Ciência & Tecnologia

Sono REM, O que é e o que ele causa?

Sabe aquela fase mais profunda do sono, em que sonhamos e mexemos os olhos rapidamente de um lado para o outro? Esse é o sono REM. Entenda.

Por Lucas Alves

-

Já ouviu falar em sono REM? Bom, antes de mais nada, vale explicar que todos nós temos um ciclo do sono. Ele, aliás, alterna-se com a vigília (estado desperto).

Portanto, para termos uma vida saudável, uma boa noite de sono é indispensável. Desse modo, o último passo do ciclo do sono é o sono REM. A sigla, aliás, se trata de uma abreviação do inglês Rapid Eye Movement, ou “movimento rápido dos olhos”, em português. Isso porque é nessa fase que alcançamos os sonhos mais vívidos, que causam aquela movimentação de olhos de um lado para o outro. Já viu acontecendo?

Este, aliás, é o estágio do sono mais difícil de se alcançar, e também o mais profundo. Porém, é a fase em que o corpo se relaxa e ocorre a maior taxa de renovação cerebral.

Vamos então saber um pouco sobre o ciclo do sono e saber mais a fundo o que é o Sono REM e o que ele causa.

O que é o sono REM e o que ele causa?

Sono REM- o que é e o que ele causa?
Mulher dormindo tampando o rosto. – Mania Pijamas

1- Como funciona o ciclo do sono?

O ciclo, na maioria das pessoas, segue um padrão. Portanto, ele inicia-se no Sono Leve de Fase 1 e fecha-se no Sono REM, porém, ele não acaba ali. Em seguida, ele reinicia, voltando ao Sono Leve de Fase 1. Veja o esquema abaixo:

  • Sono leve de fase 1;
  • Sono leve de fase 2;
  • Sono profundo de fase 3;
  • Sono leve de fase 2;
  • Sono leve de fase 1;
  • Sono REM.

2- Qual o tempo médio de duração do ciclo do sono?

Sono REM- o que é e o que ele causa?
Mulher dormindo. – Free Pik

É provável que seu corpo passe por vários ciclos do sono durante a noite. De fato, adultos tem cerca de 4 a 5 ciclos por noite. O primeiro, geralmente, chega a durar 90 minutos. Desse modo, ele vai aumentando gradualmente, até uma média de 100 minutos.

3- O que são cada fase do sono?

  • Sono Leve (Fase 1):

Primeiramente, o sono está bem leve. Temos uma fase menos longa, com uma duração em média de 10 minutos. Essa primeira fase já tem início quando fecha-se os olhos. No entanto, qualquer distração pode causar despertamento. Desse modo, nessa fase, nossos músculos não estão relaxados ainda.

Algumas características desse modo se expressam em a pessoa não perceber que já está dormindo, a respiração se adequa e fica mais lenta e profunda e, em alguns casos, é provável que a pessoa sinta-se como se estivesse caindo.

  • Sono Leve (Fase 2):

Nesse sentido, a próxima fase é a qual o corpo encontra-se num estado relaxado, a pessoa já está dormindo. Entretanto, sua mente permanece aberta, podendo ser despertada a qualquer momento.

Considera-se a fase mais longa do ciclo, durando em média 20 minutos.

  • Sono Profundo (Fase 3):

Posteriormente, temos a fase 3. Nesta fase, há o completo relaxamento do corpo. Logo, o mesmo fica menos propício a escutar barulhos externos, ocorrendo assim, menos risco de ser despertado.

Portanto, como há o completo relaxamento, a mente também não trabalha, o que não permite sonhos. No entanto, essa fase é a mais importante para ocorrer a reparação de lesões diárias do corpo.

4- O que é o Sono REM?

Sono REM- o que é e o que ele causa?
Bebê dormindo. – Mega Curioso

O Sono REM é a última fase do sono. Portanto, ele inicia-se cerca de 90 minutos após o corpo cair no sono. De acordo com alguns estudos, a fase REM é a mais importante. É provável que seja nesse estágio que o cérebro guarde nossas novas memórias juntamente a memórias de longo prazo.

Dessa forma, um fato muito importante é que, recém-nascidos e crianças passam a maior parte do sono na fase REM. Portanto, isso é extremamente importante para esse estágio da vida infantil, pois é o estágio do desenvolvimento. Porém, a partir dos 6 anos, essa fase começa a reduzir.

5- O que acontece no Sono REM?

Em contrapartida das outras fases, aqui o repouso é mais dessincronizado, dado ao fato de que sua mente está aberta. Além disso, certas características dessa fase são:

  • Respiração acelerada;
  • Sonhos mais aproximados ao real;
  • Uma grande excitação sexual;
  • Os olhos movimentam-se;
  • Completo relaxamento muscular.

Portanto, nessa fase, as onda cerebrais possuem o mesmo ritmo de quando estamos acordados.

De fato, sendo um ciclo importante, ele repetirá, também, de 4 a 5 vezes. Isto é, começando com uma duração de em média 10 minutos, podendo chegar a durar 60 minutos.

6- O que acontece com quem não entra nessa fase?

Sono REM- o que é e o que ele causa?
Capricho

Conclui-se então que a pessoa que não entra no Sono REM, possui diversos problemas. Primeiramente, as memórias novas podem não ser gravadas nas memórias de longo prazo.

Não apenas isso, mas como nessa fase ocorre a reparação cerebral, com toda a certeza esse processo também não será feito com sucesso, o que pode acarretar a diversos problemas.

A princípio, uma boa noite de sono depende dessa fase. Porém, se você não atinge essa fase, existem grandes chances de você acordar cansado, com um nível alto de estresse, falta de disposição, entre outros.

E aí, curtiu essa matéria? Então, se você gostou, pode também aproveitar essa matéria: Quebra-cabeça – Origem, benefícios psicomotores e curiosidades do jogo

Fontes: Duoflex; A Mente é Maravilhosa; Tua Saúde.

Imagem de destaque: Capital Salute

Próxima página »

Escolhidas para você