Curiosidades

Steve Jobs, quem foi? História, inovação e sucesso da Apple

Steve Jobs transformou a tecnologia da informática iniciando sua empresa na garagem de casa. Co-criador da Apple, faleceu em 2011.

Não é preciso acompanhar a evolução tecnológica da Apple para associá-la a Steve Jobs. Junto de Steve Wozniak e Mike Markkula, a marca tornou-se uma das empresas de informática mais expressivas mundialmente. Além disso, o início do empreendimento começou na garagem da própria casa do empreendedor, em Los Altos, na Califórnia.

Steve Jobs, aliás, firmou renome ao implementar uma política industrial que valoriza a inovação e o design dos seus produtos. Além da Apple, durante sua trajetória no empreendedorismo, ele também criou a Next e a Pixar. Entre os produtos, estão o “Macintosh”, o “iPod”, o “iPhone” e o “iPad”.

Inicialmente, ele denominou o primeiro produto de Apple I, porém, a relevância comercial surgiu com o Apple II. A partir disso, a empresa passou a ser uma das mais notórias da área de tecnologia. Em 2011, após sua morte, a sua biografia foi lançada. Após isso, também foram produzidos filmes sobre sua história.

Steve Jobs - história, inovação e sucesso da Apple
Image: Aletronic

Filiação

Steve Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia. Apesar de ser filho biológico do sírio Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble ele foi adotado pelo membro da Guarda Costeira, Paul Jobs e pela contadora Carla Jobs.

Continua após a publicidade

A inspiração iniciou desde cedo ao observar o pai adotivo, que também era mecânico, a montar e desmontas aparelhos eletrônicos. Até então, eles moravam em Mountain View, na Califórnia, local que hoje é conhecido por Vale do Silício.

Inicialmente, no processo de adoção Joanne tinha receio sobre a educação que seria dada a Steve Jobs, devido a baixa escolaridade dos pais adotivos. Contudo, eles Paulo se compromete a enviar o filho para a faculdade.

Continua após a publicidade

Trajetória de Steve Jobs

Steve Jobs ingressou na Homestead High School entre 1968 e 1972, após concluir o estudo básico. Durante esse período, ele conheceu Steve Wozniak, especialista em programas e circuitos integrados.

Após o curso médio, ele entrou na Reed College, porém o deixou após seis meses. No entanto, Steve Jobs continuou frequentando a faculdade como ouvinte das aulas de caligrafia, tema influenciou na concepção da tipografia do Macintosh.

Continua após a publicidade

Nesse mesmo período, em 1972, o criador da Apple foi morar com a então namorada, Chrisann Brennan, mesmo sem a aprovação dos pais. Com ela teve uma filha, Lisa Brennan  quando tinha 23 anos. Steve Jobs casou em 1991 com Laurene Powell  e teve três filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs.

Primeiro emprego

Em 1974 iniciou no seu primeiro emprego na Atari, atuando como designer de videogames. Contudo, após alguns meses eles deixou a empresa e viajou para Índia, onde foi buscar de desenvolvimento espiritual. Antes disso, em parceria com Steve Wozniak, desenvolveu uma versão do jogo Pong limitada a um jogador. Ademais, em 1976 criou a Apple Computer Inc, cujo produto era um computador desenvolvido anteriormente por Wozniak.

Como surgiu a Apple

Steve Jobs e Wozniak usaram a garagem da família para iniciar os trabalhos de criação de computadores. Com isso, em 1976 lançaram o primeiro computador pessoal, o Apple I. Basicamente, a invenção continha uma placa mãe com alguns chips e que foi instalada em uma caixa de madeira.

Steve Jobs - história, inovação e sucesso da Apple
Imagem: Pinterest

Diante disso, a primeira demanda do Apple I, de apenas 50 unidades, foi vendida para a Byte Shop por US$ 25.000. Assim, com a renda, ambos usaram para instalar a equipe da Apple, ainda na garagem. Um ano depois, já em 1977, o Apple II surgiu com uma versão que continha mouse e disco rígido interno.

Continua após a publicidade

Não obstante, o aperfeiçoamento de ambos os criadores fez com que a marca “Apple”, transformasse a indústria de computadores, ou seja, disponibilizando no mercado equipamentos menores e com menor custo.

Steve Jobs - história, inovação e sucesso da Apple
Imagem: Acontecendo Aqui

Alguns anos depois, no início de 1984 foi lançado o “Macintosh” que recebeu o apelido de “torradeira bege”, pois aquecia por não ter ventilador. Mesmo pelo grande número de vendas e e ser melhor do que os PCs da IBM, o computador não era compatível.

Apesar do sucesso, em 1985 Steve Jobs foi afastado da própria empresa devido a divergências nas estratégias de vendas. Entretanto, ele retornou à Apple na condição de consultor em 1997 como consultor, diante de um cenário diferente.

No entanto, na época, 40% das ações pertenciam a Microsoft.  Após o retorno à empresa ele permaneceu como CEO até 2009, passando o bastão para Tim Cook. Porém, ele não se desligou completamente já que intervinha em algumas decisões da empresa.

Continua após a publicidade
Steve Jobs - história, inovação e sucesso da Apple
Nova sede da Apple no Vale do Silício

Outras empresas

Após deixar a Apple, Steve Jobs comprou, em 1986, a empresa de animação de George Lucas, que passou a Pixar Animation Studios. Aliás, ao investir US$ 50 milhões  na empresa, começou a produzir alguns filmes, entre eles: Toy Story e Procurando Nemo.

Ainda expandindo, em 2006, a Pixar juntou-se aos estúdios Walt Disney. Ele criou a NEXT, que desenvolvia softwares, que após de dez anos foi adquirida pela Apple.

Produtos Apple

A Apple continuou expandindo mesmo com a saída de Steve Jobs. Contudo, novos produtos com tecnologias inovadoras ganharam o mercado como por exemplo, o Ipod, lançado em 2001,causando uma revolução na indústria fonográfica.

Ainda assim, em 2007 a Apple migrou para os celulares com o iPhone, com a novidade da tela digital. Dois anos depois, a empresa cria o computador “Netbook”, computador portátil, fácil manuseio e com acesso a internet.

Continua após a publicidade

Ainda em 2009, o iPad ganhou o mercado e em 2011, Steve Jobs veio com a novidade do “iCloud”, direcionado ao armazenamento de arquivos, ou seja, itens guardados na “nuvem”.

Steve Jobs - história, inovação e sucesso da Apple
Imagem: Rota 2014

Tumor no pâncreas

Antes de deixar a Apple, Steve Jobs foi diagnosticado com câncer no pâncreas, em 2003. Entretanto, ele optou por tratamentos alternativos e descartou cirurgia. Porém, a decisão da cirurgia durou nove meses e foi realizada em 2004 para remoção do tumor.

Antes de nomear Tim Cook para o cargo de diretor, Steve Jobs já estava com a saúde debilitada. Sendo assim agosto de 2001 ele deixou definitivamente o cargo de CEO e faleceu em outubro em Palo Alto, na Califórnia.

Gostou de saber mais sobre o responsável pela Apple? Então conheça a história de Thiago Nigro, quem é? Origem, história e sucesso d’O Primo Rico

Continua após a publicidade

Fonte: TechTudo E-biografia CanalTech

Imagens: Hinova Acontecendo Aqui Rota 2014

Pinterest Macmagazine Gazeta do Povo

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você