua após a publicidade

4. Ele fez uma descoberta enquanto tomava banho

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

Como você leu acima, o Rei Hiero II desafiou Arquimedes a descobrir se uma coroa de ouro feita para um templo era feita de ouro puro ou misturada com prata.

Dessa forma, ele deveria descobrir a pureza desta coroa sem danificá-la. Ao refletir sobre isso enquanto tomava banho. Foi nesse momento que a lâmpada acendeu!

Arquimedes descobriu que havia uma correlação direta entre o transbordamento da água da banheira em relação ao seu corpo imerso. Empolgado com a descoberta, Arquimedes pulou da banheira e correu pelas ruas gritando Eureka, que significa ‘achei’, ‘descobri’.

Assim, os testes foram feitos na coroa e, de fato, o rei estava certo, prata havia sido misturada na coroa. Por este motivo, até hoje sua agora famosa palavra Eureka é usada para expressar grande alegria por novas descobertas.

Continua após a publicidade

5. Sua realização mais famosa é o princípio de Arquimedes

Fonte: Pinterest

O princípio de Arquimedes é uma lei da física na hidrostática. Formulada por Arquimedes, em suma, a lei afirma que um corpo total ou parcialmente imerso na água está sujeito a uma força ascendente, também conhecida como flutuabilidade, que é igual ao peso do fluido que ele desloca.

Este princípio tem várias aplicações, como o densímetro, que determina a gravidade específica dos líquidos. Além disso, é usado no projeto de navios e submarinos, bem como no controle do voo de um balão de ar quente.

6. O valor de pi (3,14) é uma de suas conquistas mais importantes

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

Arquimedes contribuiu muito para o campo da matemática. Ele determinou o valor exato de pi. Portanto, a maioria de suas contribuições foram muito à frente de seu tempo, ele era realmente um gênio.

Assim, a única outra pessoa que entendeu seu trabalho completamente naquela época foi Isaac Newton, cerca de 18 séculos após a morte de Arquimedes. Ele inventou e desenvolveu métodos semelhantes ao cálculo e os usou para encontrar a área de um círculo e uma estimativa precisa do valor de pi.

Continua após a publicidade

7. O parafuso de Arquimedes mudou a forma como as coisas eram feitas

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

O parafuso de Arquimedes foi outra invenção revolucionária em seu tempo. Ele foi capaz de buscar água em níveis baixos até canais para irrigação em fazendas. Esta invenção influenciou Leonardo da Vinci enquanto ele trabalhava no desenvolvimento de máquinas voadoras em funcionamento.

Em suma, o parafuso de Arquimedes é uma lâmina giratória em forma de parafuso dentro de um cilindro. Ele era girado à mão e também podia ser usado para transferir água de um corpo d’água baixo. Esta invenção ainda está em uso hoje, obviamente com melhorias.

8. Suas invenções foram úteis durante a guerra

Fonte: Pinterest

Arquimedes aplicou seu conhecimento matemático para criar máquinas de guerra. Como resultado, isso o tornou uma das pessoas mais famosas da Grécia. Aliás, a Garra de Arquimedes foi usada para defender Siracusa, sua cidade natal, do ataque romano.

Esta máquina tinha um sistema de gancho que levantava e derrubava navios. Quando os romanos atacaram sua cidade, sua máquina afundou vários de seus navios, que os romanos ficaram confusos pois não sabiam o que os atingiu.

Continua após a publicidade

9. A maioria dos escritos de Arquimedes existe por meio de outros autores

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

As obras de Arquimedes foram escritas em grego dórico, um dialeto da antiga Siracusa. No entanto, sua obra escrita original não sobreviveu em comparação com a de Euclides.

Como resultado, os sete de seus tratados que são conhecidos existiram apenas por meio de referências feitas a eles por outros autores. Aliás, um dos autores que fez referência a Arquimedes é Pappus de Alexandria.

Durante o Renascimento, a Editio Princeps (primeira edição) foi publicada em Basel em 1544 por Johann Herwagen com as obras de Arquimedes em grego e latim. Assim, em 1586, Galileu Galilei inventou uma balança hidrostática para pesar metais no ar e na água, inspirado na obra de Arquimedes.

10. Um soldado romano o matou mesmo após ordens de não feri-lo

Quem foi Arquimedes e quais são as suas principais descobertas?
Fonte: Pinterest

Por fim, o comandante romano Marcelo tinha plena consciência da genialidade de Arquimedes. Portanto, ele ordenou que ele fosse preso, mas não deveria ser morto.

Continua após a publicidade

Um soldado romano enviado para buscá-lo ordenou que Arquimedes fosse ao encontro do comandante Marcelo. Arquimedes se recusou, dizendo que precisava terminar de trabalhar em sua fórmula.

Contudo, o soldado ficou furioso com a resposta que atingiu Arquimedes com sua espada. Arquimedes morreu aos 75 anos, trabalhando em uma fórmula matemática.

Então, gostou de saber mais sobre esse prodígio da ciência? Pois, leia também: Máquina de Anticítera – História do computador mais antigo do mundo

Fontes: Toda Matéria, E-biografia, Mundo Educação

Continua após a publicidade

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você