Curiosidades

Pedra nos rins – O que é, causas, sintomas e tratamentos

Os rins retêm diversos elementos e quando há pouco líquido para dissolvê-los, forma-se a pedra nos rins e uma dor considerada intensa

Quem já sentiu dores nas costas e pensou que era pedra nos rins sabe o quanto é ruim. Certamente, a dor incomoda muito. Apesar de ser muito conhecida como pedra nos rins, é mais correto chamá-la de cálculo renal.

A princípio, é conhecida por causar uma dor extremamente desconfortável. Sendo assim, são “pedrinhas de cristais” que obstruem as funções do sistema urinário. O ureter, canal que transporta a urina até a bexiga, é bem estreito. Então quando essas pedrinhas tentam passar por ele podem ficar presas. Assim é que resulta em muita dor com os movimentos para expulsá-la do ureter.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre esse problema.

Como se forma a pedra nos rins?

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
O Imparcial

Primeiramente, a principal função dos rins é filtrar o sangue. Neste processo, ele retém também alguns elementos, como por exemplo, cálcio, ácido úrico e oxalato. Assim quando não há água suficiente para dissolvê-los na urina, acabam endurecendo e formando os cristais. O grande perigo é que esses cristais podem chegar até 11 centímetros e você pode demorar a sentir a dor e perceber os primeiros sinais.

Tipos de pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Guia da Farmácia

Abaixo vamos citar os quatros tipos de cálculos renais.

Cálculos de ácido úrico

Como o próprio nome já diz, eles surgem pelo excesso de ácido úrico no organismo. Além de ser um fator genético, ele pode ser causado por dietas ricas em proteína, quimioterapia ou gota.

Continua após a publicidade

Cálculos de cistina

Este é resultado de uma doença hereditária, a cistinúria. Acontece pela liberação do aminoácido cistina na urina.

Cálculos de estruvita

É causado por infecções no trato urinário e acomete principalmente as mulheres. Quando a pedra cresce muito, ela chega a bloquear o rim, o ureter ou a bexiga.

Cálculos de cálcio

Com toda a certeza este é o mais comum. Aqui há a combinação do cálcio com outras substâncias e assim formam as pedras nos rins. Mesmo com tratamento para eliminá-las, podem reaparecer.

Fatores de risco da pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Takano

A princípio, alguns fatores ajudam na formação da pedra nos rins. Por exemplo, os hereditários; histórico familiar; obesidade; doenças digestivas; cistinúria; acidose; lesões renais tubulares; hiperparatireoidismo; acima dos 40 anos; beber pouca água; dietas ricas em proteína, sal ou açúcar; excesso de medicamentos.

Sintomas de pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Jornal de Todos

Em algumas pessoas a doença é assintomática e assim nem sentem dor quando os cálculos passam pelos ureteres. Já outras pessoas sofrem muito.

O principal sintoma da pedra nos rins é a forte cólica renal. Assim é uma intensa dor nas costas que vai irradiando para o abdômen.

Continua após a publicidade

Outros sintomas que podem aparecer e também chamam atenção são, por exemplo: sangue na urina, maior frequência de urinar, vômito, febre e infecções urinárias.

Diagnóstico da pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Guia Infantil

Se você tiver pelo menos dois dos fatores acima associados, esses já são importantes sinais de alerta. No entanto para ter certeza é preciso que você procure ajuda médica e realize alguns exames mais simples, como por exemplo, laboratorial de análise do xixi; tomografia, raio-x ou ultrassom. Já em alguns casos há a necessidade de exames mais invasivos, como a urografia excretora e a intravenosa.

Tratamento da pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Click Riomafra

A princípio tenta-se expelir a pedra naturalmente, sem uso de medicamentos ou processos mais agressivos. Assim é preciso beber muito líquido para facilitar esse processo.

No entanto, se a pedra já está muito grande é preciso adotar outros procedimentos. Entre as opções mais simples e sem necessidade de internação temos a litotripsia extracorpórea que destrói as pedras através de ondas eletromagnéticas; a uretero-nefrolitotripsia flexível que destrói as pedras por meio do laser introduzido pela uretra.

Já o procedimento mais tradicional é o cirúrgico e é necessário até cinco dias de internação. Assim é uma incisão nas costas para penetração do aparelho que vai atingir o rim e retirar o cálculo.

Medicamentos usados para pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Saúde

Abaixo vamos citar alguns dos principais medicamentos indicados para ajudar a expelir a pedra nos rins. Mas atenção: medicação deve ser tomada apenas com prescrição médica. Não se automedique!

Continua após a publicidade

Eles são, por exemplo: Ceftriaxona dissódica, Toragesic, Ceftriaxona sódica, Clortalidona,  Lisador,  Cystex,  Escopolamina, Alopurinol, Higroton e Nimesulida.

Prevenção de pedra nos rins

Pedra nos rins - Causas, sintomas e tratamentos para o cálculo renal
Revista Saúde

Nós já citamos que há alguns fatores hereditários que causam as pedras nos rins, no entanto há algumas formas tradicionais para evitar que esse mal chegue até você.

Primeiramente beba muita água. O consumo de líquidos é essencial para prevenção de várias doenças. Quer saber se está bebendo a quantidade ideal de líquido? O seu xixi deve estar transparente.

Em segundo lugar vem a alimentação que deve ser equilibrada. Evite o sal, embutidos, enlatados e macarrão instantâneo. Se você já tem uma alta concentração de ácido úrico no organismo, evite alimentos ricos nele. Como por exemplo: a cerveja, carnes vermelhas e frutos do mar.

E aí, gostou da matéria? Confira a próxima: Diverticulite, o que é? Causas, sintomas, tratamentos e como evitá-la.

Fontes: Drauzio¹; Drauzio²Minha Vida; Saúde.

Continua após a publicidade

Imagem de Destaque: Prefeitura do Paulista.

Próxima página »

Escolhidas para você