Curiosidades

Respirar pela boca – Quais são os problemas que a prática pode causar?

Respirar pela boca pode não causar a morte de uma pessoa. Entretanto, principalmente a longo prazo, pode desencadear vários problemas.

Respirar pela boca é bastante comum, principalmente quando nosso nariz está entupido. Entretanto, essa prática pode trazer alguns malefícios para o corpo.

Enfim, antes de falar sobre os danos, vamos voltar um pouco no assunto. O que acontece é que alguns indivíduos podem ter algum tipo de alteração no trato respiratório.

E essa alteração pode acabar trazendo uma dificuldade de fazer com que o ar passe de forma correta pelas vias nasais.

Por exemplo, o desvio de septo pode ser uma alteração. Outro exemplo é uma gripe ou uma sinusite que acaba trazendo a passagem incorreta de ar como consequência.

Continua após a publicidade

Respirar pela boca

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Noticiasaominuto

Primeiramente é válido citar que respirar pela boca não faz com que o indivíduo corra risco de morte. Até porque ao fazer isso o ar continuando entrando nos pulmões. Entretanto, respirar pela boca pode trazer danos se o hábito for mantido durante muitos anos.

Por exemplo, a anatomia do rosto da pessoa pode mudar. Principalmente a posição dos lábios, da língua e até da cabeça. Além disso, pode causar uma dificuldade de se concentrar. Isso porque o oxigênio no cérebro será reduzido. Por fim, por falta de saliva também pode causar problemas nas gengivas e cáries.

Continua após a publicidade

Efeitos de respirar pela boca nas crianças

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Opas

Quando uma criança tem o costume de respirar pela boca é provável que ela sofra ainda mais com as consequências. Por exemplo, respirar mal pode acabar trazendo noites mal dormidas e isso acaba acarretando uma alteração na produção hormonal.

Ou seja, respirar pela boca pode prejudicar o crescimento das crianças, além de aumentar a produção de urina. Isso pode acabar causando o famoso xixi na cama, conhecido  pelos médicos como enurese noturna. Por fim, a respiração pela boca também pode afetar na formação do rosto.

Continua após a publicidade

Portanto, essas crianças podem acabar tendo o formato do rosto e o posicionamento dos dentes afetados devido a mudança no fluxo natural de ar. Elas podem ter o rosto longo, com os ossos menos definidos. Além disso, a mandíbula pode ficar pequena e o sorriso torto.

Por que isso acontece?

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Amim

Como dito anteriormente, é comum ver pessoas respirando pela boca por causa de um resfriado, uma alergia ou em qualquer caso em que haja acúmulo de secreções que acabam impedindo a respiração pelo nariz. Contudo, na maioria dos casos as pessoas voltam a respirar normal após o problema ser sanado.

Por outro lado, há outros problemas mais sérios que podem levar uma pessoa a respirar pela boca. Como por exemplo:

  • Desvio de septo nasal
  • Presença de pólipos nasais
  • Aumento das amígdalas e das adenoides
  • Alteração no processo de desenvolvimento ósseo
  • Alterações no formato do nariz ou do maxilar
  • E por fim, presença de tumores.

Sintomas que aparecem ao respirar pela boca

Respirar pela boca pode trazer alguns problemas para as pessoas que praticam esse hábito de forma contínua. E esses problemas podem ser ainda maiores nas crianças, pois afeta até o seu crescimento, além de dificuldade a concentração. São sintomas:

Continua após a publicidade

Infecções das vias aéreas

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Goldencross

Quando nós respiramos pelo nariz, o ar passa por todo um processo antes de chegar aos pulmões. Ele é filtrado, aquecido e umidificado. Tudo isso para que não haja a chance de bactérias e germes irem para nossos pulmões. Contudo, esse processo não acontece quando se respira pela boca.

Ou seja, a entrada de micro-organismos no corpo fica facilitada, aumentando o risco constante de problemas na nossa saúde. Como por exemplo, infecções na garganta, amígdalas, ouvidos e etc.

Ronco

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Suryadental

O ronco acontece devido a uma obstrução nasal ou pelo crescimento da amígdala e da base da língua. Enfim, seja qual for o caso, as pessoas que costumam roncar acabam deixando a boca aberta para respirar melhor. Mas o problema é que o ronco pode trazer consequências.

As crianças que têm entre 2 e 7 anos podem ter alterações durante o desenvolvimento dos ossos da face e do crânio. Além disso, com o passar do tempo também podem ter a arcada dentária estreita, céu da boca alto e ovalado, queixo retraído e dentes tortos.

Continua após a publicidade

Enfim, para os adolescentes e adultos os danos são sonos fragmentado, muito sono durante o dia, queda na produtividade e na qualidade de vida.

Inchaço Abdominal

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Catracalivre

Ao respirar pela boca as pessoas acabam engolindo mais ar do que o normal. Isso faz com que gases se acumulem no intestino e no estômago, distendendo as víseras. Como consequência, o indíviduo acaba sentindo um desconforto, e às vezes dor, na região do abdômen.

Além disso, se a pessoa não busca por ajuda médica, pode acabar sofrendo com a síndrome do intestino irritável. Ou seja, alterações no hábito intestinal e dor crônica no abdômen.

Apneia

Respirar pela boca - Quais são os problemas que a prática pode causar?
Fonte: Uol

A apneia é muito confundida com o ronco. Entretanto esse problema ocorre quando a pessoa para de respirar durante o sono devido a uma obstrução na faringe. Enfim, esse problema é bastante comum quando se respira pela boca.

Continua após a publicidade

A longo prazo, uma pessoa que tem apnéia pode desenvolver outros problemas. Como por exemplo, diabetes, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial sistêmica e mais. Sem falar que piora a qualidade de vida e de sono, podendo trazer danos no dia a dia.

Respirar pela boca pode causar dor nas costas

Fonte: Dasa

Todo o nosso corpo está conectado. Portanto, uma má oclusão dentária pode ser o motivo de uma pessoa respirar pela boca. Contudo, com os dentes desalinhados, toda a musculatura da mandíbula, do pescoço e das costas acabam sofrendo uma pressão maior.

Por outro lado, uma pessoa que respira pela boca também muda a sua postura de forma inconsciente. Ou seja, ela projeta a cabeça um pouco mais para frente, com o intuito de facilitar na hora de puxar o ar. Isso acaba forçando todos os músculos das costas, pescoço e mandíbula também.

Enfim, a longo prazo a pessoa pode acabar sofrendo com problemas na postura, dor nas costas, nos joelhos e também nos pés.

Continua após a publicidade

Bronquite piorada

Fonte: Tuasaude

A bronquite é uma uma inflamação dos brônquios. Por sua vez, os brônquios são os canais que levam o oxigênio até o nosso pulmão. Contudo, quando a pessoa está com a vias nasais obstruídas, o ar que o corpo recebe vem da boca. E como dito anteriormente, respirar pela boca não filtra o ar.

Ou seja, o ar que chega ao pulmão está sujo, frio e seco. Mas, por causa da bronquite, esse pulmão já está inflamado. Resultado: o quadro de bronquite se agrava, podendo até mesmo tornar a doença crônica.

Outros problemas causados por respirar pela boca

Fonte: Youtube
  • Acúmulo excessivo de saliva;
  • Lábios afastados com frequência;
  • Lábio inferior flácido;
  • Mau hálito;
  • Diminuição do olfato e do paladar;
  • Maior cansaço durante a realização de atividade física;
  • Tosse seca;
  • Falta de ar;
  • Muitas pausas durante uma refeição.

Tratamento para parar de respirar pela boca

Fonte: Rimedualc

Primeiramente é necessário tratar o motivo que levou o indivíduo a começar a respirar pela boca. Contudo, todo o processo envolve vários profissionais. Ou seja, é necessário a ajuda de um dentista, um fonaudiólogo e, claro, de um médico.

Caso o problema tenha ligação com alterações nas vias respirátorias – como o desvio de septo, por exemplo – pode ser que uma cirurgia seja necessária inicialmente. Em seguida o ar vai voltar a passar de forma normal pelo nariz. Contudo, tem pessoas que respiram pela boca apenas por hábito.

Continua após a publicidade

Nesses casos, é necessário descobrir o motivo que está causando esse hábito. Se for por causa de ansiedade ou estresse, um psicólogo também será importante para ajudar no tratamento.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Tosse com catarro – Causas, tratamento e quando buscar ajuda

Imagens: Vitaclass, Noticiasaominuto, Opas, Amim, Goldencross, Suryadental, Catracalivre, Uol, Dasa, Tuasaude, Youtube e Rimedualc

Fontes: Compass3d, Tuasaude e Uol

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você