Veja como fica o pulmão de um fumante depois de 20 cigarros

Você fuma? Por mais que todo mundo saiba o quanto o tabagismo é prejudicial ao organismo, e em especial ao pulmão, a quantidade de pessoas que ainda mantém esse vício é impressionante. Tanto que a nicotina é considerada a droga mais viciante do mundo, sabia?

Mas, como você sabe, o problema não está somente na poluição que os cigarros trazem ao meio ambiente e ao seu corpo. Além de inúmeras doenças e consequências negativas que esse hábito pode trazer aos que fumam, a verdade é que a cada cigarro fumado o tempo de vida das pessoas diminui. E isso nós já mostramos nessa outra matéria.

Aliás, a expectativa de vida de um fumante, de forma geral, é quase 7 anos menor que a de um não fumante. Sabia disso?

Smoking Woman

Imagens fortes

Embora os números relacionados ao problema sejam realmente impressionantes, a verdade é que quem gosta de fumar dificilmente se deixa impressionar pela estatística. No entanto, não há nada melhor para chocar que imagens reais, não é verdade?

1

É por isso que selecionamos hoje um vídeo bastante impactante que mostra a diferença entre um pulmão que sofre efeito de cigarros e outro que é completamente saudável. A publicação original das imagens, aliás, foi feita no perfil da U.S National Institutes of Health’s National Library of Medicine (NIH/NLM), no perfil do Facebook.

Como você vai ver, as imagens fortes, então o conselho para as pessoas sensível é simples: pare por aqui. Não dê play no vídeo!

Pulmão fumante x pulmão saudável

No entanto, se você não tiver problemas com essas coisas, fique atento porque o vídeo é muito interessante e mostra o estado em que o pulmão humano fica, por dentro e por fora, após absorver a fumaça de 20 cigarros consecutivos. Tenso, não?

4

Para conseguir recriar essa realidade ao espectador, o médico coloca o órgão dentro de uma caixa de vidro, por onde a fumaça de 20 cigarros, um atrás do outro, é levada ao pulmão por meio de um tubo. Depois, para ressaltar o poder destrutivo da nicotina, a aparência externa e interna do órgão é comparada com a de um pulmão saudável, de alguém não fumante.

Veja como fica o pulmão de um fumante depois de 20 cigarros:

Viu como é impactante o resultado? A gente espera que você pense bastante, de agora em diante, quanto sentir vontade de fumar outro cigarro.

Mas, claro, o tabagismo não é o único grande vilão de nossa saúde e isso você confere nessa outra matéria: Comer salsicha faz você perder 15 minutos de vida, segundo a Ciência.

Fonte: Exame