Sininho da garganta, o que é? Qual a sua função no organismo

Antigamente acreditavam que a úvula, aquele sininho da garganta, não tinha nenhuma função no corpo. Mas essa afirmação está errada.

Quem nunca ficou na frente do espelho de boca aberta analisando aquele sininho da garganta? Na verdade, o nome desse sininho é úvula.

E assim como todas as partes da nossa boca, a úvula tem uma função importante para o organismo. E não, não é só ficar ali de enfeite na garganta.

Contudo, antes de falar sobre o sininho da garganta, vamos aprender um pouquinho mais sobre a nossa boca. Em primeiro lugar é necessário saber que o céu da boca é revestido por palato.

Palato é um tecido que é revestido por uma membrana úmida. Além disso, o palato possui duas partes. O primeiro é o palato duro, que fica na parte da frente e é responsável por separar a cavidade nasal da boca.

O outro é o palato mole. Este fica na parte de trás do céu da boca e tem uma função totalmente diferente. Enfim, ele auxilia no trabalho de bloquear a garganta enquanto estamos comendo ou bebendo.

Para que serve o sininho da garganta

Úvula
Fonte: Sorridere

O sininho da garganta, ou úvula, fica no palato mole entre as amígdalas. E por fim, tudo isso fica na faringe, aquela abertura da garganta. Mas e pra que serve o nosso sininho da garganta? Segundo a Universidade Estadual de Óregon, ele ajuda na hora de engolir.

Ou seja, quando nós engolimos, o palato mole e o sininho da garganta se move pra cima. Assim os líquidos ou alimentos que estão sendo consumidos não vão para a cavidade nasal.  Antigamente, algumas teorias falavam que a úvula não tinha nenhuma função.

Além disso, o sininho da garganta também auxilia na fala e evita que as pessoas se engasguem quando engole ao muito grande. O que ocorre é que, quando um alimento maior que o devido, alcança a parte de trás da garganta, nós sentimos náuseas.

Inflamação da úvula

Fonte: Pinterest

Assim como a garganta e as amígdalas, o sininho da garganta também inflama e contrai doenças. Esse caso é conhecido como uvulite. Essa doença é causada geralmente por causa de uma infecção na úvula. Contudo, pode acabar se tornando uma lesão o uma alergia. Seus sintomas são:

  • Dor de garganta
  • Dificuldade pra engolir
  • Vermelhidão e inchaço na área
  • Sensação de algo preso na garganta

Os sintomas são bem semelhantes a uma inflamação na garganta. Portanto, a opção correta é consultar com um médico. Entretanto, existem alguns remédios caseiros e dicas que ajudam a aliviar a dor.

  • Fazer gargarejos com água morna e sal
  • Usar um spray de garganta
  • Beber muito líquido
  • Não fumar e evitar exposição à fumaça

Apneia do sono

sininho da garganta
Fonte: Huffpostbrasil

Não é o sininho da garganta que causa o ronco, mas, ele auxilia no aumento desse som. Primeiramente, o que causa o som do ronco é a vibração do palato mole e dos tecidos circundantes. Contudo, quando uma úvula é alongada e o palato mole é mais espesso, o fluxo de ar pode reduzir ainda mais e aumentar a vibração. Ou seja, o som.

Aumento do sininho da garganta

úvula
Fonte: Youtube

Como dito anteriormente, o sininho da garganta pode acabar se alongando. Em alguns casos, de forma anormal. Isso ocorre por alguns motivos, como:

  • Dormir de boca aberta
  • Frio intenso
  • Bebidas alcoólicas geladas

Apesar de não fazer nenhum mal específico, a sensação é desagradável e pode gerar um incomodo e um mal estar, principalmente quando a pessoa for tentar escarrar.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Manobra de Heimlich – Como fazer em situações de asfixia

Imagens: Prevention, Pinterest, Sorridere, Huffpostbrasil e Youtube

Fontes: Superinteressante, Jetss, Fatosdesconhecidos e Colgate

Outras postagens