Curiosidades

Catarro com sangue: o que os médicos explicam e o que fazer?

Médicos afirmam que é preciso ter atenção caso tenha catarro com sangue nas vias áreas. Pois podem ser sintoma de algo mais grave.

O catarro com sangue pode ser um sintoma de condições comuns como rompimento de vasos sanguíneos d0 nariz. No entanto, ele pode indicar situações mais graves, por exemplo, tuberculose, pneumonia e, até mesmo, um câncer de pulmão.

De modo geral, o muco é um líquido viscoso, que consiste basicamente em água, glicoproteínas, sais e restos celulares, por isso o catarro considerado normal é incolor, líquido, podendo ser um pouco viscoso.

Segundo especialistas, a função desse líquido é proteger as vias áreas de todo o mal, em forma de bactérias ou vírus, que pode afetar o nosso organismo. Assim, devemos sempre estar atentos a alterações.

Catarro com sangue pode não ser nada

De forma geral, quando o catarro apresenta pouca quantidade de sangue, costuma não ser nada sério. Basicamente, isso pode acontecer devido ao rompimento de vasinhos resultado de um ressecamento em decorrência do tempo seco, por exemplo.

Continua após a publicidade

Além disso, isso acontece também quando as vias aéreas estão muito irritadas e/ou com coriza. Conforme mexemos no nariz, seja para assoar, limpar ou aplicar algum medicamento prescrito, podemos acabar rompendo alguns vasinhos e causando um pouquinho de sangramento.

Quando pode ser sintoma de doenças graves?

A hemoptise, como é chamada o sangramento nasal de forma técnica, conforme já mencionado, pode ter diversas causas, desde condições cotidianas e sem nenhuma gravidade até doenças mais sérias.

A tuberculose, por exemplo, de acordo com especialistas, pode acarretar lesões permanentes nos brônquios, o que os deixa dilatados e infectados de forma crônica, gerando, dessa forma, hemoptise. Em casos assim, é importante buscar atendimento com um pneumologista para tratar de forma adequada.

Ademais, o câncer de pulmão também, comumente, pode causar catarro com sangue, sobretudo, em casos de metástase. Por isso é bom lembrar, que idade avançada, fumo e emagrecimento contínuo são alguns dos sintomas para esse problema. Então, recomenda-se que sejam feitos exames de imagem.

Continua após a publicidade

Uma doença incomum, mas que é possível vir acompanhada de catarro com sangue são as vasculites. Ela é, basicamente, uma infecção dos vasos sanguíneos, principalmente, nas paredes dele e é uma doença que não tem cura.

Outro fator que pode provocar hemoptise é o lúpus, que é uma doença autoimune. Portanto, procure um médico imediatamente, caso tenha algum sintomas mais graves.

Leia também:

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz, Tua Saúde

Continua após a publicidade

Bibliografia

LARICI, Anna Rita et al.. Diagnosis and management of hemoptysis. Diagn Interv Radiol. 299-309, 2014

NHS. Coughing up blood (blood in phlegm). Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/coughing-up-blood/>.

MEDICAL NEWS TODAY. What causes blood in sputum?. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/321563.php>.

Continua após a publicidade

LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 284-285.

Próxima página »

Escolhidas para você