Curiosidades

Sharon Tate – História, carreira e morte da popular atriz de atriz de cinema

A jovem Sharon Tate foi assassinada quando sua carreira estava em ascensão, pelos membros da "família" do psicopata Charles Manson.

Sharon Tate era uma jovem atriz que teve sua vida tirada de uma forma trágica na madrugada do dia 9 de Agosto de 1969. Aos 26 anos, casada com o diretor Roman Polanski, estava grávida de quase 9 meses, quando foi brutalmente assassinada por membros da seita de Charles Manson.

Por trás do assassinato da atriz, estava o psicopata Charles Manson, líder de uma seita, que se autodenominavam de Família Manson, composta por seguidores hippies. Manson e seus seguidores viviam em um rancho chamado Spahn Ranch, na Califórnia, local onde aconteciam orgias repletas de drogas.

Apesar de ser lembrada, principalmente por seu assassinato, Sharon Tate foi muito mais do que apenas uma vítima. Sharon Tate era uma jovem atriz talentosa, cuja carreira estava em ascensão.

Quem foi Sharon Tate

Imagem: Terra

Sharon Tate nasceu em 24 de Janeiro de 1943 em Dallas, no Texas. Era a filha mais velha de Paul Tate, coronel do exército, e de Doris Tate, suas irmãs mais novas eram Debra e Patti. Por ser filha de um militar, Sharon e sua família viviam se mudando. Já no ensino médio, Sharon e sua família se mudam para Vicenza, Itália.

Continua após a publicidade

Inicialmente, Sharon Tate não pensava em ser atriz, mas, graças a sua beleza excepcional, ganhou diversos concursos de beleza. Consequentemente, começou a trabalhar como modelo, até ser descoberta e ser contratada para atuar como figurante em uma produção cinematográfica em 1962, o filme As Aventuras de Um Jovem.

Ainda na Itália, Sharon Tate conheceu o astro Richard Beymer, que se encantou tanto com ela que acabaram ficando noivos. Logo, Richard apresentou Sharon para o produtor Martin Ransohoff, que de tão impressionado com a beleza de Tate, a contratou para sua produtora chamada de Filmways.

Por dois anos e meio, Ransohoff permitiu que Tate fizesse apenas pequenos papéis na TV, por exemplo, A Família Buscapé e O Agente da Uncle. De acordo com a própria Sharon, durante esse tempo ela foi preparada, então, aprendeu a falar, andar, dançar, esgrima, calistenia e atuação.

Basicamente, Sharon era mantida em segredo por Ransohoff, quando fazia pequenas participações, usava peruca e era apresentada com outro nome.

Continua após a publicidade

Carreira artística de Sharon Tate

Imagem: Meio Norte

Foi a partir de 1967 que a carreira artística de Sharon Tate começou a deslanchar, quando fez algumas participações em filmes de pouco sucesso comercial. Por exemplo, nos filmes O Olho do Diabo, Não Faça Onda e A Dança dos Vampiros. Inclusive, foi no filme A Dança dos Vampiros, que Sharon conheceu e se apaixonou pelo diretor Roman Polanski, com quem se casou em Janeiro de 1968.

Ainda em 1967, Sharon consegue um papel de destaque em O Vale das Bonecas, adaptação do livro de romance homônimo da escritora Jacqueline Susann.

O filme se tornou um sucesso de público nos Estados Unidos, revelando os talentos de Sharon Tate como atriz. No filme, Sharon era Jennifer, uma mulher que usa de sua beleza para sustentar seu marido que se encontra hospitalizado.

Sharon Tate se destacou tanto em seu papel que foi indicada ao Globo de Ouro como melhor revelação. Portanto, com sua carreira progredindo, Sharon viu uma oportunidade de se desligar de Ransohoff. Pois este, a mantinha como se estivesse em uma prisão, não a deixava sair e a obrigava a fazer somente o que ele queria.

Continua após a publicidade

Já em 1968, Sharon conseguiu o papel que lhe renderia elogios, inclusive da própria crítica especializada. Em A Arma Secreta Contra Matt Helm, Sharon Tate vivia uma espiã toda atrapalhada chamada Freya, graças a sua atuação, Tate se tornava uma estrela em ascensão.

Filmografia

Imagem: Adoro Cinema

1964 – Não Podes Comprar Meu Amor- Papel: garota bonita

1966 – O Olho do Diabo- Papel: Odile

1997- Não Faça Onda- Papel: Malibu

Continua após a publicidade

1967 – O Vale das Bonecas- Papel: Jennifer North

1967 – A Dança dos Vampiros- Papel: Sarah Shagal

1968 – O Bebê de Rosemary- Papel: garota na festa

1968 – A Arma Secreta Contra Matt Helm- Papel: Freya Carlson

Continua após a publicidade

1969 – Uma su 13 (12 + 1) – Papel: Pat

Apesar de sua carreira estar se deslanchando, Sharon não estava muito feliz, pois seus papéis eram sempre focados em sua beleza. No entanto, ela queria ser reconhecida pelo seu talento como atriz e não apenas por sua beleza.

Por isso, nas entrevistas, Tate deixava bem claro sobre sua opinião de Hollywood achar que para entreter o público, as mulheres tinham que ser loiras bonitas, mas sem cérebro.

Pois, Sharon não queria ser vista apenas como um símbolo sexual ou uma mercadoria.  fato esse que a fez questionar se continuaria com a carreira de atriz ou não.

Continua após a publicidade

Morte trágica

Imagem: Blog de Hollywood

O dia 8 de Agosto de 1969 começou como um dia normal Sharon acordou cedo, almoçou com amigas. Já a tarde falou por telefone com seu marido, Roman Polanski, sobre o atraso do seu retorno. Pois nesse dia Roman estava em Londres, onde pré-produzia e dirigia o filme The Day of the Dolphin.

De noite, Sharon Tate foi jantar com alguns amigos no restaurante Le Coyote, retornando para casa por volte das 22h30. No entanto, já de madrugada, quando todos estavam dormindo, Sharon e mais alguns amigos que estavam com ela na Mansão Cielo Drive, foram brutalmente assassinados.

Charles “Tex” Watson, Susan Atkins, Patricia Krenwinkel e Linda Kasabian, seguidores de Charles Manson, invadem a mansão a mando de Manson matando todos.

Apesar de estar a apenas duas semanas do parto, Sharon Tate com 26 anos, é esfaqueada 16 vezes por Susan Atkins. Sendo que grande parte dos golpes foram deferidos contra sua barriga.

Continua após a publicidade

Naquela fatídica noite, a atriz não foi a única vítima fatal da família Manson, o primeiro a ser morto foi o vigia Steven Parent. Entre as outras vítimas estavam o cabeleireiro Jay Sebring, o roteirista Wojciech Frykowski e a milionária Abigail Folger, mortos após serem espancados, esfaqueados e baleados.

No outro dia, Sharon foi encontrada pendurada em uma corda, coberta por sangue. O crime, por sua brutalidade, chocou toda a população.

No dia 13 de Agosto de 1969, Sharon Tate foi enterrada no Holy Cross Cemetery em Culver City, junto a ela, seu filho natimorto Paul Richard Polanski. Nome póstumo dado pelos pais de Roman e Sharon.

Em 2019, o diretor Quentin Tarantino faz uma homenagem a atriz, no filme Era Uma Vez Em Hollywood, estrelado por Leonardo DiCaprio, Bred Pitt e Margot Robbie como Sharon Tate.

Continua após a publicidade

Família Manson

Imagem: UOL

A mente por trás do crime brutal era a de Charles Manson, líder e criador da seita messiânica chamada Família Manson. Onde Manson era considerado como um tipo de guru para a comunidade hippie onde vivia, no Rancho chamado Spahn Ranch, na Califórnia, local conhecido pelas drogas e orgias.

No entanto, seus seguidores eram influenciados por sua psicopatia e ideias apocalípticas de uma possível guerra racial. Assim, com a ilusão profética destorcida baseada na música de Paul McCartney, ele arquitetou o assassinato na Mansão Cielo Drive 10 050.

Dessa forma, Manson convenceu dez dos seus seguidores mais próximos a cometerem assassinatos com o máximo de crueldade possível.

No dia 8 de Agosto de 1969, Manson entregou uma faca a cada um e mandou que matasse qualquer um que estivesse na mansão. Então, quando chegou á mansão, o grupo cortou os fios de telefone e pulou o portão.

Continua após a publicidade

Logo quando entraram mataram o vigia, depois entraram pelos fundos e renderem a todos que estavam ali, dizendo a frase Sou o diabo e vim fazer o trabalho do diabo.

Após cometerem os assassinatos, o grupo criminoso escreveu na parede com o sangue das vítimas, a palavra PIG e Helter Akelter. Onde PIG significa porco, maneira pejorativa que a população negra americana se referia aos policiais e Helter Akelter, confusão, título da música de Paul Paul McCartney. Pois foi da música que Manson tirou sua ideologia para elaborar o assassinato, o objetivo era desencadear uma guerra entre brancos e negros.

Mas, os assassinatos não pararam na mansão Cielo Drive, na noite seguinte, o grupo criminoso, agora acompanhado de Manson, Steve Grogan e Leslie Van Houten, mataram o casal Leno e Rosemary LaBianca, que juntos receberam 41 facadas.

Repercussão da morte de Sharon Tate

Imagem: Veja

O caso do assassinato da atriz Sharon Tate dos outros assassinados pela família Manson, foi considerado como um dos mais chocantes de Hollywood.

Continua após a publicidade

As investigações duraram semanas. Então, o grupo assassino foi encontrado, preso, processado e julgado e todos condenados à pena de morte em 1971. No entanto, a sentença foi reduzida a prisão perpétua, pois a execução de criminosos foi anulada no Estado da Califórnia.

Contudo, Manson ficou preso no hospital para doentes mentais, Mercy de Bakersfield, Califórna, onde morreu em 2017, aos 83 anos de causas naturais. Além de Manson, Susan Atkins também morreu na prisão, já os outros integrantes do grupo criminoso, permanecem presos e recorrendo à liberdade condicional, que continua sendo negada pela justiça até hoje.

Vitória na justiça

Imagem: Cinema Clássico

Inclusive, o fato de a condicional ser negada se deve ao fato de que Doris Tate, mãe de Sharon. Logo após o assassinato de sua filha, ela deu início a uma campanha pública, para que os criminosos não pudessem sair em condicional.

Consequentemente, ela conseguiu que uma emenda fosse aprovada, se tornando jurisprudência nos Estados Unidos. Então, a partir daquela data, toda audiência de concessão da liberdade condicional, as vítimas dos crimes ou parentes, podem se manifestar na sessão.

Continua após a publicidade

Inclusive, foi à mãe de Tate que estreou a nova medida, quando Tex Watson, um dos cinco assassinos, implorava por clemência. Então, graças a ela, Tex teve seu pedido de liberdade condicional negado. Assim como os outros integrantes da seita.

Por isso, hoje, graças a Doris Tate, familiares de vítimas têm o direito de ficarem frente a frente com o réu ou condenado e serem ouvidas. Dessa forma, Doris pôde fazer justiça à sua filha, a jovem e talentosa atriz, Sharon Tate, e ainda mudar a história dos Estados Unidos.

Então, se você gostou dessa matéria, também irá gostar dessa: Charles Manson morreu: conheça 7 curiosidades sobre seu legado maldito.

Fontes: UOL, Aventuras na História, Adoro Cinema, El Pais, Esportes R7, Entretenimento

Continua após a publicidade

Imagens: Life style, Terra, Meio Norte, Blog de Hollywood, Veja, Cinema Clássico

Próxima página »

Escolhidas para você