Curiosidades

Ressurreição, o que é? Origem e significado da palavra

A ressurreição, ou ressuscitar, é um termo cuja origem vem do latim, que significa se erguer ou levantar. Para o português é voltar a vida.

A ressurreição ou ressuscitar é o nome dado ao processo onde uma pessoa recupera a vida que tinha antes de morrer, ou seja, depois de morto ela volta a viver. Ademais, o termo ressurreição foi amplamente usado ao longo da história, principalmente no âmbito religioso. Cuja origem é proveniente do vocábulo latino ‘resurrectio’, dessa forma, ressuscitar é o mesmo que reviver.

No entanto, a ressurreição está ligada a uma questão de fé, pois, para a ciência a morte é considerada irreversível. Portanto, para os cristãos, a ressurreição está associada aos relatos contidos na Bíblia relacionados à trajetória de Jesus Cristo. De acordo com a Bíblia, Jesus ressuscitou três dias após ter morrido na cruz, milagre esse que é celebrado anualmente na festividade da Páscoa.

Mas, de acordo com a ciência, não existe nenhum argumento científico que comprove a possibilidade de que um homem torturado, morto e sepultado possa voltar à vida. Além disso, o termo ressurreição também pode ser usado no sentindo figurado. Por exemplo, para designar uma recuperação, seja em um jogo ou em alguma atividade onde tudo estava perdido e há uma reviravolta no final.

O que é ressurreição?

Ser Cristão

Ressurreição é um termo cuja origem é o latim, proveniente do vocábulo ‘ressurrectio’ que significa erguer e levantar. Enquanto que na língua portuguesa o significado é ressurgir, ressuscitar ou voltar à vida. Ademais, gramaticalmente o termo é classificado como uma palavra substantivo feminino, sendo que o seu plural se escreve ‘ressurreições’.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante não confundir ressurreição com reencarnação. Pois, ressurreição é quando o morto volta à vida no mesmo corpo que tinha antes de morrer. Enquanto que reencarnação, a pessoa volta em um corpo ou forma diferente da sua vida anterior.

A Bíblia cita frequentemente em seus versículos as palavras ressurreição e ressuscitar ligadas à figura de Jesus Cristo e a Lázaro, a quem Jesus ressuscitou. Portanto, a ressurreição está presente na história de muitas religiões, onde anunciam a morte e ressurreição de deuses.

Seu uso ao longo da história

Pinterest

Ao longo dos anos, a palavra ressurreição tem feito parte da história envolvendo vários mitos e lendas. Por exemplo, no Egito tem a história da ressurreição do deus Osíris, um dos principais deuses da religião do país. Já na religião judaica, a origem da crença data do século II a.C. E da mesma forma que a cristã, há a crença de que no dia do juízo final, os mortos irão ressuscitar, para então terem seu destino definido. Ou seja, vão para o céu ou para o inferno. Dessa forma, a ressurreição dos mortos faz parte da doutrina de várias religiões, como o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

Na Bíblia, temos a história da morte e ressurreição de Jesus Cristo, cujo evento deu origem a uma das maiores celebrações cristã, a Páscoa.  Onde é celebrada, todos os anos, a morte e ressurreição de Cristo. Também é citado na Bíblia as histórias de Lázaro e da filha de Jairo, ambos foram ressuscitados por Jesus.

Continua após a publicidade

Por fim, de acordo com a teologia, a morte e ressurreição de Jesus são fundamentais na mensagem e propagação do evangelho e da redenção. Por isso, ao longo dos séculos, a história foi retratada e encenada através de teatros, filmes e apresentações realizadas pelos seus fiéis.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: História de Jesus – Nascimento, jornada espiritual, morte e ressurreição.

Fontes: Significados, Conceito, Significados BR

Imagens: Santuário das Almas, Ser Cristão, Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você