Ao falarmos em tumbas e achados arqueológicos de sociedades antigas, comumente que pensamos em Egito, ou outras sociedades asiáticas e europeias. No entanto, uma descoberta importante feita por arqueólogos em 1987 foi a tumba do Senhor de Sipán, no Peru. Isso porque, ele foi uma espécie de rei e divindade do período pré-incaico (antes dos Incas).
De modo geral, o Senhor de Sipán foi um dos homens mais importantes e influentes do Peru antigo. Quando sua tumba foi encontrada, nela havia ouro, prata e artigos de luxo.Por isso, acredita-se que ele era reverenciado, já que apenas os homens prestigiados tinham sarcófagos ornamentados.
No mais, acredita-se que o Senhor de Sipán fazia parte de uma sociedade pré-incaica chamada de moche. De modo geral, esse povo viveu no período entre 100 a.C. e 800 d.C e conquistou vários outros.
Primordialmente, a sociedade Mochica se estabeleceu na região onde há o sítio arqueológico de Huaca Rajada. Atualmente, no local se localiza um museu onde é possível visitar a tumba do Senhor de Sipán, dentre outras.
Descoberta sobre o Senhor de Sipán
Inicialmente, a tumba do líder político peruano foi descoberta no sítio arqueológico de Huaca Rajada em 1987. No entanto, em 2007, outros 18 sarcófagos foram descobertos no mesmo local.
No mais, a tumba do Senhor de Sipán foi descoberta intacta, fato inédito na América do Sul. Além disso, junto com a múmia do líder político mochica, havia ornamentos de prata, ouro, bronze e pedras preciosas.
Após a escavação, o esqueleto do Senhor de Sipán foi levado a um laboratório. Desse modo, foram realizados exames de DNA, a fim de saber mais sobre quem estava no sarcófago encontrado. Com essa análise, algumas características foram descobertas:
- Por exemplo, descobriu-se que o Senhor de Sipán morreu por volta dos 40 anos;
- Além disso, sua altura era aproximadamente 1,63 metros;
- Ele passou também por modificações na orelha e no nariz para permitir pendurar ornamentos;
- De modo geral, ele era careca e não tinha barba;
- Foi enterrado com um colar que representava o Sol e a Lua
Huaca Rajadas e os mochicas
Além dos corpos humanos encontrados em Huaca Rajadas, houve outras descobertas. Um cachorro, uma lhama, bem como 451 itens de valor e ornamentos estavam na tumba do Senhor de Sipán.
Se quiser conhecer a história do líder Mochica, você deve visitar o Museu Tumbas Reales de Sipán, inaugurado em 2002. O local foi construído no intuito de relembrar uma pirâmide moche. E você aí pensando que só os egípcios é que construíram pirâmides!
De modo geral, o local mostra um pouco da vida do povo moche. Basicamente, eles viviam agricultores, pescadores, artesões e guerreiros. Por não possuírem domínio da escrita, eles deixaram vários desenhos e peças como cerâmicas.
A saber, os mochicas adoravam a noite e os astros. Isso porque os cientistas descobriram ícones que relacionam a morte aos corpos celestes.
Além disso, o povo peruano praticava adivinhação com grãos de feijão que se assemelhavam ao jogo de búzios.
Curiosidades
No mais, vários fatos inusitados sobre a sociedade e o Senhor de Sipán foram descobertas, confira 5 delas abaixo:
1- Importância
A descoberta do Senhor de Sipán foi tão importante, porque até hoje há poucas informações sobre os mochicas. Sendo assim, o mausoléu do líder peruano é o mais importante para o país.
2- Objetos exóticos
Além dos ornamentos encontrados na tumba, havia também outros objetos exóticos. Como por exemplo: corpo três jovens mulheres, dois guerreiros com pés amputados, uma criança em torno dos 10 anos, um cachorro e uma lhama.
3- Reconstrução
A reconstrução facial do Senhor de Sipán só foi possível, porque seus restos mortais estavam extremamente conservados.
4- Museu
Bem como a tumba do Senhor de Sipán, o resto do sítio arqueológico de Huaca Rajada possuía diversas peças históricas. Estima-se que 2 mil itens foram encontrados no local.
5- Tutancâmon
A descoberta no Peru foi tão grande, que o Senhor de Sipán foi comparado a um dos maiores farós, Tutancâmon. No entanto, a sociedade mochica não formou um império como no Egito.
Que bom que você gostou de conhecer mais sobre o Senhor de Sipán! Aqui está outra matéria que talvez você possa gostar: Tebas, quem foi? História do arquiteto escravizado e suas obras em SP
Fonte: Sundaycooks, Aventuras na História
Imagens: Sundaycooks, Aventuras na História