Curiosidades

Recorde: 2018 foi um dos anos mais quentes da história

Segundo relatórios do NASA, 2018 foi um dos anos mais quentes da história, ficando em quarto lugar no ranking. Entenda mais!

Atualizado em 12/02/2019
Por Toni Nascimento

Em 1980, a Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA, e a Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos EUA, a NOAA, começaram a registrar o nível de calor anual no mundo. A média se manteve no padrão até o inicio do século 21. O ano de 2015, que ganhou o titulo de ano mais quente já registrado. O fenômeno se repetiu em 2016 – ano mais quente da história já registrado até o momento, muito em consequência do El Niño – e 2017.

Nove dos dez invernos mais quentes ocorreram desde 2005, logo no inicio do novo milênio, e cinco dos anos mais quentes registrados ocorreram nos últimos cinco anos, desde 2014. Um novo relatório saiu, e colocou 2018 entre um dos anos mais quentes já documentados.

2018: um dos anos mais quentes

Ano de 2018 foi um dos anos mais quentes da história

O ano de 2018 entrou em quarto lugar na lista dos mais quentes da história. Além do relatório anual da NASA e da NOAA, o calor acima do normal também foi indentificado por outras instituições, como o Met Office do Reino Unido e a Organização Meteorológica Mundial.

“A principal mensagem é que o planeta está aquecendo. E nossa compreensão do por que essas tendências estão ocorrendo também é muito robusta. É por causa dos gases de efeito estufa que colocamos na atmosfera nos últimos 100 anos”. disse Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, em uma entrevista coletiva.

O ano de 2018 foi tão quente, que as temperaturas globais da superfície terrestre e oceânica estavam 0,79 graus Celsius acima da média do século 20. Os países mais afetados pelo calor são grande parte da Europa, Mediterrâneo, Oriente Médio, Nova Zelândia e Rússia, bem como em partes dos oceanos Atlântico e Pacífico Ocidental. Mas, sem dúvida, o mais afetado é o Ártico, que está aquecendo duas vezes mais rápido que a média global.

Desastres naturais

Ano de 2018 foi um dos anos mais quentes da história

Também tem se notado um grande aumento de desastres naturais pelo mundo, que acontecem com cada vez mais frequência. Os EUA teve em 2018, seu terceiro ano mais chuvoso da história, chegando a chover ininterruptamente e com certa força por 24 horas em certas regiões.

Enquanto isso, outras área do país, sofreram intensamente com uma seca forte. Além disso, incêndios gigantescos, furacões, terremotos e tsunames também marcaram o ano passado pelo mundo.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que é uma tempestade solar [e como ela afeta a Terra]?

Fonte: Hypescience

Imagem: Alô Paraná Paraná em Foco

Próxima página »

Escolhidas para você