Será que você sofre de TOC? Faça o teste e descubra

Você conhece alguém que tenha manias incontroláveis? Alguém que não suporta passar muito tempo em lavar as mãos, andar e pisar nas linhas do chão ou mesmo que precisa checar, várias vezes, se a porta está fechada antes de sair? Pode não ser nada, mas pode ser que esta pessoa sofra de TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, como também é chamado pelos médicos.

Para quem não sabe, embora a maioria de nós faça piadinhas com o problema, o TOC se trata realmente de uma doença, um transtorno de personalidade. Conforme especialistas, quem sofre com o problema tem pensamentos e medos irracionais que levam a comportamentos compulsivos, como medo excessivo de sujeira por causa dos germes, ou a necessidade (irracional) que organizar objetos de uma forma específica.

1

Tenso, não? É por isso que imagens com coisas uniformizadas e apenas uma só pecinha fora do padrão costumam “enlouquecer” aqueles que sofrem de TOC. E, ao mesmo tempo, é também por isso que coisas perfeitamente iguais e organizadas costumam deixar essas pessoas mais relaxadas.

E, se esta é uma doença, precisa ser diagnosticada e tratadas por profissionais. Até porque os sintomas do transtorno costumam ser graduais e variam muito de intensidade ao longo da vida. Isso, sem contar que o tratamento é bastante específico, com psicoterapia e medicamentos.

2

Mas, se você não sofre realmente com o transtorno, mas ainda acha que tem um “pezinho na loucura” por não conseguir ver coisas fora do padrão ou desorganizadas, essa matéria é para você. Sem querer tirar a seriedade do caso, este teste é bastante divertido e pode mostrar o grau de “fixação” que você tem com relação à limpeza, organização e padrões. Quer ver?

Será que você sofre de TOC? Faça o teste e descubra:

 

E, falando em transtornos de personalidade, nesta outra matéria você pode conhecer um pouco mais sobre o TOC e sobre outros males que podem “ferrar” com nossa cabeça: 10 transtornos de personalidade mais comuns atualmente.

Fonte: PlayBuzz