Mundo Animal

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Todos os cães são inteligentes à sua maneira, mas ao escolher uma raça você pode querer uma das mais espertas, brincalhonas e astutas como as dessa lista.

Raças de cachorros inteligentes são mais fáceis de treinar e, portanto, mais comportadas. Isso significa que eles são menos estressantes para você e geralmente são mais felizes consigo mesmos.

Embora as raças inteligentes sejam populares, elas não são necessariamente as mais caras. Cães de resgate disponíveis em abrigos também pode ser muito inteligentes.

Um ponto de atenção aqui, é que essas raças precisam de mais estímulo mental do que outros cães. Você precisará dedicar tempo para se relacionar com eles e exercitá-los diariamente.

Outras maneiras de estimular sua raça de cães inteligentes incluem aulas de adestramento, treinamento de agilidade, brinquedos de quebra-cabeça e passeios em lugares novos. Quer saber de quais cães estamos falando?

Continua após a publicidade

Então, confira abaixo uma lista completa das raças de cães mais inteligentes do mundo e veja qual é a certa para você.

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

1. Boiadeiro-australiano

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Os Boiadeiro-australianos são uma das raças de cachorros mais inteligentes do mundo. Eles são um verdadeiro cão de trabalho, criados para pastorear gado em fazendas do interior. Aliás, seu trabalho árduo levou ao crescimento das indústrias pecuárias australianas.

Eles são cães de grande energia, por isso precisam passear diariamente e receber estímulo mental para evitar que fiquem entediados e se tornem destrutivos.

Continua após a publicidade

A raça é de tamanho médio, musculosa e têm uma pelagem curta que pode ser vermelha ou azul com marcações.

2. Australian Cobberdog

Os Australian Cobberdogs são um dos cães mais inteligentes. Sua inteligência significa que eles aprendem rápido novos comandos e se saem bem no treinamento de obediência.

Eles podem ser treinados para trabalhar como cães de terapia ou assistência. Além disso, o Australian Cobberdog é um Labradoodle de raça pura.

Continua após a publicidade

Essa raça ganhou reconhecimento pela primeira vez em 2021. Eles são um ótimo cão de família por causa do seu bom senso de humor e natureza brincalhona.

Sua pelagem em formato de caracol não cai e possui uma ampla variedade de cores, então eles são adequados para pessoas com alergias a cães. Por fim, esta raça de cães vem em 4 tamanhos – miniatura, médio, grande e extra grande.

3. Tervuren belga (Pastor belga)

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Os Tervurens belgas também são uma das raças de cães mais inteligentes do mundo. Eles foram originalmente criados para pastorear ovelhas, mas agora são servem como cães policiais e cães de guarda.

Continua após a publicidade

Esta raça de cães é leal e protetora. Eles têm um instinto de perseguir, por isso não devem ser uma escolha para famílias com animais de estimação menores, como porquinhos-da-índia ou hamsters.

Eles são uma raça de tamanho médio com pernas longas e orelhas pontudas e se parecem com um pastor alemão.

4. Cão-de-santo-humberto ou Bloodhoun

Os cães-de-santo-humberto Bloodhounds são um dos tipos mais inteligentes do mundo. Aliás, sua inteligência e forte olfato os tornam um excelente cão farejador.

Continua após a publicidade

Desse modo, eles são um verdadeiro cão de caça que pode ser treinado para rastrear animais selvagens. Apesar de seu tamanho grande, os Bloodhounds de estimação são amigáveis ​​e podem ser muito gentis.

Eles exigem muito exercício diário e não são adequados para morar em um apartamento. Além disso, eles têm uma vida curta, geralmente vivendo apenas 10 anos. Por fim, eles têm uma pele solta distinta com olhos e orelhas caídas. A cor de sua pelagem é geralmente marrom com manchas pretas.

5. Border Collie

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

O border collie é certamente uma das raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Eles foram criados para pastorear gado, então adoram correr e aprender novos comandos.

Continua após a publicidade

Border collies são ótimos animais de estimação para a família e são muito afetuosos. No entanto, eles também precisam de muitos exercícios diários e estimulação mental.

A raça é recomendada para pessoas com quintais maiores, pois os border collies são cães de tamanho médio. Eles podem ter uma pelagem áspera ou lisa, geralmente preta e branca, mas também pode ser vermelha, cinza ou tricolor.

6. Dobermann Pinscher

O Doberman Pinscher possui inteligência e natureza destemida o que o torna um excelente cão de guarda. Eles se relacionam intimamente com seus donos. Esses cães possuem um corpo grande e esbelto por isso, exigem treinamento e socialização regulares para evitar qualquer comportamento agressivo.

Continua após a publicidade

Seu grande tamanho os torna inadequados para famílias com crianças pequenas. Ademais, eles têm uma cauda fina e orelhas pontudas. Sua pelagem curta é preta e bronzeada.

7. Springer Spaniel Inglês

O Springer spaniel inglês é uma das raças de cachorros mais inteligentes do mundo. Eles foram criados para caçar, o que significa que eles treinam com bastante facilidade. Esses cachorros também podem ser ensinados a trabalhar como cães farejadores.

Além disso, são indicados para donos que podem dedicar tempo diariamente para se exercitar e brincar com eles. Por fim, são uma raça de cães médios com uma pelagem grossa e orelhas longas e caídas.

Continua após a publicidade

8. Pastor alemão

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Os pastores alemães são inteligentes e têm a capacidade de aprender muitos novos truques e comandos. São famosos por executarem vários trabalhos, como cães policiais, cães farejadores, segurança, busca e salvamento, cães de terapia e pastoreio.

Eles são capazes de trabalhar em ambientes agitados e estressantes, incluindo aeroportos e bases militares. Os pastores alemães são gigantes gentis e adoram estar na companhia de humanos. Contudo, também precisam de exercícios diários e interação humana para mantê-los felizes.

Eles também perdem muito pelo, então precisam de escovação regular. São uma raça grande com cauda longa e orelhas pontudas e expressivas, ademais sua pelagem dupla possui uma mistura das cores preto e dourado.

Continua após a publicidade

9. Golden retriever

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Golden retrievers são um dos cães de família mais populares no mundo, pois eles são uma das raças de cães mais inteligentes e leais.

Continua após a publicidade

Eles foram originalmente criados na Escócia para participar do jogo de tiro para caçadores. Portanto, eles são muito espertos e brincalhões, então alguns demoram mais do que outras raças para superar seus anos de filhote. Sua pelagem macia e dourada requer escovação diária.

10. Labrador retriever

Continua após a publicidade

Labrador Retrievers são cães inteligentes que aprendem comandos com facilidade. Dessa forma, eles podem ser treinados para trabalhar como cães-guia, cães de terapia ou para auxiliar na busca e resgate.

Eles podem ser propensos a comer demais e ganhar peso, portanto, portanto, se você possui um pet dessa raça, certifique-se de alimentá-los com uma dieta equilibrada e exercitá-los regularmente.

Essa raça de cães tem um corpo de tamanho médio e uma pelagem curta que vem em amarelo, chocolate ou preto.

11. Lakeland Terrier

Continua após a publicidade

Os Lakeland Terriers foram criados para proteger as ovelhas das raposas, tornando-os rápidos para treinar e confiantes em caçadas. Sua inteligência significa que eles ficam entediados facilmente, então precisam de estimulação mental diária.

Esta raça solta muito pouco pelo, mas precisa de escovação regular para evitar emaranhados. Eles têm muita energia, contudo são muito dóceis e brincalhões, tornando-os adequados para famílias com crianças.

Além disso, essa raça de tamanho médio possui pernas longas e um rosto quadrado. Sua pelagem é rija na parte superior, mas macia por baixo e vem em uma variedade de cores diferentes.

12. Schnauzer

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Continua após a publicidade

Schnauzers são cachorros altamente inteligentes. Dessa forma, eles se destacam no treinamento de obediência e têm um bom desempenho em exposições de cães. Eles foram originalmente criados para pegar ratos, então são muito curiosos e alertas.

Eles podem ser muito independentes, então você precisará garantir que eles saibam que você está no comando. Ademais, esses cães têm uma personalidade ousada e são propensos a latir excessivamente.

13. Papillon

Apesar de seu pequeno tamanho, os Papillon são muito inteligentes. Esta raça toy adora aprender novos truques e se sai bem em obediência e agilidade.

Continua após a publicidade

Os Papillons são ótimos animais de estimação para a família, pois são inteligentes, alertas e brincalhões. Contudo, eles não são uma boa opção para famílias com crianças pequenas, pois são minúsculos e podem ser facilmente feridos por manuseio brusco.

14. Pembroke Welsh Corgi

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Os Welsh Corgis Pembroke foram originalmente criados no País de Gales para pastorear gado. Sua inteligência os tornava fáceis para os fazendeiros treinarem e seu pequeno tamanho permitia que eles beliscassem os calcanhares do gado.

Apesar de seu pequeno tamanho, eles são uma raça resistente e são adequados para famílias com crianças. Eles são propensos à obesidade, então certifique-se de exercitar regularmente seu corgi de estimação.

Continua após a publicidade

Corgis têm pernas curtas e um corpo longo. Ademais, eles têm orelhas de morcego distintas que lhes dão uma aparência adorável.

15. Poodles

Poodles são uma das raças de cachorros mais inteligentes do mundo. Eles foram originalmente criados para caçar, principalmente para recuperar a caça da água para seus donos.

Isso significa que eles são inteligentes e treinam bem. Seu pelo cai muito pouco, então eles são a escolha ideal para quem sofre de alergias. No entanto, eles exigem cuidados regulares.

Continua após a publicidade

16. Rottweiler

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Rottweilers foram criados para serem pastores de gado e nos tempos modernos são treinados como cães de guarda.

Sua natureza inteligente os torna fáceis de treinar e são muito leais aos seus donos. Carinhosamente conhecido como rotties, esta raça de cães pode ser calma e afetuosa se houver treinamento e paciência.

Além disso, são muito fortes e robustos e, portanto, não são boa escolha para famílias com crianças pequenas. Eles têm pêlos pretos e castanhos, orelhas caídas e características faciais expressivas.

Continua após a publicidade

17. Pastor de Shetland

A raça Shetland é inteligente e tem a capacidade de aprender rápido muitos novos truques e comandos. Como o próprio nome sugere, eles foram originalmente criados para pastorear ovelhas e, portanto, treinam bem.

Carinhosamente conhecido como shelties, o cão pastor de Shetland é altamente afetuoso. Eles exigem companhia humana e muito exercício, portanto, prosperam em agilidade.

Um cão pastor de Shetland tem uma aparência semelhante a um bordier collie, mas são muito menores. Eles têm uma pelagem grossa e reta que geralmente é uma mistura de branco, preto e castanho.

Continua após a publicidade

18. Terrier de Tenterfield

Os Terriers de Tenterfield são inteligentes e confiantes. Com efeito, um bom treinamento pode fazê-lo seguir muitos comandos e se sair bem em competições de agilidade.

Todavia, esta raça pode ser bastante teimosa, então você precisará praticar regularmente treinamento de obediência com seu animal de estimação. Eles são uma raça pequena com pernas longas e um corpo magro. Ademais, têm uma pelagem curta que é geralmente branca com manchas multicores.

19. Husky Siberiano

Continua após a publicidade

O Husky também foi criado para trabalhar para humanos. Como o seu trabalho é muitas vezes guiado de forma mais independente do que as raças desportivas e de pastoreio, torna o treino mais difícil com este cão, apesar dele ser um dos mais inteligentes do mundo.

20. São Bernardo

20 raças de cachorros mais inteligentes do mundo

Por fim, embora sejam famosos por serem grandes batatas de sofá, São Bernardo originalmente ajudava a resgatar turistas que se perdiam nos Alpes suíços. A criação para o trabalho de resgate é o motivo pelo qual eles geralmente são muito dóceis e gostam de trabalhar com pessoas.

Então, gostou de saber mais sobre os dogs mais inteligentes do planeta? Pois, leia também: 40 curiosidades incríveis sobre os leões

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você