Os sumidouros são buracos que surgem, muitas vezes repentinamente, submergindo o que estiver pelo caminho. Eles ocorrem por meio de um processo de erosão, na qual uma capa de rocha sob o solo é dissolvida por águas ácidas. Essa capa costuma ser formada por rochas de carbonato de cálcio, tais como as pedras calcárias.
Com o tempo, a erosão vai criando um sistema de pequenas cavernas. Então, quando estas cavidades não suportam o peso da terra e da areia por cima delas, sua cobertura afunda e forma o que chamamos de sumidouro.
Muitas vezes, aliás, os buracos se tornam lagoas. Apesar disso, eventualmente, podem acabar preenchidos com terra e detritos.
Sumidouros dão sinais de proximidade?
Dependendo das circunstâncias, o colapso final destes poços pode levar minutos ou horas. Além disso, os sumidouros podem acontecer de modo natural. Contudo, pode também ter outros fatores como gatilhos, como uma chuva intensa ou um terremoto.
Embora ainda não haja meios para prever um sumidouro, em áreas urbanas existem alguns sinais de alerta. Quando estão prestes a surgir, portas e janelas não fecham mais completamente, por exemplo. Caso não existam motivos lógicos para isso, esse pode ser um sinal da vulnerabilidade daquele solo no momento.
Outro sinal possível são rachaduras que aparecerem na fundação de uma casa. Em alguns casos, é possível sentir os tremores no solo.
Tipos de sumidouros
Sumidouros podem ser naturais ou artificiais. Sendo assim, é comum que os naturais surjam quando há grande quantidade de argila no solo. O composto é responsável por manter unidas as várias camadas que formam o solo. Logo, com o intenso fluxo das águas subterrâneas, a pedra calcária do subsolo é dissolvida pouco a pouco, formando grandes cavernas.
Já os sumidouros artificiais são aqueles que possibilitam a infiltração de efluentes de fossa séptica para o subsolo. Sobretudo esse tipo de buraco deve ser feito a cerca de três metros distante da fossa séptica, numa zona em que o terreno seja mais baixo.
Confira 12 sumidouros que surgiram naturalmente no planeta
1. Sichuan, China
Este enorme buraco se abriu em uma aldeia na província de Sichuan, na China, em dezembro de 2013. Poucas horas depois, o sumidouro se expandiu em uma cratera com 60 por 40 metros de tamanho, sendo 30 só de profundidade. O fenômeno acabou engolindo uma dúzia de edifícios.
2. Mar Morto, Israel
Em Israel, conforme o Mar Morto diminui por conta da transposição do rio Jordão, o lençol freático também vai sofrendo colapso. Da mesma forma, o processo está causando inúmeros buracos na terra, sendo que grande parte da área está fora dos limites para visitantes.
3. Clermont, Estados Unidos
Graças ao solo arenoso com calcário, sumidouros são predominantes no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Em Clermont, um buraco de 12 a 15 metros de diâmetro abriu em agosto de 2013, danificando três prédios.
4. Buckinghamshire, Reino Unido
Na Europa, os buracos repentinos também são comuns. Um sumidouro de 9 metros de profundidade abriu em uma rodovia de Buckinghamshire, no Reino Unido, em fevereiro de 2014. O buraco chegou a engolir um carro.
5. Cidade da Guatemala, Guatemala
Já na Cidade da Guatemala, os danos foram ainda maiores. Em fevereiro de 2007, um sumidouro de 100 metros de profundidade abriu e engoliu três pessoas, que não resistiram. Uma dúzia de casas também sumiu com o buraco. Mais profundo do que a altura da Estátua da Liberdade, o buraco pode ter sido causado por chuvas torrenciais e uma linha de esgoto que estourou.
6. Minnesota, Estados Unidos
A cidade de Duluth, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, também foi pega de surpresa com o surgimento de um buraco na estrada. Em julho de 2012, um sumidouro apareceu no município após uma chuva torrencial.
7. Espírito Santo, Brasil
Até mesmo o Brasil já apresentou casos de sumidouros. Um buraco de mais de 10 de profundidade abriu no meio da rodovia ES-487, que liga os municípios de Alegre e Guaçuí, no Espírito Santo, em março de 2011. O buraco foi causado pelas fortes chuvas na região. Além do cratera que se formou no local, estrada foi levada pela correnteza de um rio que passava sob o asfalto.
8. Monte Roraima, Venezuela
Mas nem só de destruição são feitos os sumidouros. Nossa vizinha, a Venezuela, possui um sumidouro pitoresco famoso no mundo todo. Localizado no Monte Roraima, que fica no Parque Nacional Canaima, o buraco é, sem dúvidas, um dos lugares mais visitados pelos turistas no país.
9. Kentucky, Estados Unidos
Em fevereiro de 2014, um sumidouro engoliu oito coverttes na cidade de Bowling Green, Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com a imprensa americana, os carros estavam expostos no Museu Nacional do Corvette do país.
10. Cenotes, México
Conhecidos como cenotes, sumidouros feitos na camada de calcário em torno da península de Yucatán, no México, tornaram-se sítios arqueológicos. Ademais, o lugar é considerado sagrado pelos povos antigos da região, os maias.
Na imagem acima, inclusive, é possível ver um mergulhador explorando um cenote perto de Akumal, no México, em 2009.
11. Salt Springs, Estados Unidos
Já imaginou ir ao supermercado e, do nada, um buraco surgir no meio do estacionamento? Foi justamente assim que aconteceu com moradores de Salt Springs, na Flórida, em junho de 2012. Inclusive, o local havia sido atingido por uma chuva forte há alguns dias.
12. Spring Hill, Estados Unidos
E a Flórida reaparece na nossa lista pela terceira vez. Dessa vez, um sumidouro engoliu grande parte de um bairro residencial em Spring Hill, em 2014. Por outro lado, ninguém ficou ferido. Todavia, algumas casas sofreram danos, e quatro famílias tiveram que ser evacuadas.
13. Imotski, Croácia
Localizado próximo à cidade de Imotski, na Croácia, o Lago Vermelho também é um sumidouro que virou ponto turístico. Dessa maneira, suas imensas cavernas e penhascos chamam a atenção.
Para se ter uma ideia, do lago até o topo da caverna que o cerca, são 241 metros. O volume do buraco, aliás, é de aproximadamente 30 milhões de metros cúbicos.
14. Bimmah, Omã
Certamente, o país árabe tem um belíssimo sumidouro, que conta com um túnel subaquático responsável pela conexão das águas do buraco com as do mar. É permitido mergulhar nesse buraco, mas é necessário cautela e supervisão adequada. Em outras palavras, todo cuidado é pouco.
15. Cidade de Belize, Belize
Por fim, o The Great Blue Hole, um imenso sumidouro submarino, está localizado a 70 Km da cidade de Belize. Em suma, buraco tem 124 metros de profundidade, 300 de diâmetro e é considerado patrimônio mundial pela Unesco.
Leia também sobre os 20 lugares mais assustadores do mundo.
Fontes: Mega Curioso, Hype Sciencie, Significados, BBC
Fontes de Imagem: Ritos Ocultos, Catraca Livre, Mega Curioso, HypeSciencie, BBC, Blog do Facó, Elen Pradera, Charbil Mar Villas