Você saber quais são os sintomas de ansiedade? Claro que não estamos falando daquele friozinho na barriga bom que bate antes de uma coisa que esperamos acontecer há um tempo. Esse é um sentimento normal, que aparece diante de situações limite.
Por exemplo, essa ansiedade “normal”, digamos assim, pode surgir antes da realização de uma prova difícil. Além disso, ela também pode surgir quando estamos com problemas familiares ou no trabalho.
Mas, se esse sentimento começa a se tornar mais intenso e constante, pode ser que esteja se tornando um distúrbio de ansiedade. Quando se trata deste último caso, por exemplo, quais são os sintomas de ansiedade que nós podemos identificar?
Primeiramente, pessoas com distúrbio de ansiedade se sentem mal em situações simples do dia a dia. São momentos que, teoricamente, seriam simples de lidar sem maior nível de estresse. Além disso, medo e preocupação também entram nessa soma. Sendo assim, podemos perceber que os sintomas de ansiedade podem se manifestar no físico dela, como no seu corpo ou na sua alimentação.
Basicamente a ansiedade é uma forma de manifestação de preocupação, ou seja, medo. Por exemplo o medo de que as coisas não sejam como gostaríamos que fossemos. Tudo isso é humano, e até certo ponto é normal.
Logo após perceber o aumento de intensidade e duração desses sentimentos, já é preciso um cuidado extra. A ansiedade crônica aumenta o nível de tensão e o estresse interno e pode levar ao surgimento do medo específico ou até mesmo irreal.
A ansiedade é uma resposta do sistema nervoso, que está além do pensamento racional. É um instinto que acelera os batimento cardíacos, acelera a respiração, dilata as pupilas aumentando o poder de visão) e, finalmente, aumenta a glicose no sangue, dando mais energia.
Sintomas de ansiedade
Sintomas psicológicos da ansiedade
- 1 – Constante tensão ou nervosismo;
- 2 – Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- 3 – Problemas de concentração;
- 4 – Medo constante;
- 5 – Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão;
- 6 – Preocupação exagerada em comparação com a realidade;
- 7 -Problemas para dormir;
- 8 -Irritabilidade;
- 9 -Agitação dos braços e pernas.
Sintomas físicos da ansiedade
- 10 -Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração;
- 11 -Respiração ofegante ou falta de ar;
- 12 -Aumento do suor;
- 13 -Tremores nas mãos ou outras partes do corpo;
- 14 -Sensação de fraqueza ou cansaço;
- 15 -Boca seca;
- 16 -Mãos e pés frios ou suados;
- 17 -Náusea;
- 18 -Tensão muscular
- 19 -Dor de barriga ou diarreia.
Ataques de pânico
- 20 -Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis;
- 21 -Sensação de morte;
- 22 -Aumento da respiração;
- 23 -Aumento da frequência cardíaca;
- 24 -Tonturas e vertigens;
- 25 -Problemas gastrointestinais.
Causa da ansiedade
Devido a dificuldade que existe em se desvendar as coisas do cérebro, não se sabe ao certo a causa certa da ansiedade. Apesar disso, ainda existem alguns elementos a serem considerados.
Da mesma forma que a genética pode ser considerada uma possível causa para o problema, também podem ser incluídas doenças hormonais. Problemas cardiovasculares, respiratórios e abuso de drogas também podem ser agravantes.
Além disso, ambiente estressante e traumático e e pensamentos negativos também podem ser consideradas causas para ansiedade.
Certamente também podemos incluir vários problemas de saúde como possíveis causas para a ansiedade, afetando o modo como a pessoa encara o mundo e os seus dilemas pessoais.
Como lidar com a ansiedade
A ansiedade pode ser tratada, entretanto, quem desconfia que está com o problema precisa procurar ajuda médica. Consequentemente, a maioria das pessoas que procuram o tratamento notam melhoras em poucas semanas.
Em alguns casos, por exemplo, pode ser necessário o uso de remédio controlado. No entanto, nesses casos somente um médico especializado pode recomendar os medicamentos. Caso decida procurar ajuda, deve marcar uma consulta com um clinico geral, psicólogo ou psiquiatra.
Acima de tudo, os hábitos do seu dia a dia podem influenciar na sua ansiedade. Provavelmente você já sabe quais são os passos que deveria cumprir.
Primeiramente deveria manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e evitar pensamentos negativos. Além disso amor próprio, ficar ao lado de quem ama e procurar meditar também são ações que ajudam a controlar a ansiedade.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Depressão, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e cura
Fonte: Minha Vida
Imagem: MS Diário Virtude Hypescience A Mente é Maravilhosa Psiconlinews Atlântida, Superinteressante
4 comentários em “Sintomas de ansiedade: 25 sinais que ajudam a reconhecer a condição”