Já teve a impressão de sentir que a Lua estava mais próxima e mais volumosa? Provavelmente sim, e às vezes tenha sido na fase cheia da mesma. Isso chama-se Superlua, um fenômeno que acontece raramente.
A princípio, ela realmente só ocorre na Lua Cheia, ao mesmo tempo, que é quando o satélite natural atinge o seu ponto mais próximo da Terra, causando essa impressão de estar maior e mais brilhosa.
Um fato curioso é que o termo surgiu com o astrólogo Richard Nolle, em 1979. De acordo com Nolle, a Lua deveria estar a pelo menos 363 mil km da Terra para ser considerado o fenômeno Superlua.
Vamos ver um pouco mais sobre esse fenômeno:
Como acontece a Superlua?
Primeiramente, a órbita da Lua em volta do planeta Terra é elíptica. Por isso, às vezes a Lua fica mais próxima ou mais distante. No entanto, quando a lua está cheia, e atinge o ponto mais próximo da Terra, tem o fenômeno Superlua.
Certamente, quando a distância está menor, a impressão é de que a Lua esteja maior no céu, ou seja, acaba também refletindo mais luz.
Ocorrência da Superlua
Geralmente, a Lua gasta aproximadamente 27 dias para completar a órbita na Terra. É aí que acontece o perigeu, sendo o ponto de mais proximidade à Terra, e o apogeu, o ponto mais distante.
De fato, a Superlua costuma ocorrer a cada 14 Luas Cheias. No entanto, a última vez que ela bateu o recorde de tamanho e brilho foi em 14 de novembro de 2016. Até então esse fenômeno tinha acontecido apenas em janeiro de 1948.
Estudos indicam que, provavelmente, esse super fenômeno acontecerá novamente apenas em 25 de novembro de 2034. Mas até lá, você pode ter certeza que muitas Superluas aparecerão para você curtir este momento.
Condições para observar a Superlua
O melhor horário para se observar o fenômeno é logo após o pôr do sol. Além disso, quanto mais distante das luzes da cidade, maior a lua se apresenta.
Certamente, você consegue ver e apreciar essa maravilha a olho nu. Mas se quiser ter uma melhor definição e aproveitar para estudar um pouquinho este fenômeno e o satélite, aproveite para fazer o uso de um telescópio.
Curiosidade
O chamado fenômeno das marés, que eleva o nível da água, ocorre pela atração gravitacional que a Lua exerce sobre os oceanos. Com toda a certeza, a Superlua também causa esse fenômeno com uma força um pouquinho maior, no entanto não chega a ser nada perigoso, a ponto de provocar alagamentos e destruições
E aí, gostou da matéria? Você também pode gostar dessa aqui: Eventos astronômicos de 2020 – Tudo que você verá no céu durante o ano
Fontes: Brasil Escola Hiper Cultura Vix.
Imagem em destaque: Aja Ki Khabar
Awesome post! Keep up the great work! 🙂