Remédios para a afta – Dicas caseiras para aliviar os sintomas

Estomatite aftosa são pequenas feridas inflamadas que aparecem na boca e causam dor e desconforto. Por isso, conheça alguns remédios para a afta.

As aftas, também chamadas de estomatite aftosa, consistem em pequenas úlceras dolorosas que aparecem na língua, lábios ou garganta. Ademais, a afta é um problema que assola cerca de 20% da população, cujos sintomas duram entre sete a dez dias. Certamente que elas provocam bastante desconforto. Por isso, recorrer a remédios para a afta é a melhor solução.

Geralmente, essa estomatite aftosa é provocada por consumo excessivo de alimentos ácidos. Por exemplo, frutas ácidas como o abacaxi e a laranja. Além disso, o estresse, deficiência nutricional, insuficiência hormonal, alergias, trauma local e imunidade baixa também podem ocasionar aftas.

Em síntese, para aliviar esse incômodo é recomendado o uso de pomadas com propriedades antissépticas, anti-inflamatórios ou cicatrizantes. Por outro lado, também podem ser utilizados medicamentos com corticoides, analgésicos ou anestésicos. No entanto, é imprescindível recorrer a um atendimento médico antes de se automedicar com remédios fortes.

Remédios para a afta: O Bicarbonato funciona mesmo?

Ativo Saúde

O bicarbonato de sódio é eficiente para diminuir o pH da saliva e aliviar os incômodos da lesão. Entretanto, não faz parte dos melhores remédios para a afta. Pois, ao inserir a substância diretamente na afta pode acarretar grandes consequências. Por exemplo, dor, ardência e tornar a ferida ainda mais séria. Desse modo, a melhor forma para utilizá-lo é o dissolvendo na água para realizar um bochecho.

Remédios para a afta

1 – Protetores tópicos

Catraca Livre

Os protetores tópicos são excelentes remédios para a afta. Logo, eles podem ser em forma de gel ou spray. Ademais, ao serem aplicados, desenvolvem uma espécie de película protetora, que protege a região afetada. Diante disso, diminui a ficção e possibilita o alívio temporário da dor.

2 – Anestésicos locais

Gazeta do Povo

Os anestésicos funcionam aliviando durante um tempo as dores provocadas pela estomatite aftosa. Ademais, alguns exemplos de remédios com anestésicos locais na composição são: Aftliv, Hexomedine, Bismu Jet e Amidalin, por exemplo.

3 – Antissépticos

Ativo Saúde

Realizar bochechos com enxaguantes orais ou inserir no local um gel antisséptico contribuem para a prevenção de uma possível infecção na região. Por exemplo, os produtos Perioxidin e Antisséptico Bucal da Oral-B, que apresentam antissépticos em sua composição.

4 – Corticoides tópicos

Ativo Saúde

Em caso de ocorrer uma afta maior e mais dolorosa, que dure por muito tempo, pode ter o caso de precisar utilizar corticoides tópicos. Por exemplo, triancinolona, clobetasol ou fluocinolona. Entretanto, nesses casos é extremamente importante ter uma recomendação médica antes de começar a usar.

5 – Sucralfato

Tua Saúde

A solução de sucralfato também pode ser um dos remédios para a afta. Pois, ela possui ação protetora, reduzindo a dor e cicatrizando melhor a ferida. Ademais, o sucralfato é comercializado com o nome de Sucrafilm.

Remédios para a afta: Caseiros

1 – Chá preto

Barão Erva Mate

Colocar um saquinho de chá preto sobre a afta pode servir como um dos melhores remédios para a afta. Logo, ele serve para aliviar a dor e o desconforto. Pois, o chá preto apresenta taninos, uma substância adstringente que eliminam resíduos e sujeiras. Em suma, para realizar a aplicação correta, é necessário preparar o chá colocando 1 sachê dele em uma xícara de água fervente e deixar repousar. Em seguida, ao estar morno, aplique o sachê diretamente sobre a afta e deixe por alguns minutos.

2 – Remédios para a afta: Sal e água

MD Saúde

Dentre os remédios para a afta, temos a mistura de sal e água. Isto é, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e realize bochechos. Ademais, repita esse procedimento três vezes ao dia. Dessa maneira, irá eliminar todas as bactérias do local e acelerar a cicatrização. Pois, o sal apresenta propriedades cicatrizantes e ação bactericida.

3 – Cravo-da-índia

Ativo Saúde

Utilizar o cravo-da-índia como um dos remédios para a afta é simples. Assim sendo, basta apenas mascar um cravo-da-índia. Pois, ele apresenta propriedades antissépticas e analgésicas, que mantém a afta limpa, auxiliando na cicatrização e aliviando a dor.

4 – Leite de magnésia

Pinterest

O leite de magnésia pode ser utilizado como um dos remédios para a afta através do gargarejo. Ou seja, você deve misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e fazer os gargarejos. Dessa forma, irá proteger a lesão de bactérias e acelerará a cicatrização.

5 – Iogurte Natural

Segredos do Mundo

Ingerir uma porção de iogurte com o probiótico bifidus ajuda a melhorar o intestino. Consequentemente, fortalecendo as defesas naturais do organismo. Isto é, diminui a acidez do estômago e da boca, amenizando o surgimento da estomatite aftosa.

6 – Remédios para a afta: Mel

Segredos do Mundo

O mel funciona como um remédio caseiro para as aftas. Pois, se trata de um excelente antisséptico, que hidrata a boca e alivia dores e desconforto. Em suma, é preciso aplicar uma pequena quantidade sobre a afta e repetir algumas vezes ao dia, quando sentir muito desconforto.

Em suma, todas essas dicas de remédios para a afta vão ajudar aliviar a dor e o incômodo que ela pode causar. No entanto, caso os sintomas prevaleçam, procure por orientação médica.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Como a afta se forma e como curá-la?

Fontes: Tua Saúde, Sorrisologia, Ecycle

Imagens: MD Saúde, Ativo Saúde, Catraca Livre, Gazeta do Povo, Barão Erva e Mate, Pinterest, Segredos do Mundo

Outras postagens