Curiosidades

Serviços do SUS – Onde ele atua e que tratamentos oferece

Além dos tratamentos médicos convencionais, os serviços do SUS estão presentes em várias esferas da sociedade, mesmo que despercebidos.

Por P.H Mota

O Sistema Único de Saúde (SUS) busca oferecer tratamento universal e integral aos cidadãos do Brasil, em toda sua extensão territorial. Por meio de um funcionamento descentralizado e hierarquizado, os serviços do SUS garantem o oferecimento de tratamentos e prevenções de patologias em todo o país.

No entanto, sua atuação não está apenas no âmbito do atendimento médico. Além dos hospitais, sua importância também está nas áreas de vigilância sanitária, epidemiologia, meio ambiente e saúde do trabalhador. Além disso, também atua no controle de zoonoses, pesquisa científica, inovação tecnológica e formação de profissionais.

Dessa maneira, a atuação do SUS está em partes da rotina de todo brasileiro, mesmo que ele não necessariamente esteja indo a um hospital público buscar algum tipo de tratamento.

Onde o SUS atua na sociedade

Supermercados e restaurantes

Os serviços do SUS estão presentes em restaurantes, lanchonetes e supermercados a partir da vigilância sanitária. Isso porque é o órgão que fiscaliza a qualidade dos alimentos e dos ambientes em que eles são vendidos e armazenados.

Continua após a publicidade

Viagens

Por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os serviços do SUS também incluem atuações nas rodoviárias, portos e aeroportos do país. Como são locais muita circulação de pessoas e bens, esses ambientes são propícios para a entrada e disseminação de doenças. Sendo assim, os serviços de fiscalização garantem o cumprimento de normais sanitárias e preventivas, tentando controlar surtos e epidemias.

Água potável

Os serviços do SUS também estão presentes no controle de qualidade de água potável distribuída para o consumo humano. Para isso, existe o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), com uma série de normas estabelecidas sobre as formas de abastecimento de água.

Planos de saúde

Por buscar atendimentos com planos de saúde privados, muitas pessoas acreditam ser independentes do SUS. No entanto, é função da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), regulamentar e fiscalizar esses planos. São normas da ANS que definem procedimentos cobertos com obrigatoriedade pelos planos, bem como apuram eventuais irregularidades praticadas no setor.

Tratamentos veterinários

Mesmo que não aconteça em hospitais públicos, os tratamentos em clínicas veterinárias e pet shops também estão inclusos nos serviços do SUS. Isso porque é responsabilidade da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa), verificar o cumprimento de normas sanitárias nesses estabelecimentos. Além disso, também existe a responsabilidade por medidas de imunização de animais, castração, controle de pragas, prevenção e controle de doenças de animais urbanos e rurais, entre outras.

Continua após a publicidade

Farmácias e postos de vacinação

As vacinas oferecidas para a população são organizadas e controladas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, também faz parte dos serviços do SUS definir valor máximo de alguns medicamentos vendidos em farmácias, bem como fiscalizar as substâncias presentes em cada um deles.

Serviços oferecidos no SUS

Ioga e meditação

Além dos tratamentos médicos convencionais, os serviços do SUS também incluem 19 tratamentos terapêuticos alternativos. Entre eles, estão inclusos meditaçção, ioga, homeopatia, ayurveda, musicoterapia e reiki, por exemplo. Segundo dados do Ministério da Saúde, as modalidades estão presentes em cerca de 28% das unidades.

Cirurgia para redesignação de sexo

Pacientes que desejam redesignar o sexo também podem contar com os serviços do SUS. Os tratamentos incluem cirurgia plástica mamária reconstrutiva, cirurugia de redesignação sexual, mastectomia e tireoplastia, que troca o timbre de voz. Além disso, também há oferta de terapia hormonal, bem como acompanhamento pós-operatório para os pacientes.

Cirurgias para mulheres vítimas de violência

Mulheres com danos que surgem de algum tipo de violência também podem passar por tratamentos e cirurgias nas unidades do SUS. O sistema oferece cirurgia do aparelho geniturinário e da mama, reconstrução da orelha, tratamento cirúrgico de lesões extensas com perda de substância de pele reconstrução craniana, dos lábios, nariz, mandíbula, maxilar e gengiva e tratamento cirúrgico de fístula reto-vaginal.

Continua após a publicidade

Tratamento para hepatite C

Caso um paciente seja diagnosticado com hepatite C em grau F3 ou F4, pode receber medicamentos gratuitamente em unidades do SUS. A estratégia do Ministério da Saúde é curar a doença com a oferta dos remédios, a fim de reduzir a fila de pessoas com comprometimento do fígado em níveis elevados.

Vacina contra HPV

A vacina do HPV está incluída no Calendário Nacional de Imunização e faz parte dos serviços do SUS ofertados para meninas de 9 a 15 anos e meninos de 11 a 15 anos.

Plantas medicinais

O Programa Farmácia Viva foi instituído em 2010 no SUS e oferece algumas variedades de plantas para tratamentos alternativos. Entre elas, por exemplo, estão hortelã, alcachofra, aroeira, babosa, cáscara sagrada, garra do diabo, guaco, espinheira-santa, soja, salgueiro, unha de gato e plantago.

PEP e PrEP

A PrEP é uma estratégia do Sistema de Saúde que busca prevenir casos de HIV em indivíduos pertencentes aos grupos considerados de risco. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é um tipo de tratamento realizado após a exposição ao vírus, depois de um contato sexual com uma pessoa infectada.

Continua após a publicidade

DIU de cobre

O DIU de cobre é um dos métodos contraceptivos para mulheres ofertados gratuitamente nas unidades do SUS. Para obter o serviço, ele deve ser agendado para realização dentro de um prazo de até 60 dias. Enfim, outros métodos disponíveis incluem pílula, anticoncepção de emergência, minipílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma e preservativos feminino e masculino.

Bancos de leite

Por fim, cerca de 186 pontos de coleta do SUS estão espalhados pelo Brasil para abastecer 221 bancos de leite. Qualquer mulher pode doar, desde que não esteja utilizando algum tipo de medicamento que afete a amamentação. Além disso, todo leite doado passa por um controle de qualidade, antes de ser repassado para crianças em necessidade.

Fontes: Fio Cruz, Sanarmed, Mega Curioso

Imagens: UFRGS, Terral, Observatório G, Imirante, Revista da Mulher, Amici Di Lazzaro, Prevention Web, PHC, Drauzio, Unimed, Quero Bolsa, iPlace, R7, Dia Online, Skytrax, Medical News Today

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você