Primeiramente, a saburra lingual é um material viscoso que fica localizado na superfície da língua. Sabe aquela camada branca, que esteticamente não é nada atraente? É dela mesmo que estamos falando.
Primeiramente, a formação desta placa pode ser considerada normal, mas pode indicar falta de higiene bucal básica. Além disso, sua permanência pode desencadear mau hálito e até mesmo outros problemas de saúde.
Acima de tudo, esse tapete na língua é uma massa esbranquiçada ou amarelada que fica geralmente aderida no dorso da língua. Além disso, ele é composto por uma série de componentes, como células epiteliais, leucócitos, restos alimentares e bactérias.
Como a saburra lingual é formada
Primeiramente, ela se forma na língua. Ela aparece em decorrência de higienização incorreta e ineficiente da boca. Quando se dá atenção apenas aos dentes e gengivas, existe um favorecimento a formação da saburra.
Além disso, alguns elementos podem levar ao aumento de saburra. Condições como estresse e depressão relacionam-se com o problema, além de jejum prolongado e alimentação rica em alimentos pastosos.
Acima de tudo, línguas que possuem papilas gustavas elevadas e fissuras, bem como em pacientes que apresentam língua geográfica, podem ter uma chance maior de desenvolver o problema.
Saburra e problemas de saúde
Primeiramente, a saburra pode levar ao mau hálito. Acima de tudo, ele é considerada a fonte primária do mau cheiro. Mas este não é único problema relacionado.
A disseminação de bactérias para outras partes do corpo é um problema de saúde que pode advir da saburra. A proximidade da língua com a orofaringe permite que os micro-organismos ali presentes sejam aspirados.
Solução do problema
Primeiramente, a saburra lingual está associada à diminuição do fluxo salivar. Consequentemente, o ideal é investir em hidratação e aumentar o consumo de água diário.
Além disso, o aparecimento do problema são as doenças sistêmicas e infecciosas também podem levar a saburra. Neste caso é necessário a ajuda dos profissionais certos que vão te ajudar a dar fim a esse incômodo bucal.
Acima de tudo, é necessário descobrir a origem para tratar o problema. Apesar disso, o primeiro passo é higienizar. Cerdas da escova de dente ou os conhecidos limpadores de língua são os indicados para higienização.
Além disso, o que comemos pode auxiliar na limpeza. Alimentos ricos em fibras são vistos de forma positiva no combate à formação de muco.
Prevenção
Primeiramente, para prevenir existem algumas medidas básicas. Elas são beber muita água, reduzir o estresse e diminuir o consumo de alimentos pastosos. Consultar regularmente um dentista e fazer a limpeza adequada da língua também é importante.
O uso de limpadores ou raspadores de língua, raspando a língua no sentido do fundo até a ponta, por várias vezes, e jogando o conteúdo raspado fora é importante.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Boca seca, o que é, como saber se você tem e tratamento
Fonte: Mundo Educação Sorriso Logia
Imagem de destaque: Wilson Correia
2 comentários em “Saburra lingual – O que é e como tratar para ter uma boca saudável”