Curiosidades

Surfista Prateado – Origem, história e poderes do arauto de Galactus

O Surfista Prateado foi criado em 1966 e pode ter sido utilizado como eu lírico de Stan Lee dentro das histórias da Marvel.

Por P.H Mota

O Surfista Prateado é um personagem de quadrinhos criado em 1966 pela dupla Stan Lee e Jack Kirby. Em sua primeira aparição, era um súdito de Galactos em uma história do Quarteto Fantástico.

Desde então, sempre se apresentou como um personagem voltado para pensamentos introspectivos e filosóficos. Por causa disso, inclusive, muitos acreditam que o Surfista era um eu lírico de Stan Lee nas páginas. Por meio do personagem, o autor manifestava suas opiniões e reflexões.

Além disso, o Surfista Prateado está classificado como um dos personagens mais poderosos do Universo Marvel.

Origem

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
ITM

Antes de ganhar a identidade do Surfista Prateado, o personagem era Norrin Radd. Norrin era natural do planeta Zenn-La, onde todos os problemas foram eliminados. A perfeição da sociedade, no entanto, não era encarada com paz por todos.

Continua após a publicidade

Sem compreender o significado da vida diante de uma sociedade perfeita, a mãe de Norrin acabou cometendo suicídio, algo que seu marido iria repetir. Sozinho, o garoto estudava sobre a história do planeta.

As coisas mudaram quando o vilão Galactos, devorador de planetas, invadiu Zenn-La. Norrin acabou intervindo e pediu que o planeta não fosse devorado, chegando a se oferecer como serviçal do vilão.

A partir deste momento, então, Galactos deu parte de seu Poder Cósmico a Norrin, que assumiu a forma dos guerreiros de suas fantasias infantis e se tornou o Surfista Prateado.

Surfista Prateado

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
CBR

Com a transformação, o Surfista ficou encarregado de buscar planetas capazes de oferecer energia a Galactos. A fim de poupar mortes desnecessárias, ele encontrava apenas planetas sem habitantes.

Continua após a publicidade

Para viajar entre os planetas, ele conta com uma prancha feita do mesmo material que cobre seu corpo. Além disso, o objeto possui uma conexão telepática, o que permite viagens mais rápidas que velocidade da luz e viagem interdimensional.

Por causa do Poder Cósmico que o Surfista carrega, também é capaz de destruir qualquer coisa que encontrar. Isso porque o Poder é capaz de manipular toda energia existente, além de tempo e matéria.

Poderes

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
O Vício

Sentidos Cósmicos: o poder transferido por Galactus aumenta todos os sentidos do Surfista. Mas não é uma ampliação de sentido qualquer, já que o personagem consegue sentir uma brisa na outra ponta da galáxia ou mesmo encontrar um grão de poeira no universo.

Telepatia e telecinese: o Surfista Prateado é capaz de mover objetos com a força da mente, além de conseguir se comunicar com seres em outros planetas. Sua capacidade telepática é tão grande, que ele consegue alterar emoções dos outros e bloquear o controle de sua mente.

Continua após a publicidade

Manipulação de matéria: a partir do controle de energia, ele consegue transformar a matéria ao seu alcance, sendo capaz de criar estrelas ou buracos negros. Além disso, o controle permite que ele regenere pedaços do próprio corpo.

Manipulação de energia: é claro que a energia também é manipulada, além de ser absorvida e transferida para outros corpos ou para ataques. Com essa energia, ele também é capaz de criar campos de força.

Curiosidades sobre o Surfista Prateado

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
Fortress of Solitude

Série de TV: apesar de ter uma origem como vilão, o Surfista se tornou herói e chegou a ganhar uma versão animada nos anos 90. Entretanto, a série acabou não fazendo sucesso por não focar na ação.

Pantera Negra: ainda que seja um dos personagens mais poderosos do universo, o Surfista já foi derrotado pelo Pantera Negra utilizando apenas um golpe mata-leão.

Continua após a publicidade

Popularidade: mesmo sem ter destaque entre os mais vendidos, o personagem é um dos mais populares da Marvel. Especialmente por conta de sua natureza singular, ele já está em seu oitavo volume próprio e integra outras equipes da editora.

Universo cinematográfico: com o sucesso do Universo Marvel nos cinemas e compra da Fox, especula-se que existam planos para um filme solo do Surfista Prateado. Com a entrada dos personagens no lado cósmico da editora, não dá para descartar as possibilidades.

Fontes: Anicross BR, Aficionados, Legião dos Heróis

Imagens: SyFy Wire, CBR, O Vício, Fortress of Solitude, ITM

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você