Saúde

10 efeitos colaterais que explicam por que refrigerante faz mal a saúde

O refrigerante possui alto teor de açúcar que pode levar ao ganho de peso e contribuir para doenças cardíacas, diabetes e outros problemas.

O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo, atrás apenas da água. Mas, o que acontece com o corpo de quem bebe refrigerante diariamente? E o mais importante, refrigerante faz mal a nossa saúde? Leia e descubra neste artigo!

Em suma, assim que o refrigerante é engolido, o pâncreas rapidamente começa a criar insulina em resposta ao açúcar. A insulina é um hormônio que o corpo usa para mover o açúcar dos alimentos ou bebidas para a corrente sanguínea, onde as células são capazes de usar o açúcar para obter energia.

Desse modo, em apenas 20 minutos, os níveis de açúcar no sangue aumentam e o fígado responde à insulina transformando o açúcar em gordura para armazenamento.

45 minutos depois de engolir um único copo de refrigerante, há a absorção completa da cafeína da bebida, e como resultado, suas pupilas dilatam e a pressão arterial aumenta. Com efeito, o corpo produz mais dopamina, o que estimula os centros de prazer do cérebro.

Continua após a publicidade

No entanto, em pouco tempo, o corpo começa a experimentar uma queda de açúcar no sangue, que é mais ou menos na mesma hora em que uma pessoa pega seu segundo refrigerante ou outro lanche doce e açucarado o suficiente.

Mas, quais os malefícios desse hábito tão comum para a nossa saúde? Veja a seguir.

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

A conexão do refrigerante com a epidemia de obesidade é tão interligada que os pesquisadores de Harvard calcularam que cada refrigerante adicional consumido aumenta o risco de obesidade 1,6 vezes.

Mas, não é só isso! O consumo dessa bebida, seja ela comum ou diet, também pode causar problemas renais, aumento do risco de diabetes e aumento do risco de depressão e outras doenças que incluem:

Continua após a publicidade

1. Deficiência de vitaminas

Quando as bebidas carbonatadas foram feitas pela primeira vez, acreditava-se que eram saudáveis, mas estudos de laboratório mostraram que essas bebidas contêm ácido fosfórico, que pode esgotar o cálcio.

Além disso, o refrigerante também é conhecido por afetar a absorção da vitamina D, e essas bebidas podem estar associadas ao enfraquecimento dos ossos, osteoporose e hipertensão.

Outra razão pela qual o refrigerante tem efeito sobre a deficiência de cálcio e vitamina é porque ele substituiu o leite. O leite é enriquecido com vitamina D e cálcio, necessários para manter os ossos fortes e prevenir doenças.

Continua após a publicidade

Quando o leite é substituído por refrigerantes, o resultado pode ser prejudicial ao desenvolvimento, ou seja, pode retirar o cálcio necessário aos ossos para ajudá-los a ficar fortes e evitar fraturas.

2. Doenças crônicas de saúde

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

De acordo com o Framingham Heart Study (um dos estudos epidemiológicos mais longos e importantes da história da medicina); beber uma lata de refrigerante não está apenas relacionado à obesidade, mas também a um risco aumentado de síndrome metabólica, diminuição dos níveis de açúcar, pressão alta e níveis mais elevados de colesterol, o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco.

3. Vício em cafeína

Continua após a publicidade

Os refrigerantes que contêm cafeína ocupam a maior parcela da indústria de bebidas do mundo. Entretanto, diversos estudos demonstraram que a cafeína causa dependência, seja através do chá, café, chocolate ou refrigerante.

O nível de cafeína contido em refrigerantes varia de 40 a 50 mg por lata, que é quase o mesmo que uma xícara de café. Aliás, você sabia que o refrigerante é a principal fonte de cafeína na dieta das crianças?

Embora muitos adultos bebam refrigerantes pela energia que sentem da cafeína, isso também pode contribuir para vários efeitos colaterais negativos, incluindo o desenvolvimento de pedras nos rins.

Por outro lado, em crianças, a cafeína pode causar padrões de sono perturbados, enurese noturna e ansiedade. Os sintomas de abstinência em adultos e crianças também podem ser desfavoráveis. Esses sintomas podem incluir dores de cabeça, fadiga, diminuição do estado de alerta, variação de humor e irritabilidade.

Continua após a publicidade

4. Câncer

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

O benzeno, um produto químico conhecido por causar câncer, está presente em refrigerantes e até mesmo na água que bebemos. No entanto, o ácido benzóico visto nos refrigerantes não é tão estritamente regulamentado quanto os níveis existentes na água potável.

Em suma, o benzeno se forma quando o ácido benzóico entra em contato com o ácido ascórbico e metais como ferro ou cobre. Posteriormente, pode causar uma reação química para formar o produto químico causador do câncer, o benzeno.

5. Cárie dentária

Continua após a publicidade

Beber refrigerante regularmente faz mal a saúde bucal pois pode causar cáries devido ao alto teor de açúcar e xarope de frutose. Ademais, o refrigerante também pode causar erosão do esmalte devido à alta acidez.

Uma pesquisa apontou que quando você bebe refrigerante, os açúcares interagem com as bactérias em sua boca e formam ácido. O ácido então atacará seus dentes causando erosão.

Além disso, tanto os refrigerantes normais quanto os sem açúcar contêm ácidos, que também podem prejudicar os dentes. Portanto, seus dentes podem sofrer constantes ataques por consumir refrigerante regularmente.

6. Obesidade

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

Continua após a publicidade

Com o passar dos anos, à medida que o consumo de refrigerantes aumentou, também aumentou a obesidade. E, se você acha que pode substituir os refrigerantes comuns por refrigerantes diet para prevenir o ganho de peso, saiba que isso é um equívoco.

Estudos mostraram que as versões sem açúcar contêm substitutos do açúcar que adoçam o refrigerante com 200 a 600 vezes a doçura do açúcar. Além disso, pessoas que bebem refrigerantes diet podem desenvolver quase o triplo da gordura da barriga do que aqueles que não bebem refrigerante com frequência.

7. Asma

O conservante, benzoato de sódio, encontrado nessas bebidas açucaradas e em muitos outros produtos alimentícios processados ​​pode desencadear reações alérgicas, incluindo asma e eczema.

Continua após a publicidade

8. Problemas reprodutivos

Às vezes, o recipiente do refrigerante é tão prejudicial quanto a bebida. Seja diet ou não, as latas de refrigerantes são revestidas com o desregulador endócrino bisfenol A (BPA), que pode provocar desde doenças cardíacas até obesidade e problemas reprodutivos.

9. Danos celulares

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

Alguns refrigerantes e principalmente os diet contêm algo inibidores de fungos. Eles são conhecidos pelos nomes de benzoato de sódio ou benzoato de potássio e estão em quase todas essas bebidas.

Continua após a publicidade

Com efeito, esses produtos químicos têm a capacidade de causar danos graves ao DNA nas mitocôndrias a ponto de inativá-lo totalmente. Ademais, o conservante também pode causar urticária, asma e outras condições alérgicas, conforme alguns estudos.

10. Problemas renais

10 fatos que explicam por que refrigerante faz tanto mal a saúde

Por fim, o refrigerante também faz mal aos rins. Uma pesquisa de Havard mostrou que o consumo regular de refrigerante diet pode estar associada a um risco duas vezes maior de declínio renal.

A função renal começou a declinar quando as mulheres bebiam mais de dois refrigerantes por dia. Ainda mais interessante: como o declínio renal não foi associado a refrigerantes adoçados com açúcar, os pesquisadores suspeitam que os adoçantes dietéticos são os responsáveis.

Continua após a publicidade

Agora que você sabe por que refrigerante faz mal à saúde, leia também: Quais os mitos e verdades sobre a carne vermelha e branca?

Próxima página »

Escolhidas para você