Curiosidades

Seleção Brasileira – História, uniforme, títulos mundiais e craques

Única pentacampeã de futebol do mundo, a Seleção Brasileira tem uma história oficial de mais de cem anos de conquistas importantes

Atualizado em 16/08/2020

Oficialmente, a Seleção Brasileira de futebol surgiu em 1914, na mesma época em que também surgia a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Desde então, é uma das seleções de maior destaque internacional, sendo a única a acumular cinco campeonatos mundias e participação em todas as Copas organizadas.

Entre 1958 e 1970, a Seleção Brasileira viveu uma verdadeira Era de Ouro, conquistando seus três primeiros títulos. Desde então, passou por diferentes fases, com destaque para as esquipes que conquistaram títulos em 94 e 2002.

História da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
CBF

Antes de 1914, houve uma fase de pré-seleção de jogadores brasileiros. Nessa época, eram normal que seleções formadas por jogadores escolhidos de clubes enfrentassem times de países vizinhos. No Brasil, essa fase teve início em 1906 e chegou ao fim com a criação oficial da Seleção.

Em 21 de julho de 1914, então, a Seleção Brasileira fez seu primeiro jogo oficial, contra o Exeter City, da Inglaterra. A partida aconteceu no estádio do Fluminense e terminou com a vitória brasileira por 2 a 0. Apesar disso, alguns jornais ingleses anunciaram o jogo como empate.

Já o primeiro título veio a acontecer dois meses depois, na disputa da Copa Rocca contra a Argentina. Mas só cinco anos mais tarde, o primeiro título de maior relevância, no Campeonato Sul-Americano. Na ocasião, o Brasil bateu o Uruguai e se sagrou campeão.

Uniforme

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
El Hombre

A princípio, a Seleção Brasileira jogada com um uniforme branco, para não se associar a nenhum outro time do país. Em 1954, então, a CBF organizou um concurso para definir o novo uniforme.

Dessa maneira, a ideia foi organizar um campeonato com participação popular para escolher as novas cores da equipe. A camisa vencedora, utilizada até hoje, foi a amarelo-canário, com shorts azuis.

Foi na mesma época, inclusive, que a Seleção ganhou o apelido que carrega até os dias de hoje: Seleção Canarinho.

Copa do Mundo

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
DW

A primeira participação do Brasil na Copa do Mundo aconteceu na primeira edição do evento, no Uruguai, em 1930. A Seleção Brasileira, no entanto, não conseguiu passar da primeira fase e terminou na sexta colocação. Na época, haviam 16 equipes disputando o torneio.

Na Copa seguinte, a Seleção voltou a ser eliminada na primeira fase, mas conseguiu um terceiro lugar em 1938.

A partir de 1942, o torneio entrou em hiato por conta da Segunda Guerra Mundial. A Copa voltaria a acontecer em 1950, no Brasil. Apesar de ser anfitrião, no entanto, o país acabou perdendo o título para o Uruguai.

Copas no Brasil

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
Jovem Pan

A Copa do Mundo de 1950 foi singular por marcar o retorno do evento após a Guerra e por não ter uma final única. Sendo assim, o campeão seria decidido num quadrangular final. Entretanto, a partida entre Brasil e Uruguai acabou servindo como uma espécie de final.

Disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, a partida terminou com uma vitória uruguaia por 2 a 1. A tragédia foi tão grande para a torcida que ainda hoje o evento é lembrado como Maracanazo.

Sessenta e quatro depois, o Brasil voltou a sediar uma nova Copa do Mundo. Desta vez, entretanto, a sorte da Seleção Brasileira ainda não tinha mudado. Isso porque numa semifinal disputada contra a Alemanha, em Belo Horizonte, o Brasil foi derrotado por 7 a 1 numa das partidas mais amargas da história da Seleção.

Títulos mundiais

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
O Povo

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira aconteceu em 1958, a na Copa da Suécia. Os brasileiros venceram os anfitriões por 5 a 2 e deram início a uma Era de Ouro para a equipe. Logo na Copa seguinte, desta vez no Chile, o Brasil ganhou o bicampeonato ao bater a Checoslováquia na final.

Em 1970, a Seleção ainda voltou a ganhar mais um título, mas entrou numa era de jejuns desde então. Foi apenas em 1994, então, na Copa dos Estados Unidos, que o time conseguiu um novo título. Apesar de dificuldades na primeira fase, o Brasil foi a primeira seleção do mundo a conquistar quatro títulos mundiais. Atualmente, Itália e Alemanha também conseguiram o feito.

Enfim, em 2002, o Brasil conseguiu seu último título. Além de marcar o primeiro pentacampeonato da história, a Copa também se destacou por ser a primeira disputada em duas sedes, Coreia do Sul e Japão.

Craques da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira - história no futebol e participação em Copas do Mundo
Social Bauru

Em mais de cem anos de existência e cinco títulos mundiais, a Seleção Brasileira é lembrada por alguns nomes de importância para a equipe e para a história do futebol.

Entre eles, há nomes como Vavá, Zagallo, Didi, Djalma Santos, Garrincha, Nílton Santos, Jairzinho, Falcão, Sócrates, Tostão, Zico, Rivelino, Taffarel, Bebeto e Romário. A partir dos anos 2000, há ainda nomes como Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar.

Além disso, é claro, é impossível não citar aquele que ainda hoje é tido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos: Pelé. O craque, inclusive, é o único da história a ganhar 3 Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

Fontes: Estudo Kids, Campeões do Futebol, Futebol Fandom, Passei Direto

Imagens: Wallpaper Cave, Social Bauru, Jovem Pan, DW, O Povo, El Hombre, CBF