Seu smartphone grava conversas mesmo sem sua autorização!

Parece até enredo de filme de espionagem, mas a verdade é que você está sendo vigiado o tempo inteiro. Provas disso são as câmeras dos notebooks, que deveriam ser tapadas; e o fato do Google ter gravadas suas pesquisas de voz, durante toda sua trajetória na rede. Tenso, não?

Mas isso não é tudo. A invasão em nossa privacidade é muito mais preocupante que imaginamos e parte de nossos tão amados e inseparáveis celulares. Isso porque seu smartphone grava conversas suas e tudo o que você fala ao redor dele, mesmo sem sua autorização e mesmo sem que você tenha ativado o microfone ou o Google Voice.

Achou a situação bizarra? Não é à toa que existem episódios, no mínimo curiosos, em nosso dia-a-dia quando percebemos que as redes sociais, por exemplo, nos mostram matérias e anúncios sobre uma conversa que tivemos um pouco mais cedo. Ou você achou que isso fosse apenas coincidência?

1

Para que o smatphone grava conversar?

Conforme o Google, o verdadeiro responsável por esta espionagem, assim que o smartphone grava conversas o conteúdo é armazenado à fim de “melhorar as ferramentas de reconhecimento de idioma”. Explicando melhor, seria como se o que você fala e é gravado sem sua autorização fosse material de pesquisa para os usuários do Google Translate ouvirem de forma mais refinada as traduções.

4

Isso convenceu você? E quem garante que o que você diz, ou até mesmo seu endereço, suas preferências, as pessoas que você conhece e todo o resto que o Google escuta, por meio dos smatphones não tem um destino mais obscuro?

A resposta para a pergunta que acabamos de fazer é simples, direta e nada consoladora: ninguém pode nos assegurar nada. E, como ninguém vai se livrar de seus celulares, tudo vai continuar como está, com o smatphone gravando conversas e mais conversas ao redor do mundo.

Como impedir/apagar as gravações?

A boa notícia é que é possível conferir seus registros de voz que o Google tem armazenado, como já mostramos aqui, nessa outra matéria. E, embora o Google não tenha avisado você de que seu smatphone grava conversas, é possível apagar os arquivos de áudio armazenados.

Para evitar mais problemas e impedir que você continue sendo gravado, você pode simplesmente bloquear gravações futuras. Você tem acesso a este comando a partir deste link, e pausando o botão “Atividade de voz e áudio”.

2

E, falando em voz e coisas gravadas, você precisa conferir também esta outra “história” bastante curiosa: De quem é a voz das mensagens de chamadas a cobrar?

Fonte: TecMundo, Independent