Curiosidades

Subconsciente – o que é, como funciona e sua diferença do inconsciente

Nós escutamos falar muito sobre subconsciente e inconsciente, porém, realmente sabemos o que significam? São coisas diferentes? Entenda se existe ou não diferença

Certamente você escuta falar muito sobre o subconsciente. Ele é provavelmente um dos temas mais tratados na psicologia, além de fascinar praticamente toda a humanidade. Sigmund Freud fincou os conceitos do inconsciente e do subconsciente no inicio do século 20, e posteriormente dezenas de autores lidaram com o termo.

Nosso cérebro possui duas grandes inteligências: a mente consciente e subconsciente. Primeiramente, a mente não é algo físico, consequentemente, não existe como medir o seu tamanho. Mesmo assim, ela é dividida em duas partes, como dito acima. A consciência é a mente racional. Ela tem a capacidade de pensar, definir o que é certo ou errado, ter noção de tempo e espaço, etc.

O subconsciente não é racional. Ou seja, tudo o que você conseguir impregnar em sua mente subconsciente, o mesmo aceitará como verdade. Isso se torna maior quando encaramos que esse lado da nossa mente tem grande parte do controle sobre nós. Poder equivalente ao do consciente.

Influência do subconsciente

Como funciona o subconsciente e o inconsciente e a sua influência

Continua após a publicidade

Até os seis anos de idade, o ser humano não sabe diferenciar certo ou errado. Um exemplo é que nessa idade que acreditamos em papai Noel, coelhinho da Páscoa e etc. É porque até essa idade ainda não desenvolvemos nossa mente consciente, agindo só com a emoção.

Consequentemente nessa idade desenvolvemos muitas ideias negativas em nosso subconsciente. Acabamos criando crenças que levaremos pro resto da vida. Ou seja, se nos é ensinado que a violência é o único caminho, que fantasmas existem ou mesmo que dinheiro é a melhor coisa do mundo, provavelmente isso ficará impregnado no nosso inconsciente até o fim dos tempos.

Continua após a publicidade

O subconsciente é responsável pela maior parte das decisões que tomamos diariamente. Mesmo as decisões que você acredita ter tomado conscientemente, podem ter sido tomadas no subconsciente e todo esse tempo de racionalização serve apenas para encontrar uma justificativa.

Nossa mente precisa tomar muitas decisões o tempo todo. Piscar, falar, andar, trocar de marcha, estudar, trabalhar, dormir, mastigar, ouvir, etc. Para conseguir tomar tantas decisões sem precisar racionalizar todas, o nosso subconsciente cria padrões de comportamento. Ele primeiro toma uma decisão e só depois racionaliza.

Continua após a publicidade

Consequentemente, por exemplo, a publicidade manipula milhares de pessoas apenas com gatilhos. Isso por que as pessoas agem igual, sendo que o subconsciente é igual em todos os seres humanos.

Subconsciente X Inconsciente

Como funciona o subconsciente e o inconsciente e a sua influência

O subconsciente é mais facilmente acessado se precisamos dele conscientemente. Pense em números telefônicos, placas de automóveis, nomes de ruas e pessoas. Você pode esquecer a informação momentaneamente, porém, se você pensar muito, poderá resgatar a mensagem. Isso é por que elas estão no subconsciente.

A principal diferença entre o subconsciente e o inconsciente é que o último, segundo Freud, atua como um mecanismo de proteção sobre a mente. O inconsciente aloja tudo aquilo que é nocivo para a nossa saúde mental e arquiva em um local de difícil acesso. Você pode acessar memórias traumáticas, mas precisará de sessões terapêuticas e influências externas para chegar lá.

Continua após a publicidade

Subconsciente é sempre verdadeiro

Como funciona o subconsciente e o inconsciente e a sua influência

Conscientemente podemos mentir ou omitir informações, porém, o subconsciente nunca mente. O subconsciente sempre mostra a verdade. Conhecendo como ele é funciona, você consegue identificar mentiras em qualquer pessoa. Um exemplo é o nosso olhar. Sempre que estamos buscando uma informação no subconsciente, ou seja, na memória, nossos olhos se movem para o lado esquerdo.

Em contraste quando estamos buscando algo na imaginação, nossos olhos se movem para o lado direito, indicando que estamos mentindo, fantasiando, etc.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 sonhos que pessoas ansiosas sempre têm e o que significam

Continua após a publicidade

Fonte: Wendell Carvalho Sucesso Mental Ser Palestrante

Imagens: TriCurioso Libertas Penso Positivo Paiquerê A Mente é Maravilhosa 

Próxima página »

Escolhidas para você