Seu fone de ouvido pode espionar você

Quanto mais o tempo passa, mas as tecnologias que nos cercam ficam mais completas, mais sedutores e menos confiáveis. Um bom exemplo disso, como você já viu por aqui, é que seu smartphone, independente da marca, grava suas conversas, mesmo sem sua autorização. Isso, sem falar no risco que é deixar sua web descoberta.

Mas, se você achava que estas notícias eram ruins, acredite, a situação fica ainda pior. Segundo testes realizados recentemente, seu inocente fone de ouvido também pode espionar você, captando tudo o que você fala. Dá para acreditar?

3

Quem descobriu isso foi um grupo de pesquisadores da Universidade de Ben Gurion, em Israel. E a explicação para isso se possível é bem simples, segundo os estudiosos: seu fone de ouvido pode servir também como microfone se conectado a um computador.

Espiões de primeira

2

Para descobrir até onde esta “falha” vai, os israelenses desenvolveram um malware para PC que explora essa função presente na maioria das placas-mãe de computadores por aí.

Embora os pesquisadores afirmem que o software não tenha sido criado com finalidades obscuras, eles puderam operar como verdadeiros espiões. Segundo eles, os fones de ouvido captaram áudios a até 6 metros de distância, com excelente qualidade.

Fone de ouvido x privacidade

Conforme o líder da pesquisa, Mordechai Guri, é possível que smartphones e tabletes também sejam vulneráveis e permitam que o fone de ouvido espione você por meio de suas conversas, embora isso ainda não esteja comprovado.

4

“As pessoas não pensam nesta vulnerabilidade de privacidade. Mesmo ao remover o microfone do seu computador, se você usar fones de ouvido pode ser gravado”, comentou.

Tenso, não. Será que o seu fone de ouvido pode espionar você?

Agora, o fato de ser usado como microfone não a única função do fone de ouvido que você desconhece, sabia? Nessa outra matéria você aprende muitas outras possibilidades de uso: 10 funções secretas do fone de ouvido da Apple.

Fonte: Olha Digital