Curiosidades

Surfista Prateado – Origem, história e poderes do arauto de Galactus

O Surfista Prateado foi criado em 1966 e pode ter sido utilizado como eu lírico de Stan Lee dentro das histórias da Marvel.

Atualizado em 18/08/2020

O Surfista Prateado é um personagem de quadrinhos criado em 1966 pela dupla Stan Lee e Jack Kirby. Em sua primeira aparição, era um súdito de Galactos em uma história do Quarteto Fantástico.

Desde então, sempre se apresentou como um personagem voltado para pensamentos introspectivos e filosóficos. Por causa disso, inclusive, muitos acreditam que o Surfista era um eu lírico de Stan Lee nas páginas. Por meio do personagem, o autor manifestava suas opiniões e reflexões.

Além disso, o Surfista Prateado está classificado como um dos personagens mais poderosos do Universo Marvel.

Origem

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
ITM

Antes de ganhar a identidade do Surfista Prateado, o personagem era Norrin Radd. Norrin era natural do planeta Zenn-La, onde todos os problemas foram eliminados. A perfeição da sociedade, no entanto, não era encarada com paz por todos.

Sem compreender o significado da vida diante de uma sociedade perfeita, a mãe de Norrin acabou cometendo suicídio, algo que seu marido iria repetir. Sozinho, o garoto estudava sobre a história do planeta.

As coisas mudaram quando o vilão Galactos, devorador de planetas, invadiu Zenn-La. Norrin acabou intervindo e pediu que o planeta não fosse devorado, chegando a se oferecer como serviçal do vilão.

A partir deste momento, então, Galactos deu parte de seu Poder Cósmico a Norrin, que assumiu a forma dos guerreiros de suas fantasias infantis e se tornou o Surfista Prateado.

Surfista Prateado

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
CBR

Com a transformação, o Surfista ficou encarregado de buscar planetas capazes de oferecer energia a Galactos. A fim de poupar mortes desnecessárias, ele encontrava apenas planetas sem habitantes.

Para viajar entre os planetas, ele conta com uma prancha feita do mesmo material que cobre seu corpo. Além disso, o objeto possui uma conexão telepática, o que permite viagens mais rápidas que velocidade da luz e viagem interdimensional.

Por causa do Poder Cósmico que o Surfista carrega, também é capaz de destruir qualquer coisa que encontrar. Isso porque o Poder é capaz de manipular toda energia existente, além de tempo e matéria.

Poderes

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
O Vício

Sentidos Cósmicos: o poder transferido por Galactus aumenta todos os sentidos do Surfista. Mas não é uma ampliação de sentido qualquer, já que o personagem consegue sentir uma brisa na outra ponta da galáxia ou mesmo encontrar um grão de poeira no universo.

Telepatia e telecinese: o Surfista Prateado é capaz de mover objetos com a força da mente, além de conseguir se comunicar com seres em outros planetas. Sua capacidade telepática é tão grande, que ele consegue alterar emoções dos outros e bloquear o controle de sua mente.

Manipulação de matéria: a partir do controle de energia, ele consegue transformar a matéria ao seu alcance, sendo capaz de criar estrelas ou buracos negros. Além disso, o controle permite que ele regenere pedaços do próprio corpo.

Manipulação de energia: é claro que a energia também é manipulada, além de ser absorvida e transferida para outros corpos ou para ataques. Com essa energia, ele também é capaz de criar campos de força.

Curiosidades sobre o Surfista Prateado

Surfista Prateado - origem, história e poderes do arauto de Galactos
Fortress of Solitude

Série de TV: apesar de ter uma origem como vilão, o Surfista se tornou herói e chegou a ganhar uma versão animada nos anos 90. Entretanto, a série acabou não fazendo sucesso por não focar na ação.

Pantera Negra: ainda que seja um dos personagens mais poderosos do universo, o Surfista já foi derrotado pelo Pantera Negra utilizando apenas um golpe mata-leão.

Popularidade: mesmo sem ter destaque entre os mais vendidos, o personagem é um dos mais populares da Marvel. Especialmente por conta de sua natureza singular, ele já está em seu oitavo volume próprio e integra outras equipes da editora.

Universo cinematográfico: com o sucesso do Universo Marvel nos cinemas e compra da Fox, especula-se que existam planos para um filme solo do Surfista Prateado. Com a entrada dos personagens no lado cósmico da editora, não dá para descartar as possibilidades.

Fontes: Anicross BR, Aficionados, Legião dos Heróis

Imagens: SyFy Wire, CBR, O Vício, Fortress of Solitude, ITM