Sangue azul – Origem e significado do termo referente à nobreza

“Sangue azul” é uma expressão que foi muito usada para se referir a quem pertencia a alta aristocracia. Mas qual a sua origem?

É provável que em algum momento da sua vida você se deparou com essa expressão “sangue azul”. Mesmo que hoje em dia ela não seja usada muito ainda consegue despertar a curiosidade de algumas pessoas. Afinal, da onde vem essa expressão?

Antes de mais nada é necessário ressaltar que existem duas versões sobre o paradeiro dessa expressão. Mas, todas elas estão relacionadas a uma classe: a alta nobreza.

Origem da expressão “sangue azul”

Sangue azul - descubra a origem desse termo usado na nobreza
Fonte: licaodevida

Anteriormente, na Península Ibérica, a nobreza usava da cor de suas peles para afirmarem sua posição social. Com a cor da pele tão clara que era possível enxergar as veias azuis, a realeza provava que eles eram os verdadeiros descendentes dos visigodos. Os visigodos tinham um “sangue puro”, porque não haviam se misturado com outros povos, como os judeus e árabes.

Infelizmente, essas veias azuladas contribuíram para uma segregação racial. Os camponeses e artesãos e outros povos que tinham a pele mais morena eram considerados como meros cidadãos comum. Ao mesmo tempo que essas pessoas excluídas do privilégio do sangue sofriam muitas injustiças.

Continua após a publicidade

Os aristocratas tinham tanta certeza que sua condição os tornava biologicamente superiores a outras pessoas que apoiavam o casamento só entre os próprios parentes.

Mas há pesquisadores que afirmam que a expressão surgiu no Egito Antigo. Segundo eles, os faraós diziam ter sangue azul como as águas do rio Nilo. Desse modo, eles se sobrepunham a outras pessoas criado um preconceito étnico.

Continua após a publicidade

Curiosidade sobre a palavra pedigree

Sangue azul - descubra a origem desse termo usado na nobreza
Fonte: meuamigopet

Certamente você não imaginaria que a origem da palavra “pedigree” tem a ver com essa história de sangue azul. Mas tem!

De fato, alguns pesquisadores contam que, para exibir suas veias azuis, os nobres erguiam suas espadas e as mostravam através do reflexo. Contudo, um desenho se formava no reflexo dessas veias. E eles eram chamados de “pied de grue” em francês, “pé de guindaste” em português.

Continua após a publicidade

Todavia, com o passar do tempo, esse nome foi se popularizando entre os registros genealógicos de cavalos e outros animais. Pelo mesmo motivo da origem do nome: pela semelhança do desenho.

Gostou de ler essa matérias? Então, leia também: Mumificação – O que é e como é técnica usada desde o Egito Antigo.

Fonte: aventurasnahistoria megacurioso

Imagem de destaque: Tricurioso

Continua após a publicidade

Outras postagens

Um comentário em “Sangue azul – Origem e significado do termo referente à nobreza