Se você pensa que os órgãos vitais do corpo são apenas coração, cérebro, pulmões e fígado está levemente equivocado. Isso porque os rins também são essenciais para manter o corpo saudável. Desse modo, saber quais sinais e sintomas podem indicar que eles não estão funcionando tão bem quanto deveriam costuma ser a melhor maneira de identificar pedra nos rins em seu estágio inicial e mais tratável. Veja quais são esses sintomas a seguir.
Qual a função dos rins?
Situados na parte posterior da cavidade abdominal superior, os rins são os principais responsáveis por filtrar o excesso de água e produtos residuais do sangue, para que possam ser excretados do corpo pela urina.
Embora esses órgãos em formato de feijão, sejam fortes e eficientes quando estão saudáveis, eles também são suscetíveis a danos – principalmente quando estão constantemente sujeitos aos efeitos de diabetes não controlada, pressão alta ou alguma outra condição que prejudica a função renal.
Com efeito, se seus rins sofrerem muitos danos ao longo do tempo, eles não serão mais capazes de filtrar seu sangue adequadamente. Além da insuficiência renal, outra condição bastante comum são os cálculos renais ou pedras nos rins.
Em suma, os cálculos renais e ureterais são formados a partir de substâncias dissolvidas na urina. Assim, eles se concentram na urina para formar cristais sólidos que podem levar à formação de pedras quando materiais na urina se acumulam ao seu redor. Além disso, pode causar fortes dores, inchaço, dificuldades para urinar e outros sintomas.
Quais os tipos de pedras nos rins?
As informações sobre o tipo de cálculo renal ajudam a determinar sua causa e como reduzir o risco da doença, aplicando medidas preventivas.
Desse modo, os tipos de pedras nos rins consistem em:
Pedras de cálcio: geralmente, a maioria das pedras nos rins é composta por uma substância chamada oxalato de cálcio. O oxalato é produzido diariamente pelo fígado ou absorvido pela dieta. Aliás, certas nozes, vegetais e frutas, até mesmo chocolates, têm alto teor de oxalato.
Fosfato de cálcio: o fosfato de cálcio também é uma substância que forma as pedras nos rins. Dessa forma, essas pedras geralmente surgem por causa de condições metabólicas, como a acidose tubular. Ademais, pode estar associado a certos medicamentos tomados para convulsões ou enxaquecas.
Cálculos de estruvita: os cálculos de estruvita são causados por infecções do trato urinário. Além disso, essas pedras podem se tornar muito grandes ao se multiplicar e, às vezes, apresentam poucos sintomas e avisos.
Pedras de ácido úrico: certos fatores genéticos, uma dieta rica em proteínas e a perda de muito líquido do corpo podem causar sua formação. Aliás, os cálculos de ácido úrico podem se desenvolver em pessoas com diabetes ou síndrome metabólica.
Pedras de cistina: uma doença hereditária chamada cistinúria faz com que os rins excretem um aminoácido específico em grande quantidade, causando a formação de pedras.
10 sintomas de pedras nos rins que você não deve ignorar
1. Dor aguda abaixo das costelas
Essa dor geralmente começa quando a pedra se desloca do rim e entra no ureter, o pequeno tubo entre os rins e a bexiga. Aliás, se a pedra for grande o suficiente para obstruir o ureter, pode fazer com que a urina flua de volta para o rim, causando inchaço e uma enorme dor no local do rim afetado.
2. Dor que vem e vai
Também não é incomum que a dor venha em ondas de diferentes intensidades. Todavia, isso pode fazer você pensar ou ter esperança de que acabou de sentir uma pontada de dor aleatória e misteriosa apenas para que a dor volte e confirme que algo potencialmente sério está acontecendo.
3. Dor no estômago ou virilha
A dor ao redor do rim pode irradiar para baixo na área abdominal ou na virilha. Isso ocorre porque a dor pode mudar de local conforme se move para baixo no trato urinário. Apesar da dor em movimento parecer confusa, esse não é um sintoma incomum de cálculo renal.
4. Náusea e vômito
Pedras nos rins podem fazer você se sentir mal do estômago. Mas não da maneira que você faria normalmente com uma gripe estomacal ou intoxicação alimentar. Neste caso, a dor pode ser tão insuportável que te deixa nauseado ou até o faz vomitar.
5. Febre e calafrios
Isso indica que você também pode estar com uma infecção. Algumas pedras podem se formar como resultado de uma infecção do trato urinário, e quando uma infecção se espalha para o rim, a febre é um sintoma comum.
6. Xixi fétido
Esses também são sinais clássicos de infecção renal, ou seja, as pedras nos rins nascem da cristalização de minerais concentrados no xixi. Desse modo, a urina concentrada é mais escura, turva e fedorenta, semelhante a quando você está desidratado.
Aliás, o odor forte costuma ser comparado ao da amônia, mas é mais provável que o cheiro venha de uma infecção do trato urinário do que de uma pedra nos rins.
7. Urina com sangue
Isso é um sinal de sangue na urina, e ocorre quando uma pedra corta os vasos sanguíneos do tecido ao longo do trato urinário.
8. Urinar com frequência ou apenas uma pequena quantidade de cada vez
A obstrução por uma pedra nos rins não causa apenas dor, ou seja, ela pode criar uma variedade de problemas de xixi. À medida que a pedra se move mais para baixo no trato urinário próximo à bexiga, você pode sentir mais urgência de ir com mais frequência e sentir dor ao fazer xixi.
9. Diarreia e fraqueza
Uma pedra nos rins que bloqueia o ureter, o tubo que conecta o rim à bexiga, pode causar infecção renal. Isso ocorre porque os produtos residuais não conseguem passar pelo bloqueio, o que pode causar um acúmulo de bactérias. Assim, os sintomas de pedras nos rins, também podem incluir diarreia e fraqueza.
10. Interrupção completa do fluxo de urina
Os cálculos renais podem até estar nos dois lados ao mesmo tempo e interromper o fluxo de urina por completo, o que, embora raro, é uma emergência médica.
Como é feito o diagnóstico para pedra nos rins?
Depois de analisar os possíveis sintomas de pedra nos rins, seu histórico médico e após um exame completo, o urologista irá sugerir exames para confirmar o diagnóstico de cálculo renal. Assim, os testes podem incluir:
- Uma varredura de tomografia computadorizada;
- Raio X;
- Exame de ultrassom;
- Urograma intravenoso (IVU) ou pielograma intravenoso (IVP);
Quais os tratamentos para cálculos renais?
Por fim, a maioria das pedras nos rins pode ser eliminada sem intervenção médica, bebendo muita água e tomando medicamentos para ajudar a controlar a dor.
No entanto, algumas pessoas precisarão de tratamento para remover suas pedras. Se você não conseguir eliminar as pedras nos rins por conta própria, pode ser necessário fazer uma cirurgia ou um procedimento para dissolver as pedras.
Desse modo, os seguintes tratamentos e procedimentos estão disponíveis para tratar o cálculo renal:
- Mudança na alimentação: seu médico pode prescrever uma dieta modificada;
- Medicamentos: seu médico pode prescrever medicamentos que podem dissolver certos tipos de pedras nos rins; (por exemplo, pedras nos rins
- formadas de cálcio ou ácido úrico podem ser tratadas com medicamentos.) bem como remédios para aliviar os sintomas.
- Procedimentos cirúrgicos para remover cálculos renais que incluem:
Litotripsia
Nefrolitotomia percutânea
Nefrolitotripsia percutânea
Ureteroscopia
Cirurgia Aberta
Então, se você gostou desse artigo confira também: Xixi escuro – Como identificar, sintomas, causas e tratamentos
Longo, DL et al.. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19.ed. New York: McGraw-Hill, 2015.
NHS. Causes – Kidney stones. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/kidney-stones/causes/>.
NATIONAL KIDNY FOUNDATION. Kidney Stones. Disponível em: <https://www.kidney.org/atoz/content/kidneystones>.