Quem nunca sofreu com uma ressaca de matar? De vez em quando exageramos na dose e acabamos por beber além da conta. No momento em que o álcool está fazendo efeito, tudo é festa.
Todas as pessoas estão mais divertidas e você se sente mais solto, livre e até alegre. Mas de repente você capota e dorme como um bebê. No outro dia, você tem a sensação de que é o sue último dia vivo.
A ressaca é brava e vem depois que o efeito da bebida alcoólica passa. Ela acontece em consequência da desidratação do organismo provocado pelo álcool. Outro motivo é o excesso de trabalho que o fígado tem para eliminar o álcool do sangue.
Todo mundo sabe como é uma ressaca, porém, listamos os principais sintomas para você mesmo assim. Eles são:
- Dor de cabeça forte;
- Dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz;
- Enjoo e vômito;
- Mal-estar geral;
- Dores no corpo;
- Dor de estômago;
- Boca seca e muita sede;
- Falta de apetite;
- Não se lembra do que aconteceu na noite anterior.
A intensidade dos sintomas vai depender da quantidade de álcool que a pessoa consumiu.
Como evitar a ressaca?
Você já sabe que a ressaca é uma consequência da desidratação, por isso, mantenha-se hidratado enquanto bebe e vai ficar tudo bem. O ideal é que você beba um copo de água para cada copo de álcool que ingerir. Uma boa dica é beber água saborizada nesses intervalos.
Outra dica para evitar a ressaca é tomar carvão ativado antes de ingerir a bebida alcoólica, pois isso dificulta a absorção do álcool no organismo.
Mas é bom salientar que nenhuma dessas dicas será útil se você usa-las para beber uma quantidade absurda de álcool, uma vez que o consumo excessivo de álcool pode levar a problemas mais sérios de saúde.
Como curar a ressaca?
Existem formas para você conseguir curar a ressaca mais rápido. Elas são:
- Beber sucos de fruta, bebidas doces ou mel;
- Tomar soro caseiro para se reidratar mais rápido;
- Dormir um pouco mais que o costume;
- Tomar remédios para ressaca como Epocler, Engov ou Alka-Seltzer;
- Comer alimentos ricos em vitamina C e diuréticos como morango, laranja, ou abacaxi por exemplo, que reforçam o sistema imune e ajudam o organismo eliminar toxinas e a se recuperar da intoxicação.
E então, acha que dá para evitar uma próxima ressaca depois de tanta informação sobre o assunto?
Agora, falando em bebedeira, se você for adepto a esse tipo de passa-tempo, talvez deva conferir esse outro post antes de chutar o balde de novo: 5 efeitos colaterais do álcool que ninguém comenta.
Fonte: Tua Saúde
Imagem: Tri Curioso Tua Saúde
Um comentário em “Ressaca, os motivos, os sintomas e como nunca mais ter uma ressaca”