Curiosidades

Dor de garganta – o que é, causas virais e bacterianas, e como tratá-las

Dor de garganta? Saiba se a sua foi causada por infecções virais ou bacterianas e como tratar cada um desses casos

Atualizado em 28/06/2019

Sabe quando você comer algo e a garganta incomoda? Ou quando está conversando e a voz falha? Esses são alguns dos dilemas da dor de garganta. O sintoma, que pode ou não ser muito doloroso, incomoda o indivíduo, seja pela condições clínicas ou pela higiene, já que costuma causar o mau hálito.

Mais frequente nas estação do outono e inverno, por ser o período em que os microorganismos se proliferam, a enfermidade é um indício de doenças infecciosas ou inflamações leves – essas podem ser tratadas sem tratamento médico ou com o simples uso de anti-inflamatórios.

Nomeada pelos médicos de faringite infecciosa, como o próprio título induz é um sintoma de infecção na faringe ocasionada por vírus e bactérias. Várias condições podem ocasioná-la, como a exposição ao ar condicionado forte, mudanças climáticas que influenciam na imunidade das pessoas e prejudicam a mucosa respiratória, dentre outros.

Quais as causas da dor de garganta?

Entenda quais são as causas da dor de gargante e como tratá-la

A dor de garganta decorre de uma infecção viral ou bacteriana. Em alguns casos, até mesmo doenças sexualmentes transmissíveis (DST’s) podem causar a dor de garganta.

Os casos com duração de mais de uma semana costumam estar atrelados a outras condições. Refluxo, baixa umidade, tabagismo, poluição do ar ou até mesmo um machucado, são algumas das possibilidades. Lembrando que, quando a dor persiste, é necessário buscar um médico especialista para tratar do caso.

Dor de garganta causada por infecções virais

Como dissemos, existem algumas infecções que podem aumentar as chances de você desenvolver uma dor de garganta. Confira agora algumas das infecções que podem levar a isso.

1 – Gripe ou resfriado

Entenda quais são as causas da dor de garganta e como tratá-la

Esse é o tipo mais comum de infecção viral, como você já deve saber, a gripe e o resfriado são infecções consideravelmente frequentes.

2 – Laringite

Os sintomas da laringite são a tosse e a voz rouca. Esse tipo de inflamação afeta as cordas vocais e por isso aumenta as chances de dor de garganta.

3 – Faringite

Entenda quais são as causas da dor de garganta e como tratá-la

Esse tipo de inflamação causa dificuldades de engolir e também de falar. Se você sentir essa dor atrás da língua, é provável que esteja com faringite.

4 – Amigdalite

A inflamação das amígdalas pode ser identificada pelo inchaço, vermelhidão do local ou secreções.

5 – Mononucleose

Entenda quais são as causas da dor de garganta e como tratá-la

Também conhecida como doença do beijo, a mononucleose é transmitida através da saliva. Os vírus atacam células da mucosa do nariz, da faringe e da garganta, por isso pode causar a dor de garganta.

Dor de garganta causada por infecções bacterianas

1 – Faringite e amigdalite

Entenda quais são as causas da dor de garganta e como tratá-la

Pode parecer um erro as duas inflamações estarem em listas diferentes, mas na verdade não é. Ocorre que ambas podem ser causadas por um vírus ou por uma bactéria. A diferença é que nesse caso um dos sintomas é o pus, e claro, pode causar a dor de garganta.

2 – Epiglote

Essa é uma infecção que afeta também o nariz e a garganta e por isso pode levar a dor de garganta. A infecção tem de ser tratada rapidamente pois evolui de forma rápida e pode inclusive causar a obstrução das vias respiratórias.

3 – Inflamação da úvula

Entenda quais são as causas da dor de garganta e como tratá-la

A úvula é aquele sininho que todos temos na garganta. É raro que ocorra uma infecção, mas quando acontece ela causa vermelhidão, inchaço e até a dor de garganta.

4 – Faringoamigdalite

A faringoamigdalite é uma infecção que atinge a faringe e que além da febre, pode causar também dor de garganta.

Qual o tratamento?

Entenda quais são as causas da dor de gargante e como tratá-la

Primeiramente o médico irá identificar o microrganismo causador da infecção. Caso a infecção seja bacteriana, aquela que causa pus na faringe ou na amígdala. É provável que o especialista prescreva um antibiótico ou anti-inflamatório para amenizar a dor.

No caso de ser uma infecção provocada por algum vírus, o aconselhado é tratar os sintomas apenas com anti-inflamatório ou analgésico. Mas quem decidirá como isso será feito e qual medicamento será utilizado é apenas o médico.

No entanto, para aliviar o desconforto, as pastilhas podem ser grandes aliadas. Isso porque elas aliviam a dor de forma eficaz e rápida. Em alguns casos, a sua ação começa em apenas 15 minutos.

Outra indicação é se manter bem hidratado sempre. Beba bastante água, sucos. E claro, uma alimentação equilibrada, com frutas e verduras, evite substâncias irritantes, como pimentas, vinagres e cítricos.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dor de garganta: 10 remédios caseiros para curar sua garganta.

Fonte: Minha Vida, Saúde.

Imagens: Diário de Biologia, Boa e Boa Saúde, Medicamentos Caseiros, Boa Forma, Enfermagem Piauí, Banco da Saúde, Saúde, MD Saúde.